Apoll 2 gabarito 60

Apoll 2 gabarito 60

Pré-visualização1 página
Apoll 2 gabarito 60
Questão 1/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia o trecho a seguir:
A coesão e a coerência são elementos que contribuem para a organização dos enunciados, fazendo que um texto não seja apenas um aglomerado de frases soltas, ou ainda uma sequência de informações desconexas, cuja leitura se torne impraticável.
 
Ao processo que confere adequação aos enunciados a partir da correta ligação entre os elementos linguísticos internos do texto, colaborando para a correta estruturação dos períodos, dá-se o nome de:
Nota: 20.0
	
	A
	coesão
Você acertou!
Os recursos coesivos são responsáveis pela ligação entre as palavras, contribuindo para a construção de frases, períodos ou enunciados maiores.  A coerência está relacionada ao plano dos sentidos, contribuindo para que as ideias apresentadas tenham relação sem que haja contradição no texto. A gramática é o conjunto de regras utilizado para normatizar a língua padrão, a revisão e correção são processos relacionados à prática da escrita.
	
	B
	revisão
	
	C
	correção
	
	D
	coerência
Questão 2/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Analise com atenção o fragmento de texto da Rota de Aprendizagem da Aula 01:
Para Escorsin (2016), a Psicologia é útil em qualquer área na qual a qualidade do comportamento humano seja um fator fundamental. Entre todas as ciências que estudam o ser humano, a Psicologia o faz pela perspectiva dos processos psicológicos, ou seja, busca compreender como se forma a identidade de uma pessoa, trata de sua personalidade, suas emoções e os seus sentimentos, suas atitudes, seus comportamentos e do modo como se estabelecem as interações nos grupos sociais.
Considerando esta amplitude de atuação da Psicologia, pode-se afirmar que o campo de estudo da Psicologia do Desenvolvimento tem como objeto de estudo:
Nota: 0.0
	
	A
	A aplicação da Psicologia na área clínica e utiliza diversos tipos de teorias para ajudar as pessoas a lidar com suas questões de vida. Contribui para a promoção do autoconhecimento, para a busca de soluções de problemas psicológicos e para a melhora da saúde mental.
	
	B
	A aplicação da Psicologia na área clínica e utiliza diversos tipos de teorias para ajudar as pessoas a lidar com suas questões de vida. Contribui para a promoção do autoconhecimento, para a busca de soluções de problemas psicológicos e para a melhora da saúde mental.
	
	C
	A aplicação de diferentes teorias educacionais, objetivando o aprimoramento das técnicas e forma do ensino aprendizagem.
	
	D
	Estuda o desenvolvimento e a formação do ser humano em todos os estágios da vida; infância, adolescência, maturidade e meia idade.
Está correta a alternativa \u201cd\u201d.  A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento e a formação do ser humano em todos os estágios da vida; infância, adolescência, maturidade e meia idade.
	
	E
	É o estudo da compreensão do funcionamento e do desenvolvimento da personalidade, da natureza complexa do indivíduo.
Questão 3/5 - Psicologia do Desenvolvimento Humano
A respeito da Psicanálise, conteúdo tratado na Rota de Aprendizagem da Aula 01, é correto afirmar:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Sigmund Freud foi o primeiro psicólogo a aprofundar o estudo do inconsciente e a abordar o tema da sexualidade no estudo do comportamento do indivíduo.
	
	B
	Jung foi o precursor dos estudos sobre a hipnose, catarse e inconsciente coletivo.
	
	C
	A s doenças psicológicas se originavam das doenças nervosas e impediam o inconsciente de atuar.
	
	D
	Na teoria psicanalítica de Freud, os aspectos fantasia e sonhos são conceitos análogos e fazem parte do conteúdo consciente do indivíduo.
	
	E
	O conteúdo inconsciente exerce pressão sobre a mente e se expressa de maneiras disfarçadas, por meio de sonhos, manias lapsos de linguagem e sintomas, pois muitas vezes o indivíduo não é consciente do seu comportamento e por isso nem sempre está no controle de seu pensamento ou de seu comportamento.
A alternativa correta é a \u201ce\u201d.  É correto afirmar sobre a psicanálise que o conteúdo inconsciente exerce pressão sobre a mente e se expressa de maneiras disfarçadas, por meio de sonhos, manias lapsos de linguagem e sintomas, pois muitas vezes o indivíduo não é consciente do seu comportamento e por isso nem sempre está no controle de seu pensamento ou de seu comportamento.  
Questão 4/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia a citação apresentada:
 
Ler/escrever com proficiência de leitor/escritor competente, quer dizer, saber utilizar nas práticas sociais de leitura e de escrita as estratégias e procedimentos que conferem maior fluência e eficácia ao processo de produção e atribuição de sentidos aos textos com os quais se interagir.
 
BRÄKLING, K. L. SOBRE LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: QUAL É A CHAVE QUE SE ESPERA?  São Paulo: SEE: Fundação Vanzolini, 2004. Texto parcialmente publicado no portal www.educarede.org.br
 
A partir do conceito apresentado e dos estudos relacionados à leitura e letramento, assinale a alternativa que apresenta a definição adequada para a prática que colabora para a leitura proficiente:
Nota: 20.0
	
	A
	Estratégias de leitura.
Você acertou!
As estratégias de leitura consistem na adoção de práticas que colaboram para a leitura proficiente, fazendo com que o leitor consiga definir porque ler, como ler, para que ler.  Leitura superficial e inicial são níveis de leitura adotados conforme o objetivo que se quer alcançar. O fichamento é a prática utilizada para registro de partes importantes da obra lida para consulta posterior.
	
	B
	Leitura superficial.
	
	C
	Estratégias de fichamento.
	
	D
	Leitura inicial.
Questão 5/5 - Linguagem e Compreensão de Texto
Leia o trecho a seguir:
A coesão textual é o conceito que está relacionado à correta aplicabilidade dos elementos de ligação que permitem a organização dos vocábulos em um enunciado.
 
Considerando os estudos a respeito da coesão textual, avalie os enunciados apresentados a seguir:
I. Inflação volta a ficar na meta e Banco Central acelera corte da Selic[1].
II. Inflação volta a ficar na meta que Banco Central acelera corte da Selic[2]. 
II. Inflação volta a ficar na meta com Banco Central acelera corte da Selic[3].
IV. Inflação volta a ficar na meta mais Banco Central acelera corte da Selic[4].
São corretas as afirmativas:
[1]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
[2]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
[3]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
[4]  taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	I, II, III e IV.
	
	D
	I, apenas.
Você acertou!
Na alternativa I a aplicação da conjunção e, encontra-se adequada, conferindo coesão ao texto. Nas demais alternativas, os termos em destaque não produzem a correta relação entre os termos. Além disso, na alternativa IV, em que caberia o uso da conjunção adversativa mas, apresenta o adverbio mais.