Buscar

ad1 gestão

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA (AD 1) – 2015.1
Disciplina: Gestão 1
Coordenador (a): Simone Fadel
Aluno (a): Polo: São Pedro da Aldeia
Atividade 1 – valor: 2,5
a) Aula 1 – Material Impresso página 21. Atividade que atende ao objetivo 2.
Faça um relato trazendo um exemplo de situação de trabalho, na escola ou fora dela, que utilize os conceitos apresentados no texto 2.
R: É sabido que as organizações exigem hoje um novo tipo de trabalhador, com capacidade de interpretar e transformar uma informação. O trabalhador contemporâneo tem a necessidade de transpor os muros do aprendizado técnico e mecanizado. O empregador espera sempre mais, ele deve ser um tomador de decisões elaboradas e fundamentadas em fatos que fazem parte do intelecto humano. No entanto ainda há empresas que utiliza do taylorismo/fordismo hoje para fins lucrativos, como é o caso da rede de fast food Mc Donald's.
O conceito fast-food, relacionado à produção da alimentação do Mc Donald’s, representa a versão taylorista/fordista da culinária, é a divisão e a racionalização do trabalho, que se opõem ao trabalho artesanal, característicos dos restaurantes. A rede utiliza equipes reduzidas e sem qualificação especial devido aos baixos salários. Os equipamentos e toda mão de obra são padronizados e controlados. A produção se subdivide entre atividades cotidianas (limpeza e arrumação) e profissionais (organização e montagem dos lanches). O sistema produtivo fast corresponde a procedimentos padronizados, especialização de mão de obra, velocidade e simplificação da preparação dos alimentos. As funções exercidas pelo trabalhador não requerem habilidades que transcendam o mero cumprimento de ações previstas em roteiros preestabelecidos. Trata-se de uma relação de trabalho organizada estrategicamente em função de fatores econômicos.
b) Aula 1- Material impresso página 22.
Procure uma reportagem de jornal que fale sobre o funcionamento de alguma organização. Pode ser de qualquer área de atuação, não precisa ser de escola; é até bom que não seja. Atenção, o jornal pode ser impresso ou online. Na área econômica é sempre mais fácil encontrar matérias sobre esse assunto.
Analise o que a matéria fala sobre a organização. Pode ser desde uma notícia sobre ações de uma determinada companhia, o que revela a saúde financeira da empresa, ou mesmo de fusões, tão em moda nos dias atuais, que revelam o modo de operar em nosso mundo tão ligado às coisas materiais. Converse com algum colega sobre sua reportagem, veja o que ele ou ela selecionou, troquem ideias sobre o que leram.
R:
Lucro do Bradesco sobe 18%, chega a R$ 3,4 bilhões no primeiro trimestre e bate recorde
Controle de custos, estabilização das despesas com provisão e aumento da receita com serviços e produtos foram os impulsos ao resultado
Disponível em:
http://oglbo.globo.ocom/economia/lucro-do-bradesco-sobe-18-chega-r-34-bilhoes-no-primeiro-trimestre-bate-recorde-12280207
R: É notória a eficiência de gestão dos agentes financeiros que, aliada ao aumento da eficiência operacional, visando o aumento de receita e a redução de custos, é foco dos investimentos do setor financeiro, tanto para aumentar receitas quanto para reduzir custos e despesas. Essa visão fica clara na saúde financeira da organização quando vemos a matéria publicada acima, ou seja, quando a gestão de uma empresa é bem articulada é certo que se tenha sucesso nos objetivos desta. Ainda podemos destacar a ganância deste setor que cobram muitas tarifas e juros altos, pagam um salário baixo e deixam seus funcionários a mercê de greves que presenciamos anualmente em nosso país. Porém é inegável que esses agentes financeiros possuem uma boa gestão, controlando os custos, estabilizando as despesas e aumentando as receitas com serviços e produtos sempre inovadores para seu mercado, eles acabam conseguindo bons resultados e atingem suas metas.
Atividade 2– valor: 2,5
a) As atividades 1a e 1b- página 32
1 a) Escreva sua definição de cultura organizacional a partir das informações que você adquiriu na parte inicial desta aula.
R: A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por essa razão, ela condiciona a administração das pessoas.
1 b) Complete esta atividade fazendo uma síntese das principais contribuições do pensamento dos autores estudados: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta.
R: Gilberto Freyre em sua obra Casa-grande & senzala, fala da miscigenação racial, base para a "democracia racial", da"casa-grande" como espaço social privilegiado, núcleo das relações sociais no contexto colonial, que não se separa da senzala, ambas desempenhando funções necessárias ao funcionamento da sociedade em todas as instâncias. O foco de sua análise está direcionado ao cotidiano, pois ele narra a história do senso comum e da dinâmica das relações nesse universo a despeito dos heróis e dos grandes feitos militares, geralmente enfatizados nas pesquisas sobre a colonização brasileira. Freyre nega o determinismo geográfico e racial predominante na antropologia de sua época e se alinha ao historicismo alemão que enfatizava a cultura e a relatividade de valores, deslocando sua análise para o enfoque cultural.
	Já Sérgio Buarque de Holanda se afasta radicalmente do posicionamento político, assumindo uma postura de descontinuidade em relação ao passado como precondição para um Brasil moderno. A herança rural é uma forma que Holanda utiliza para caracterizar o legado português em relação ao legado espanhol durante a colonização. Ao passo que os espanhóis conduziram uma colonização urbana, metódica e racional, o método de colonização português era ruralista e concentrava sua administração na organização familista que era um fim em si mesmo. Como forma de distinguir portugueses e espanhóis, Holanda trata do primeiro como um semeador que não planeja, não modifica e não trabalha e o segundo como um ladrilhador metódico, organizado e rigoroso. O autor fala da figura do homem cordial que retrata o tipo ideal que circula no mundo social fora da família, uma figura que transborda afetividade e caracteriza a capacidade do brasileiro de ser generoso, afável e acessível diante da estrutura hierárquica da sociedade.
	Roberto Da Matta ao invés de focalizar o legado português de forma positiva ou negativa, trata dos aspectos do dia a dia do povo brasileiro. Suas ideias visam antagonizar quatro categorias: o indivíduo e a pessoa e a casa e a rua. O jeitinho está calcado no culto da pessoalidade, caracterizando a valorização do individual em detrimento do coletivo. Assim, o uso do jeitinho mostra que na cultura brasileira não há posições fechadas do tipo "pode" ou "não pode", mas há, sobretudo, um "jeito" de se resolver as questões. Tudo vai depender do argumento apresentado pelo pedinte ou do interesse do cedente.
b) Elabore um breve texto procurando diferenciar a cultura organizacional numa perspectiva funcionalista e numa perspectiva antropológica. Reflita em sobre o significado de cada uma dessas concepções ao se pensar na cultura organizacional presente na instituição escolar.
R: Sob a ótica funcionalista a cultura era vista como algo que a organização possuía e, consequentemente, como algo que poderia ser gerenciado, modificadoe construído de acordo com a vontade dos dirigentes.
De uma perspectiva antropológica, a visão de cultura como "posse" é substituída por uma visão de cultura como "processo", uma vez que a organização não acontece de forma isolada, tampouco é imune ao ambiente. Na verdade, ela é mais um ator que interage na rede de significados mais ampla que é representada pela sociedade. Dessa forma, os integrantes da organização não participam do espaço organizacional de forma esterilizada. Eles trazem consigo comportamentos próprios que são construídos diuturnamente em seus grupos de referência, tais como a família, a escola, entre outros.
	Já a organização escolar possui, além de uma estrutura formal e burocrática, uma identidade específica construída cotidianamente pelas pessoas que a compõem. Diferentemente da perspectiva funcionalista, independe da vontade de seus dirigentes. Portanto, a organização escolar está centrada na relação das práticas culturais dos indivíduos, sua subjetividade e sua conduta nas formas de organização e de gestão escolar.
Atividade 3– valor: 2,0
Atividade 3- O filme Tempos Modernos (material complementar aula 1) faz uma crítica bem humorada da perspectiva do trabalho fragmentado. Escolha uma cena do filme e relacione o conteúdo da mesma à perspectiva de trabalho contidas no pelo taylorismo e fordismo.
R: No filme, podemos perceber claramente a crítica feita por Chaplin ao modo de produção capitalista. As relações de controle apontadas por ele ocorrem desde a chegada na fábrica até o momento em que sai apertando tudo o que vê pela frente como se fossem parafusos. Ao exigir que a velocidade fosse aumentada, o patrão exige mais do funcionário, e consequentemente a empresa terá mais lucro. Porém, o trabalhador não recebe parte no lucro, seu salário continua o mesmo. A esteira aumentou a produção, mas não trouxe benefícios aos operários. Chaplin mostra-se alienado, desgastado pelo trabalho repetitivo. Não obstante, trabalha durante horas seguidas, com apenas um intervalo no qual não consegue nem acender um cigarro, e outro em que é importunado e serve de cobaia para a demonstração de uma máquina que poderia reduzir o tempo de almoço fazendo com que o operário não pare seus afazeres. Aumentando o trabalho e consequentemente os lucros da organização.
Atividade 4– valor: 3,0
	Com o passar dos tempos, foi notória a transformação sofrida pelo contingente escolar. Tanto professores quanto inspetores e até mesmo diretores tiveram que se reformular para adaptar-se às novas realidades do alunado apresentado pela sociedade. Novas tecnologias, alunos antenados e conectados com o mundo adentraram às escolas apontando para uma reformulação na gestão escolar.
	Dentre as maiores dificuldades encontradas pelos educadores está a questão das novas tecnologias. Data show, lap top, tablets, smath phones são os novos dialetos encontrados nos discursos dos aprendizes. No entanto, os profissionais do ensino, em sua grande maioria, não acompanharam de perto todas essas mudanças, em alguns casos tentou-se até a proibição. Consequentemente foram todos apanhados de surpresa com a invasão desses componentes às salas de aula. Uma das entrevistada reclamou da falta de incentivo do governo e da gestão escolar com relação à capacitação dos profissionais.
	Em consequência desta, outra dificuldade relatada é a falta de organização do ambiente escolar voltada para um aluno conectado e ligado com a realidade social. - “os alunos de hoje sabem perfeitamente onde encontrar a informação, por isso estão diuturnamente conectados”. O professor hoje encontra um aluno sedento pela informação, pelo conhecimento, pelo saber, mas sobretudo um aluno que não dispensa seus atributos tecnológicos. “ Infelizmente a escola não se organizou para receber este aluno. Muitas instituições não possuem tais aparatos e as que possuem, são poucos os educadores aptos a utilizá-los”. - denuncia a inspetora.
	Percebe-se portanto que, dentre tantas mudanças sofridas pelo ambiente escolar algumas das que mais se destacam são as inovações tecnológicas que invadiram as escolas e consequentemente transformaram o perfil do corpo de alunos. É notório ainda, a falta de planejamento das instituições de ensino para acompanharem esses mudanças, sobretudo reorganizando o espaço escolar em sua estrutura e gestão burocrática, incentivando e proporcionando ao educador a capacitação necessária para acompanhar as mudanças sofridas no ambiente escolar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes