Buscar

Importância da Ludicidade na Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Ludicidade 
Leia o seguinte extrato de texto:
“O ano de 2006 representa, seguramente, um marco na história das políticas públicas em relação à infância das crianças brasileiras e às suas experiências de escolarização. Trata-se do momento em que se oficializou uma mudança de grande importância para o sistema escolar: a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, M. S. P. de M. L. da. A atividade lúdica, a criança de 6 anos e o ensino fundamental. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). v. 13, n. 2, 2009. p. 204.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, o ensino fundamental de 9 anos deve primar pelas diferentes linguagens. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas:
I. Quando o aluno do ensino fundamental apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem, o professor deve repetir o método de ensino.
II. As diferentes linguagens que devem ser utilizadas com alunos do ensino fundamental são em síntese: corporal, oral e escrita.
III. Os jogos no ensino fundamental são ferramentas pedagógicas para desenvolver autoconhecimento e autonomia nos educandos.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
Questão 2/5 - Ludicidade 
Analise o seguinte trecho:
“Uma educação lúdica tem na sua base uma compreensão de que o ser humano é um ser em movimento, permanentemente construtivo de si mesmo. Ela foge ao entendimento de que o ser humano é um ser dado pronto e que deve, no decorrer da existência, ‘salvar a sua alma’, visão sobre a qual está assentada a pedagogia tradicional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.htm .Acesso em: 16 ago. 2016.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz riscos ao seu desenvolvimento emocional, físico e social. Sobre a ludicidade desenvolvida em sala de aula, marque V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) afirmativa(s) falsa(s):
I. (V ) O jogo é uma atividade livre e alegre, com grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais.
II. (V ) Para que a ludicidade se faça presente no ambiente escolar, é preciso que os professores sejam preparados em sua formação inicial.
III. (F ) É preciso deixar o jogo à margem da atividade educativa, pois o interessante é que o professor avalie o processo através da espontaneidade das crianças.
IV. (F ) Ao inserir contos, lendas, brinquedos e brincadeiras nas ações pedagógicas, o foco da aprendizagem será desviado.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 3/5 - Ludicidade 
Leia o seguinte trecho de artigo:
“Bruner (1986) aponta cinco funções da brincadeira: 1) redução das consequências de erros e fracassos, sendo uma atividade que se justifica por si mesma; 2) exploração da intervenção e da fantasia; 3) imitação idealizada da vida; 4) transformação do mundo, segundo os nossos desejos; 5) diversão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VECTORE, Célia; KISHIMOTO, Tizuko M. Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 5, n. 2, 2001, p. 60.
A brinquedoteca é um lugar privilegiado para o desenvolvimento de brincadeiras espontâneas, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Nesse sentido, é correto afirmar:
	
	A
	A brincadeira desenvolvida dentro da brinquedoteca deve ser monitorada e realinhada com os objetivos do professor, sempre que as crianças alterarem os sentidos de uso dos brinquedos.
	
	B
	A brinquedoteca foi criada inicialmente em hospitais e por isso ela é direcionada às crianças com dificuldades de aprendizagem.
	
	C
	As escolas e os centros de educação infantil públicos e privados são obrigados pelo Estado a criar e manter uma brinquedoteca permanente.
	
	D
	As crianças brincam o tempo todo e em todo lugar, por isso, a brinquedoteca é um lugar irrelevante em um ambiente escolar.
	
	E
	A brinquedoteca deve oferecer um espaço seguro e acolhedor para a criança, contando com brinquedos que estimulam todos os seus sentidos
Questão 4/5 - Ludicidade 
Leia a seguinte afirmativa:
“Do ponto de vista social, jogar é um convite à descentração, quando se tratam de jogos regrados, pois a regra é um regulador das ações, algo previamente combinado, conhecido por todos e, portanto, compartilhável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: ArtMed, 2005. p. 26.
A ludicidade, na área da Educação, segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, define-se entre os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras. Marque a alternativa que apresenta corretamente a função dos jogos na educação infantil:
	
	A
	Na educação infantil o conceito de jogos é definido pela idade, sendo que para as crianças de 0 a 2 anos é desnecessário trabalhar com jogos.
	
	B
	A prática dos jogos educativos na educação infantil tem função de desenvolver saberes, conhecimentos e apreensão de mundo.
	
	C
	A prática de jogos educativos na educação infantil tem função de criar regras para o bom desempenho dos alunos e para a comparação e medição de habilidades.
	
	D
	A concepção de jogos na educação infantil passa pela necessidade de se criar uma cultura da competição e meritocracia na escola desde cedo.
	
	E
	Jogos na educação infantil são definidos pelas brincadeiras criadas pelas próprias crianças, sem a intervenção de um adulto.
Questão 5/5 - Ludicidade
Leia o seguinte trecho de artigo:
“A atitude imitativa assegura o elo com os iguais, facilitando a identificação com parceiros. Essa atitude, inicialmente intuitiva, apenas segue o fluxo rítmico dos movimentos do outro, que logo transbordarão, porém, para níveis de cognição mais elevados, ampliando sua aprendizagem. A imitação, a princípio vinculante-afetiva, propicia a passagem ao cognitivo. Ela é um instrumento de aprendizagem social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Elda Maria Rodrigues de. Tendências da educação psicomotora sob o enfoque Walloniano. Psicol. ciênc. prof., Brasília, v. 23, n. 3, 2003, p. 87.
Os jogos simbólicos favorecem a imitação de papéis, a resolução de conflitos, entre outros aspectos, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Sobre jogos simbólicos, marque a alternativa correta:
	
	A
	Os jogos simbólicos são atividades lúdicas que se manifestam em crianças entre 7 e 12 anos.
	
	B
	Os jogos simbólicos se caracterizam pelas possibilidades de alteração da realidade, de acordo com as necessidades da criança.
	
	C
	Os jogos simbólicos se classificam como aqueles em que as crianças criam regras próprias e aprendem a criar limites e regulações para a vida social real.
	
	D
	Os jogos simbólicos são atividades com um fim em si mesmas, ou seja, sem um sentido instrumental.
	
	E
	A finalidade dos jogos simbólicos é o prazer funcional, realizado principalmente por bebês entre 0 e 12 meses.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes