Buscar

Relatorio II - MECANICA DOS SOLOS - Prof. Jaqueline

Prévia do material em texto

PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ENSAIOS
PALMAS – TO
2015
10
JOSE LUIZ DA CUNHA NETO
THAIS FERREIRA DE OLIVEIRA
PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ENSAIOS
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Mecânica dos Solos – 2015/1,do curso de Engenharia Civil,orientada pela ProfessoraJacqueline Henrique.
PALMAS – TO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Sabemos que na engenharia civil, bem como a grande maioria das obras apoiam-se sobre a crosta terrestre. E o “solo” é um material de construção natural, produzido pela natureza ao longo dos tempos, e que se apresenta sob diversas formas.
Sob um ponto de vista puramente técnico, aplica-se o termo solo e não “terra” ao material da crosta terrestre que serve de suporte, podendo ser arrimado, escavado ou perfurado e utilizado nas obras de engenharia civil. Tal material, por sua vez, reage sob as fundações e atuam sobre os arrimos e coberturas, deformam-se e resistem a esforços nos aterros e taludes, influenciando as obras segundo suas propriedades e comportamento.
OBJETIVOS
Este ensaio foirealizado com o objetivo de preparar amostras para os próximos ensaios de granulometria, limites de liquidez e plasticidade, compactação. Onde estes ficaram separados para os ensaios.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
- Espátula;
- Almofariz;
- Mão de gral;
- Amostra de solo;
- Bandejas (zinco);
- Balança de precisão;
- Peneira 19,1mm;
- Peneira 4,8mm;
- Peneira 0,42mm.
METODOLOGIA
Primeiramente foi realizado o destorramento das amostras com o almofariz e mão-de-grau, para posteriormente fazer o peneiramento. No peneiramento utilizamos as peneiras de 19,1mm, 4,8mm e 0,42mm para definirmos as quantidades de material grosso e fino.
Depois do peneiramento, foi se separado em duas bandejas o material para pesagem. Deste material separou-se 5 amostras de 5 kg para o ensaio de compactação, 1 amostra de 1 kg para o ensaio de granulometria, 1 amostra de 200g para os ensaios de limites e 1 amostra de 100g para massa especifica, totalizando35,500kg de material fino e grosso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Comrelação de cada tipo de material, com o total da amostra, podemos afirmar que, em cada amostra de 5 Kg, que deve ser preparada de acordo com a metodologia de preparo, deve conter 3,260 Kg (65,21%) de material fino e 1,740 Kg (34,79%) de material grosso, tendo assim a proporcionalidade necessária para a realização de ensaios futuros com eficiência.
	Material Fino (Kg)
	Material Grosso (Kg)
	Total (Kg)
	23,150
	12,350
	35,500
CONCLUSÃO
Diante dos resultados podemos dar continuidade nos ensaios para determinamos quais os melhores solos para cada tipo de obra irão realizar, tanto pelo aspecto econômico quanto a questão de segurança envolvida, pois abaixo das estacas, sapatas, fundações etc., haverá o solo para o qual devemos conhecer todas as suas características e reações aos esforços realizados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPUTO, H. P.Mecânica dos Solos e Suas Aplicações.Vol. 1, 6º edição, Rio de Janeiro-RJ, 1998.
SCHMITZ, C. S. Mecânica dos Solos. Curso Técnico de Edificações. Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – RS, 2005.
SOUSA PINTO, C. Curso básico de mecânica dos solos. São Paulo, SP, Brasil. 2000.
GRECO, J. A. S.Solos – Conceitos e Ensaios da Mecânica dos Solos Classificação dos Solos para Fins Rodoviários, disponível em: http://etg.ufmg.br/~jisela/pagina/Notas%20de%20aula%20solos.pdf, acessado em 17/03/2015.
Apostila de Solos- IFRN, disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/johngurgel/disciplinas/2.2051.1v-mecanica-dos-solos-1/apostila%20de%20solos.pdf, acessado em 15/03/2015
4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes