Fórum I e II Psicologia das Organizações
5 pág.

Fórum I e II Psicologia das Organizações


DisciplinaPscicologia da Educação122 materiais196 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fórum \u2013 Psicologia das Organizações
Daniel Goleman (1998), um reputado psicólogo norte americano no seu livro \u201cTrabalhar com Inteligência Emocional \u201c, aponta para a importância de se promover uma nova educação que esteja atenta não só à transmissão do saber tecnológico, mas que também desperte nas pessoas a necessidade de aprender a gerir pressões, emoções e sentimentos na tentativa de lhes permitir alcançar estados que facilitem desempenhos eficazes e funcionais. Se a mudança pode ser concebida como uma modificação do comportamento dos indivíduos, numa determinada situação, pode ser reduzida à aprendizagem de novos comportamentos e à aquisição de novas representações, habilidades e capacidades.
Opine sobre o assunto.
Fórum II \u2013 Psicologia das Organizações
Vivemos um momento em que as pessoas buscam cada vez mais ter qualidade de vida. É justamente nesse cenário que a psicologia organizacional atua. Sendo o trabalho um dos pilares mais importantes da vida de um indivíduo, é imprescindível que o clima organizacional seja adequado para contribuir nessa busca por mais saúde e menos stress.
Também conhecida como psicologia do trabalho, a psicologia organizacional é a ponte que liga o trabalhador ao seu emprego, com o objetivo de entender a relação de integração entre colaborador e organização.
Fica por conta do setor de Recursos Humanos atuar nessa frente, buscando sempre equilibrar os interesses da organização com o contentamento e satisfação dos funcionários, por meio do entendimento da conduta de cada membro da equipe no ambiente de trabalho. Essa compreensão do comportamento das pessoas permite que decisões mais assertivas sejam tomadas no âmbito da gestão de talentos.
Em sua opinião, quais os principais benefícios que a psicologia organizacional traz para as empresas?
Questionário I \u2013 Psicologia das Organizações
01-\u201c ________ foi dos autores da Escola das Relações Humanas, o que mais trouxe ideias, e o processo de mudança organizacional abordado pelo DO se baseia em seus estudos. \u201d Complete:
Sigmund Freud
Kurt Lewin
Wolfgang Kohler
Max Werteimer
02- Marque a alternativa que corresponde corretamente Teorias Situacionais de Liderança:
É a forma com que a empresa faz sua análise SWOT;
Instiga as equipes a se tornarem auto gerenciadas, com autonomia em suas atividades;
Atitudes e métodos que um líder aplica em seu comportamento;
Ajustes no comportamento de um líder em relação a uma (s) situação.
03- \u201cO DO (Teoria do desenvolvimento organizacional) teve como base       ________________ e a Teoria dos Sistemas, também foi ponte para a Teoria das Contingências\u201d. Complete:
A psicanálise
O behaviorismo
A psicologia da Gestalt
A teoria comportamental
04-De acordo com a Teoria da Personalidade, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
1 \u2013 Id
2 \u2013 Ego
3 \u2013 Super ego
(   ) São as regras de conduta que ao longo de nossas vidas vamos adquirindo;
(   ) É aquela vontade impulsiva, incontrolável e egoísta de querer algo;
(   ) É um mediador entre o querer imediato e o poder ou não.
2, 3, 1
3, 1, 2
1, 3, 2
2, 1, 3
05- \u201cSurgiu aproximadamente em 1903, a partir das pesquisas de John B. Watson, trabalhando com o estudo do comportamento humano, a partir de ações e reações. \u201d Marque a alternativa correta:
Psicologia da Gestalt
Psicanálise
Behaviorismo
Teoria do campo de Lewin
06- De acordo com os tipos de mudanças, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
1 \u2013 Mudança revolucionária
2 \u2013 Desenvolvimento sistemático
3 \u2013 Mudança evolucionária
(   ) É um tipo de mudança mais lenta, é menos sentida pelos colaboradores envolvidos, com tendência a adotar estratégias que foram bem sucedidas no passado;
(   ) Processo de mudança estudado e previamente planejado, onde os idealizadores da mudança traçam um confronto de informações de como a empresa está e como ela deveria ser, contando com uma equipe que avalia de forma crítica o plano de mudanças e propõe melhorias para o mesmo. Neste tipo de estratégia de mudança a resistência acaba sendo menor;
(   ) Este tipo de mudança é mais brusco, por causar um rompimento total com a situação atual, com intuito de migrar para uma nova situação, geralmente, nestas condições a tendência é que os colaboradores apresentem maior resistência, por exigir uma mudança rápida de comportamento e padrões dantes aplicados.
3, 2, 1
3, 1, 2
1, 3, 2
2, 1, 3
07- Sobre a Psicologia de Gestalt é INCORRETO afirmar:
É muito utilizada em diversas profissões;
É uma ciência também voltada para o comportamento humano, discordando em partes dos Behavioristas por não considerarem a percepção dos indivíduos;
Propõe a tendência a aproximação de coisas similares, ou indivíduos que se assemelham entre si possuem a tendência de ficarem próximos;
Propõe que uma empresa atue de forma flexível e dinâmica.
08-Marque a alternativa que corresponde corretamente a Administração Participativa:
Instigar as equipes a se tornarem auto gerenciadas, com autonomia em suas atividades
Propõe melhorias ao dia-a-dia das organizações, em especial, aos gerentes que em muitos casos são os mediadores destes processos de transição;
Propõe que os gerentes estimulem a mudança da cultura organizacional, encorajando os colaboradores a uma nova gestão, mais participativa;
É a forma com que a empresa faz sua análise SWOT.
09- Qual psicólogo foi considerado o precursor da Teoria do Desenvolvimento Organizacional?
Kurt Koffka
Max Werteimer
Leland Bradford
John B. Watson
10-Sobre a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, assinale verdadeira ou falsa:
(   ) Despontava com um sentido ainda mais voltado para o comportamento dos colaboradores;
(   ) Surgiu aproximadamente em 1903, a partir das pesquisas de John B. Watson;
(   ) Possui quatro variáveis: Ambiente Externo, Organização, Grupo e Individuo.
F, F, V
V, F, V
V, V, F
Todas falsas
Questionário II \u2013 Psicologia das Organizações
01-A tentativa de causar inibição ou repetição de um comportamento, com punição ou premiação por não fazer ou fazer algo faz parte de qual teoria?
Teoria do Estabelecimento de Objetivos
Teoria do Reforço
Teoria da Expectativa
Teoria da Equidade
02-O DO propõe que uma organização seja orgânica, que pressupõe que ela seja aberta e flexível, ao invés do modelo mecanístico, que se tornou engessado. A mudança organizacional (transição de uma situação para outra) envolve a cultura organizacional, que está relacionado ao comportamento dos colaboradores na instituição, lembrando que, a cultura organizacional é expressa pelo comportamento mais do que o que está tacitamente expresso na empresa.
Verdadeiro
Falso
03-O  _________ também é importante, em respeito ao passado e ao momento enfrentado no presente, para reagir sem alienação ou de forma repressiva, respeitando a empresa e os colaboradores, tentando sempre aprimorar o clima dentro da organização.
Senso de identidade
Processo Decisorial
Ambiente
Modelo mecanístico
04-\u201c    ___  estudou o inconsciente, o pré-consciente e o consciente e apresentou a teoria da personalidade. \u201d Complete:
Freud
Max Werteimer
John B. Watson
Skinner
05- Marque a alternativa que corresponde ao Desenvolvimento e Fortalecimento (empowerment) de Equipes:
É a forma com que a empresa faz sua análise SWOT
Propõe que os gerentes estimulem a mudança da cultura organizacional, encorajando os colaboradores a uma nova gestão, mais participativa
Instigar as equipes a se tornarem auto gerenciadas, com autonomia em suas atividades
Propõe melhorias ao dia-a-dia das organizações, em especial, aos gerentes que em muitos casos são os mediadores destes processos de transição
06- \u201cSão necessidades de cunho pessoal, depende da cultura do indivíduo, e raramente são realizadas por completo, pois, com o passar do tempo algumas pessoas aumentam suas metas de vida. \u201d O trecho anterior se refere a qual necessidade:
Necessidades Fisiológicas
Leonardo
Leonardo fez um comentário
respostas das perguntas
0 aprovações
Carregar mais