Buscar

Espermatogênese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESPERMATOGÊNESE - formação de espermatozóides. Para que ocorra a espermatogênese é necessario tanto TESTOSTERONA quanto FSH
GnRh é um hormonio secretado pelo hipotálamo, sua produção ocorre de maneira pulsatil e com estimula a produção de FSH e LH pela hipófise anterior. 
O FSH: hormonio que ao cair na corrente circulatória se liga a receptores específicos estimula a espermatogenese e as células de Sertoli.
LH: hormônio que ao cair na corrente circulatória estimula as células de Leydiga secretar e liberar Testosterona.
Células de Sertoli: regula o desenvolvimento dos espermatozóides.Elas secretam a proteina ligadora de androgenio (ABP). A ABP é secretada no lumem dos túbulos seminiferos onde se liga a testosterona e impede que ela se difunda para fora do lumem tubular. A ligação da proteína torna a testosterona menos lipofílica. Ela também estimula a aromatase que converte testosterona em estradiol, e este é importante para o processo de espermiogênese.
ESTEROIDOGÊNESE TESTICULAR
COLESTEROL é inicialmente convertido em PREGNENOLONA. 
O Colesterol do citoplasma vai para as mitocondrias. APROTEINA STARé essencial para o transporte do colosterol do espaço intermenbranar para a matriz mitocondrial. 
Na matriz mitocondrial o colesterol é clivado em pregnenolona pelaenzimaP450.
A pregnenolona é convertida em testosterona, e a testosterona é convertida em dihidrotestosterona (DHT)pela enzima5 alfa redutase.A DHT é a forma ativa da testosterona
EIXO HIPOTÁLAMO HIPÓFISE TESTICULO
Hipotálamo secreta o GnRh de maneira pulsatil, ao cair no sistema vascular porta hipotalamico hipofisario estimula a hipófise anterior a liberar e produzir FSH E LH. Estes hormonios se ligam a receptores específicos no testiculo. O FSH estimula as células de Sertoli a secretar e liberar ABP, alé disso estimulam a espermatogenese e faz a conversão de testosterona em estradiol. O LH estimula a secreção e liberação de testosterona. A ABP se liga a T e a deixa menos lipofílica impedindo com isso que ela deixe o lumem dos túbulos seminiferos. 
A T por feedback negativo faz com que fo hipotálamo reduza a produção de GnRH, e isso faz com que a hipófise anterior secrete menos LH e FSH. A queda no LH diminui a secreção de T. Além disso,a T secretada pelos testículos em resposta ao LH tem feiro recíproco em inibir a secreção de LH pela hipófise anterior. 
Quando os túbulos seminiferos param de produzir espermatozóides, a secreção de FSH pela hipófise anterior aumenta acentuadamente, quando a espermatogênese ocorre acentuadamente a secreção de FSH diminui e as células de Sertoli secretam inibinaque inibe a secreção de FSH e tem efeito discreto sobre o hipotálamo na secreção de GnRh

Outros materiais