Buscar

Areia Movediça

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentação teórica
	A areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de areia que se encontram soltas. Ela tem esse nome pois se refere à forma com que ela se move nesse estado semi-líquido que se encontra.
	A ocorrência da areia movediça dá-se quando finas e soltas partículas de areia são submetidas a um fluxo ascendente de água, que preenche os espaços entre os grãos, reduzindo o atrito entre eles, o que faz com que a areia se comporte como um líquido. A viscosidade da areia movediça diminui com movimentos bruscos. 
	A areia movediça não se forma com um tipo específico de solo; não se forma apenas na areia, mas em qualquer solo granulado. Na verdade, não deixa de ser areia flutuando na água.
	Existem duas maneiras com que a areia movediça se forma:
	* Com água que está no subsolo - a força da água que se movimenta para a superfície se opõe à força da gravidade fazendo com que os grãos sofram mais a força de empuxo.
	* Em terremotos - a força do tremor do solo pode aumentar a pressão de águas submersas rasas que se mistura com a areia,
	Dessa forma, ao invadir o terreno, a água acaba agitando as partículas de areia e ocupando os espaços existentes entre elas, fazendo com que a mistura se comporte como um fluido não newtoniano, ou seja, que pode ter sua viscosidade alterada de acordo com a pressão exercida sobre ele.
	A aparência da areia movediça é bastante sólida, mas basta uma pequena pressão para perceber que ela não é capaz de sustentar qualquer peso. Se uma pessoa caminhar, por engano, sobre uma região dessas, começará logo a afundar, correndo o risco de ficar preso por um longo período de tempo.
	Erroneamente vemos em filmes e desenhos que, basta segurar em algo para conseguir escapar da areia movediça, o que não é verdade. O peso de uma pessoa que está na areia movediça equivale ao peso de um carro médio, ou seja, é muito difícil retirar uma pessoa da areia.
	A água reduz a fricção entre as partículas, fazendo com que a areia se comporte como um líquido. Para entender isso, é necessário entender o processo de liquefação. Quando o solo se liquefaz, como no caso da areia movediça. ele perde a sua força e passa a atuar como um líquido viscoso e não mais como um sólido. É a liquefação que faz com que prédios afundem durante os terremotos.
	Se a Pressão Efetiva for negativa ou igual a 0, significa que não há pressão e nem contato entre os grãos do solo que podem se mover livremente como um fluido.
	Riscos
	Liquefação do solo é um perigoso fenômeno que ocorre quando o solo saturado, areia perde sua estabilidade em resposta ao estresse súbito, como um terremoto. Isso faz com que o solo se comportar como um líquido viscoso, como areia movediça. Liquefação do solo aumenta os danos causados por terremotos e outros desastres naturais. Solo liquefeito não pode apoiar a edifícios, por estruturas tendem a inclinar, afundar no chão, ou deslize em direção a corpos de água. Outras estruturas no solo, tais como tubulações e cabos elétricos, são rompidas, danificado e podem ser empurradas fora da terra. Aterros sanitários são susceptíveis de ser comprometida, e as estradas podem quebrar ou deslocar-se lateralmente. A fim de evitar ou minimizar esse tipo de dano, existem técnicas de mitigação três de liquefação de solo que podem ser empregadas.
	A areia movediça possui densidade de 2 gramas por milímetro cúbico, enquanto a densidade humana equivale à metade disso. Assim, é provável que uma pessoa afunde até a cintura ou pouco acima disso, mas nunca por completo. Basta que o indivíduo tenha paciência para esperar o tempo de flutuar, já que cada poço de areia movediça possui uma relação diferente entre água e areia, apresentando assim maior facilidade para flutuar ou não. São raros os fenômenos fundos.	
	Entretanto, isso não significa que o risco de morte seja inexistente. Afundar em areia movediça é como ficar preso em um tanque de concreto fresco, ou seja, não é fácil sair de lá. Dependendo do caso, pode ser que a pessoa acabe ficando atolada em uma área remota, sem a possibilidade de pedir ajuda. Com isso, a vítima fica exposta aos perigos da desidratação, excesso de radiação solar e hipotermia, podendo morrer por uma dessas causas.
	Além disso, a possibilidade de alguém morrer afogado na areia movediça não está totalmente descartada. Além da situação completamente patética de alguém cair de cabeça em uma região dessas, há chances de a vítima estar presa próxima ao mar e não conseguir escapar da maré alta.
	Portanto, a pessoa deve movimentar-se devagar e tentar boiar, o que é muito fácil na areia movediça por causa da densidade (muito maior que na água salgada). Em alguns lugares à beira-mar, porém, há o perigo da vítima se afogar em água se ainda estiver presa na areia movediça quando a maré subir, ou de hipotermia.
	Mesmo assim é difícil sair de lá, devido à alta viscosidade da areia movediça logo após a liquefação. Cientistas estimam que a força necessária para liberar o pé, por exemplo, é equivalente a erguer um carro de tamanho médio. Por isso, não é aconselhável retirar alguém à força de lá.
	Podem surgir repentinamente, durante um terremoto, caso os tremores façam com que águas subterrâneas, como os lençóis freáticos, emerjam para o solo logo acima. Nesse caso, edifícios podem vir ao chão com a liquefação do terreno sobre o qual foram construídos.
	Evitar solos vulneráveis
	Um profissional qualificado é necessário para decidir se um determinado site é suscetível a liquefação do solo. Uma maneira de decidir se o solo é vulnerável é determinar se a liquefação ocorreu lá no passado. Outro indicador do solo suscetível é o tipo de depósitos que é composto. Fluviais, aluviais, coluviais e Eólias depósitos são vulneráveis a liquefação. Depósitos de solos artificiais, tais como aqueles gerados pelo enchimento hidráulico, também podem ser fracos. Composição do solo é outro fator no potencial de liquefação. Sandy solos e aqueles com da mesma forma tamanho, partes redondas são mais propensos a ser comprometida.
	Construir estruturas de liquefação-resistente
	Às vezes é necessário construir em solos instáveis, por exemplo, por causa de um local desejado ou espaço limitado. Nestes casos, as fundações flexíveis podem ser construídas para combater os efeitos de liquefação. Se uma fundação rasa é usada, todos os elementos precisam estar conectado, para permitir que a Fundação resolver ou mover uniformemente. Isso reduz impactos para estruturas descansando na Fundação. Fundações de pilha colocadas no solo fraco devem ser capazes de suportar ambas as cargas verticais, da estrutura e força horizontal, de movimento de solo. Pilhas devem ser ligadas para a tampa de uma forma que permite alguma flexibilidade, para manter a estrutura de capotamento durante liquefação. Utilitários enterrados também precisam ter conexões flexíveis, à estrutura, para permitir o movimento durante a liquefação.
	Melhoramento do solo
	Mitigação de liquefação do solo também pode ser alcançada pela melhoria da qualidade do solo. Isso é conseguido aumentando-se as características de densidade, força ou drenagem do solo, através de uma variedade de técnicas. Vibroflotation e Vibro substituição empregam uma sonda de vibra para fazer o solo mais denso. Compactação dinâmica envolve deixar cair um peso significativo em solo instável para torná-lo mais firme. A parcela de colunas de pedra fortalece o solo e permite a drenagem melhorada. Compactação de reboco é freqüentemente usado para melhorar a base de uma estrutura existente. Técnicas de drenagem, tais como instalação de drenos de areia, cascalho ou materiais sintéticos, podem ser utilizadas em combinação com outras soluções de mitigação de liquefação do solo.
	Ao determinar o método de mitigação de liquefação do solo deve ser usado, é necessário equilibrar o custo da técnica, com o risco de liquefacção e dano potencial. Uma variedade de testes podeser usada para determinar a eficácia da técnica de mitigação da liquefação do solo usada. No entanto, às vezes os efeitos não são verificáveis por algum tempo após a melhoria é implementada.
	Curiosidade
	Existe ainda a areia movediça seca, por muito tempo considerada uma lenda dos desertos, mas recentemente reproduzida em laboratóriopor cientistas holandeses. Os pesquisadores injetaram ar comprimido pelo fundo de uma caixa contendo areia com grãos de 0,04 mm de diâmetro e a deixaram assentar; o resultado foi uma areia movediça onde bolas de ping-pong afundaram rapidamente a uma profundidade de até seis vezes o seu diâmetro e, um décimo de segundo depois, um esguicho de areia se eleva até cinco vezes o tamanho do objeto que afundou. Acredita-se que a areia movediça dos desertos se forme pela ação das tempestades de areia.
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410742_08_cap_02.pdf
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2809200502.htm
http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/ms2_unid01.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Areia_movedi%C3%A7a
http://www.mundoeducacao.com/curiosidades/areia-movedica.htm
http://assunto1.blogspot.com.br/2013/11/mitigacao-de-risco-de-liquefacao-do-solo.html

Outros materiais