Buscar

Trabalho sobre a constituição de 1934

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Influência Contemporânea
	A constituição de 1934 se dá no período Vargas e surge como resposta a revolução de 30, por esses motivos seu conteúdo apresenta grande teor social democrático, atendendo as concepções populistas do governo e as reinvindicações da revolução. Na sua construção pela assembleia constituinte, inúmeros direitos foram concedidos à população, alguns tiveram pouco tempo de duração, mas outros são considerados marcos que representam a constituição de 34, e ainda hoje estão presentes na atual Carta. Segundo Poletti (2012, p. 41):
Seu pequeno tempo de vigência não afasta, ou elimina, a sua importância histórica. Ela, embora durasse pouco, projetou, e ainda faz, sua influência sobre o tempo do futuro. De certa forma, ressurgiu em 46. E não será difícil correlacionar muitas de suas disposições com as inseridas na Lei Maior de 67 até os dias de hoje.
	São ícones dessa constituição as áreas que tratam dos direitos trabalhistas, educacionais, eleitorais, econômicos e sociais. No período quem que foi redigida trouxe grande avanço para a sociedade e para a construção do Brasil em que vivemos. Mesmo tendo pouco tempo de vigência, essa carta foi responsável por modernizar as relações sociais, melhorando importantes pontos de discussão.
	A primeira vista se percebe uma proteção do trabalho, a Carta Magna proibia qualquer tipo de distinção salarial baseada em critérios de sexo, idade, nacionalidade ou estado civil, instituiu o salário mínimo, a redução da carga horária de trabalho para 8 horas diárias, o repouso semanal, férias remuneradas, indenização do trabalhador demitido sem justa causa e proibiu o uso da mão-de-obra de jovens menores de 14 anos. Todas essas garantias ainda hoje são respeitadas mesmo sofrendo algumas modificações com o tempo.
	A parte educacional também foi contemplada, passou-se a considerar a educação um direito de todos, atribuía ao Governo Federal a função de definir diretrizes para a educação nacional, e também foram criados fundos para garantir recursos para a educação e concursos públicos para professores, nesse âmbito, ainda hoje temos presentes essas definições.
	No que diz respeito às diretrizes eleitorais, a constituição permitiu a adoção do voto secreto, incluindo também as mulheres no voto obrigatório. O Brasil continuava a ser uma República Federativa, com relativa autonomia para os estados, os poderes separados em Executivos, Legislativo e Judiciário, e as eleições diretas eram mantidas como forma de escolha dos governadores, deputados e do presidente. Atualmente essas diretrizes foram modernizadas, mas sua base é de 34.
	A influência dos direitos da constituição de 1934 se parece tão básicos, que é inimaginável viver em uma sociedade sem essas garantias, no entanto é essa simplicidade que fundamentou outras constituições, inclusive a atual. 
POLETTI, Ronaldo. Constituições Brasileiras: 1934. 3. ed. Brasília: Senado Federal, 2012. 3 v. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137602/Constituicoes_Brasileiras_v3_1934.pdf?sequence=10>. Acesso em: 21 maio 2015
http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/6913/esquecida+constituicao+de+1934+foi+pioneira+na+concessao+de+direitos.shtml
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10618&revista_caderno=12
https://books.google.com.br/books?id=scnB04EQRkUC&pg=PA35&lpg=PA35&dq=legado+da+constitui%C3%A7%C3%A3o+de+1934&source=bl&ots=QV_BhOTOjn&sig=G9pEB7Lr4z4iPnD3XfDUDKYbtb0&hl=pt-BR&sa=X&ei=aEFTVeWkMMOHNtjngPAE&ved=0CEQQ6AEwBw#v=onepage&q=legado%20da%20constitui%C3%A7%C3%A3o%20de%201934&f=false
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=bibliotecaConsultaProdutoBibliotecaGuiaDC&pagina=constituicaoanterior1988

Outros materiais