Buscar

Atividade N1(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade N1 
Disciplina: Métodos de Tomada de Decisão.
Nome: Mirele Canton Cola Francisco
RA:2019305892
O case NGE apresenta algumas questões importantes as quais podemos utilizar como base para um pensamento reflexivo e propício à aplicação do método de tomada de decisão. Vamos relembrar? Com a abertura do mercado brasileiro na década de 1990, o presidente da filial brasileira de uma multinacional americana identificou uma oportunidade de expansão no mercado local com a introdução de outras linhas de produtos do mercado dos EUA no Brasil.
Como a multinacional é constituída de muitas divisões e cada uma atua em segmentos bem distintos, o presidente propôs que cada linha de negócio brasileira identificasse divisões americanas que atuam em linhas relacionadas. Cada linha de negócio brasileira deve encaminhar nomes de executivos candidatos para a presidência.
O presidente estipulou que os executivos selecionados devem ter experiência relevante relacionada com a divisão americana e deve ser fluente em inglês. A linha de negócio de geração de energia (NGE) interessou em três divisões americanas. O diretor da NGE é um dos executivos mais jovens da filial e com maior potencial de crescimento na carreira, mas ele teve dificuldade em convencer seus melhores executivos para participar nesse programa.
As dificuldades apresentadas são diversas: necessidade de acompanhar pessoalmente projetos críticos, problemas familiares etc. Em contrapartida, outros funcionários da NGE, alguns trabalham há anos na casa, estão interessados em participar desse programa que pode constituir uma oportunidade de avanço em suas carreiras.
Entretanto, o diretor da NGE tem dúvidas sobre a qualificação desses profissionais por vários motivos: a fluência em inglês, a falta de experiência para absorver os conhecimentos, a deficiência na formação técnica etc. Essa situação criou um dilema para o diretor da NGE: por um lado, se encaminhasse os funcionários não qualificados, as relações futuras com as divisões americanas poderiam ser prejudicadas e posteriormente poderiam refletir negativamente nos negócios da NGE no Brasil; por outro lado, se não encaminhasse a quota prometida, o prestígio do diretor da NGE frente ao presidente poderia ser prejudicado, comprometendo a carreira dele.
Plano de Ação:
O plano mais indicado ao case seria matriz SWOT, ou Matriz F.O.F.A. Sua finalidade é identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torna-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. Realizar uma análise F.O.F.A. leva a empresa a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos seus proprietários e do mercado. 
Objetivo:
Ter uma visão interna e externa do negócio.
Identificar os elementos-chave para a gestão da empresa.
Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.
Ter um “diagnóstico” da saúde da empresa: os pontos positivos, os potenciais competitivos nos quais se pode investir para aumentar o crescimento e os principais pontos críticos e de falha.
Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.
Representação Gráfica da Matriz F.O.F.A:
	
	Fatores Internos (controláveis)
	Fatores Externos (Incontroláveis)
	Pontos Fortes
	Forças
Funcionários antigos com interesse na oportunidade
Marca com reconhecimento fora do Brasil
	Oportunidades
Viabilidade de expansão fora do país de origem
Abrir outras linhas de produto no Brasil.
	Pontos Fracos
	Fraquezas 
Falta de fluência em inglês
Mão-de-Obra sem o treinamento necessário. (Deficiência na formação técnica).
Executivos com projetos críticos/ problemas familiares.
	Ameaças
Relações futuras externas prejudicadas
Prestigio do diretor atual ser comprometido.
Conclusão - Ações:
Usar a experiência dos antigos funcionários (força) para viabilizar a expansão fora do país de origem, concedendo a eles uma (oportunidade) de aperfeiçoar ainda mais suas qualidades através de um programa de intercâmbio (incentivo de estudos), no qual ajudaria a empresa a se fortificar levando a experiência dos que já conhecem, e os funcionários a se desenvolverem com o conhecimento de uma nova língua/cultura (fraquezas).
O fato da marca já ser conhecida fora do Brasil, já estimula a essa tomada de decisão, além de conseguirmos contribuir com o desenvolvimento e plano de carreira dos funcionários. A proposta aos executivos pode ser alterada, pois as pessoas que possuem projetos críticos que devem ser acompanhados pessoalmente, podem iniciar um tramite de repasse a outros funcionários antigos, fazendo com que sejam liberados para novos projetos. A oportunidade passa a ser de todos.
Com esse novo projeto o Diretor terá ainda mais prestígio, pois funcionários motivados, tendem a contribuir ainda mais para a visibilidade e performance da empresa.
Referências:
GOMES, Luiz Flavio Autran Monteiro. Princípios e Métodos para tomada de decisão: enfoque multicritério. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2019.

Outros materiais