Educação em Direitos Humanos na Educação Básica (ORE01)
5 pág.

Educação em Direitos Humanos na Educação Básica (ORE01)


DisciplinaDireitos Humanos14.243 materiais49.106 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Educação em Direitos Humanos na Educação Básica (ORE01)
(Avaliação da Disciplina)
Parte superior do formulário
	1.
	Em relação aos Conselhos de Classe, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
 
(   ) têm como finalidade diagnosticar problemas e apontar soluções, tanto em relação aos alunos e turmas, quanto em relação aos docentes.
(    ) discute-se prioritariamente notas, comportamentos, retenção ou aprovação dos alunos e os encaminhamentos pedagógicos necessários para uma intervenção, em alguns casos,  não são devidamente valorizados.
(    ) é um momento estritamente voltado para as questões pedagógicas, por isso, a equipe gestora não precisa estar presente.
(   ) As considerações sobre as dificuldades dos alunos ficam muitas vezes restritas a problemas emocionais e de conduta, sem tempo para tomadas de decisão conjunta no plano epistêmico e didático.
(    ) É um momento de avaliação somente do aluno, pois o professor dispõem de outros instrumentos para autoavaliar-se e refletir sobre sua prática.
	 A)
	V, V, V, F, F.
	 B)
	F, V, V, V, V.
	 C)
	V, V, F, V, V.
	 D)
	V, V, F, V, F.
Parte inferior do formulário
	2. Complete as lacunas:
 
As propostas pedagógicas que propõem à cultura da paz, do respeito e da equidade entre os seres humanos devem ser implantadas _____________, integrando os planejamentos de todas as disciplinas que compõe o currículo escolar, de forma que associe esses valores ao cotidiano da sala de aula, imbricados nos objetivos __________, __________e __________ de cada disciplina.
	 A)
	ordenadamente; aplicação; síntese e avaliação.
	 B)
	separadamente; precisos; definidos e claros.
	 C)
	coordenadamente; de compreensão; análise e síntese.
	 D)
	interdisciplinarmente; conceituais; procedimentais e atitudinais.
	3.
	Identifique com V (verdadeiro) ou F (falso) alguns ordenamentos legais que constituem as políticas de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências que se constituem em recursos nos quais a escola pode contar para lidar com as situações de conflito no seu cotidiano.
 
(    ) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ LDB, (1996)
(    ) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior
(    ) Programa Nacional de Direitos Humanos/ PNDH-3, (2009)
(    ) Plano Nacional de Direitos Humanos / PNEDH ( 2009)
(    ) Constituição Federal (1988)
(    ) PDDE \u2013 Programa Dinheiro Direto na Escola
 
Assinale a alternativa correta:
	 A)
	V, V, V, V, V, F.
	 B)
	V, F, F, V, V, F.
	 C)
	V, F, V, V, V, F.
	 D)
	F, F, V, V, V, F.
	4.
	Relacione as colunas, identificando os princípios relacionados com a educação em direitos humanos.
(a) Princípio da integração
(b) Princípio da recorrência
(c) Princípio da coerência
(d) Princípio da vida cotidiana
(e) Princípio da construção coletiva do conhecimento
(f) Princípio da apropriação
 
( ) O êxito do aprendizado é reforçado quando se cria um ambiente propício para seu desenvolvimento. A conexão entre o que se diz e o que se faz é parte importante neste ambiente.
( ) Como a EDH está estreitamente vinculada com a multiplicidade de situações do dia-a-dia, é importante que o educador resgate essas situações e momentos em que os direitos humanos estão em jogo.
( ) Os temas e conteúdos de direitos humanos fazem parte integral dos conteúdos e atividades do currículo e dos programas de estudo.
( ) O aprendizado em direitos humanos é obtido na medida em que é praticado uma e outra vez em circunstâncias diferentes e variadas.
( ) A pessoa se apodera do discurso recebido e o recria, ou seja, reelabora as várias mensagens e as traduz num discurso próprio, do qual toma plena consciência e que orienta as atuações da sua vida.
( ) Enfatizar a importância de que as pessoas analisem, grupalmente, a informação recebida sobre direitos humanos e deixem de ser meros receptores passivos e se tornem produtores de conhecimento.
 
Assinale a sequência correta:
	 A)
	 b, c, d, a, f, e.
	 B)
	 f, e, d, b, a, c.
	 C)
	 c, d, a, b, f, e.
	 D)
	 c, b, a, d, e, f.
	5.
	O início do ano é a época de revisão e reelaboração do Projeto Político Pedagógico. Deve-se considerar que o projeto deve expressar tanto a cultura da organização e também ser uma oportunidade para a sua recriação e desenvolvimento, expressando os valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem. Considerando a Educação em Direitos Humanos, tal revisão deve considerar os seguintes princípios:
	 A)
	Discutir as funções de cada personagem dentro do contexto escolar, entendendo que as mesmas são rigidamente definidas pelo organograma da instituição, privilegiando as funções individuais às coletivas.
	 B)
	Definição de ações que possam recriar a cultura da organização tradicional da escola, visando à intervenção e transformação da realidade, com base em princípios democráticos.
	 C)
	Discussão dos problemas que afetam o cotidiano escolar, para que sejam solucionados pelos órgãos de gestão competentes.
	 D)
	Definição dos instrumentos de avaliação que serão utilizados para medir o desempenho dos alunos.
	6.
	Em nossa sociedade, a escola pública, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica, tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. Em relação à função social da escola é correto afirmar que :  I. a escola democrática precisa reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade e o multiculturalismo, não perdendo de vista a sua principal finalidade, que é a formação e não a seleção. II. a escola deve socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio universal da humanidade, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes, contribuindo com a democratização da própria sociedade; III. a escola não deve estar comprometida com os interesses da maioria socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria. IV. a gestão centralizada, a hierarquia legitimada e autoritária ainda é a melhor opção para lidar com os conflitos da escola. V. possibilitar uma gestão participativa, através dos órgãos colegiados e manter os canais de diálogo, é um importante caminho de democratização, que tem como maior missão formar e não segregar.
	 A)
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 B)
	As afirmativas I, II e V estão corretas.
	 C)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 D)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	O conceito abaixo refere-se a qual prática presente no cotidiano educacional?
 
Toda e qualquer forma de atitude agressiva, executada dentro de uma relação desigual de poder, sendo o desequilíbrio de poder presente nessa relação uma característica essencial, que torna possível a intimidação da vítima.
	 A)
	Bullying empresarial
	 B)
	Bullying corporativo ou mobbing.
	 C)
	Bullying escolar.
	 D)
	Bullying no contexto familiar.
	8.
	Inúmeras tentativas de mudanças já foram implantadas na forma de pensar e fazer avaliação da aprendizagem, porém as mesmas são insuficientes para garantir a adoção de práticas inovadoras. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos fatores que dificultam as mudanças na avaliação.
	 A)
	As dificuldades de mudanças iniciam na própria legislação educacional, que reflete a lógica social.
	 B)
	As mudanças não podem ser realizadas de forma isolada, desvinculadas do Projeto Político Pedagógico.
	 C)
	As mudanças na avaliação da aprendizagem podem estar desvinculadas do PPP, já que a prática do professor e sua herança pedagógica é que vão definir os rumos da prática avaliativa.
	 D)
	As novas propostas de avaliação devem contar com o forte envolvimento do grupo e não estabelecidas pela imposição.
	9.
	Para implantar uma Educação para