A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
Ex 01 02 03 Análise de Projetos de Investimentos

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Neste modelo de mercado existe apenas um vendedor produzindo uma mercadoria sem substituto próximo, e muitos compradores. Assim, na posição de único produtor, o _______________ encontra-se em uma posição privilegiada, uma vez que ele pode decidir aumentar o preço do produto, e não precisa se preocupar com concorrentes.
De acordo com o trecho citado acima, assinale a alternativa correta que preencha o espaço em branco.
Escolha uma:
a. empresário no mercado competitivo
b. Monopolista
c. Atacadista econômico
A estrutura de mercado caracterizada pela existência de um único vendedor, onde a mercadoria não tem substituto próximo e se observa a presença de muitos compradores, pode ser definida como Monopólio. Neste modelo também é possível observar que existem barreiras de entrada, seja por tecnologia, patentes, mão de obra especializada etc.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, pág 11).
d. Varejista econômico
e. Oligopolista
Feedback
A resposta correta é: Monopolista.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um empresário deseja criar um novo negócio e, para isso, desenvolve um projeto para levantar as informações mais relevantes na tomada de decisão com o objetivo de alocar de forma mais eficiente seus recursos. Neste sentido podemos dizer que a classificação microeconômica deste projeto é:
Escolha uma:
a. Projeto de expansão.
Um projeto é classificado como de implantação quando um empresário deseja investir seus recursos na criação de um novo negócio.Se uma empresa deseja criar um novo processo, ou desenvolver um novo produto, por mais que ela esteja criando algo novo, neste caso estaríamos tratando de um projeto de expansão, pois se trata da mesma empresa.Os projetos de adaptação normalmente estão relacionados a investimentos em tecnologia, substituindo equipamentos por outros com maior performance.Já os projetos de localização e relocalização trata da necessidade de escolher um local para implantação de uma empresa, ou na necessidade em mudar fisicamente a sua localização, seja por incentivos fiscais ou por estar mais próxima da sua mão de obra especializada, por exemplo;(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 29 e 30).
b. Projeto de localização.
c. Projeto de implantação.
d. Projeto de adaptação.
e. Projeto de relocalização.
Feedback
A resposta correta é: Projeto de implantação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A classificação microeconômica tem o objetivo de classificar os projetos desenvolvidos conforme as necessidades de cada empresa. Assinale abaixo qual a classificação correta dos projetos segundo a microeconomia.
Escolha uma:
a. Projetos de implantação, expansão, adaptação e projetos de localização.
A classificação microeconômica dos projetos desejados pelas empresas consiste em:
- Projeto de implantação, que diz respeito à criação de uma nova empresa;
- Projeto de Expansão, que são relacionados ao desejo de ampliar produção;
- Projeto de adaptação, normalmente relacionados à investimentos em novos maquinários de performance mais eficiente;
- Projeto de localização/relocalização, que diz respeito à necessidade da escolha localização inicial de uma empresa, ou à projetos de mudança para outra localidade, em busca de incentivos fiscais, por estar mais próxima do mercado consumidor, da mão de obra especializada, etc.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 29 e 30).
b. Exclusão, adaptação, projetos de implantação e projetos de readequação.
c. Expansão, projetos de remodelamento, adaptação e projetos de implantação.
d. Projetos de implantação, projetos de localização, exclusão e adaptação.
e. Projetos de remodelamento, expansão, adaptação e projetos de criação.
Feedback
A resposta correta é: Projetos de implantação, expansão, adaptação e projetos de localização..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O empresário Pedro lançou um novo produto na sua loja. O produto foi aceito pelo mercado e Pedro viu seu faturamento subir rapidamente. Passado algum tempo, ele percebeu que o crescimento desacelerou e ele então identificou que existiam novos concorrentes oferecendo um produto semelhante com valor menor e desenvolveu uma nova estratégia de marketing para estender a duração do ciclo.
Considerando as etapas do ciclo de vida do produto, podemos dizer que o produto de Pedro passou por quais etapas respectivamente?
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Crescimento – Maturidade e Saturação – Declínio.
b. Introdução – Maturidade e Saturação – Declínio.
c. Declínio – Crescimento – Maturidade e Saturação.
d. Maturidade e Saturação – Introdução – Crescimento.
O ciclo de vida do produto do empresário Pedro passou pelas etapas de Introdução, Crescimento e Maturidade e Saturação.Segundo o enunciado podemos identificar que um novo produto foi lançado no mercado, caracterizando a etapa de introdução. Na sequência, Pedro observou que seu faturamento cresceu rapidamente, onde identificamos a etapa de crescimento.No terceiro momento, o empresário percebeu que o crescimento desacelerou, identificou os motivos e traçou uma nova estratégia para estender o ciclo de maturidade, fugindo da saturação do produto. Assim, a terceira etapa foi maturidade e saturação.A etapa declínio não foi identificada, uma vez que não é citado nenhuma vez que a vendas começaram a cair e Pedro teve que retirar seu produto do mercado.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 39 e 40).
e. Introdução – Crescimento – Maturidade e Saturação.
Feedback
A resposta correta é: Introdução – Crescimento – Maturidade e Saturação..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Após entendido todo o programa de produção, o orçamento de custos e receitas passa a se tornar uma tarefa mais fácil para o administrador. Sobre custos e receitas, é correto afirmar:
I - Custo é o dinheiro que sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes.
II - Despesa é o dinheiro que seu cliente gasta para produzir o que será oferecido a sua empresa.
III - Custo é o dinheiro que seu cliente gasta para produzir o que será oferecido a sua empresa.
IV - Despesa é o dinheiro que sua empresa gasta para vender um produto, e assim gerar receita.
V - Custo é o dinheiro que seu cliente gasta para vender um produto, e assim gerar receita.
Escolha uma:
a. As alternativas II, III e IV estão incorretas.
b. As alternativas I e IV estão corretas.
c. As alternativas II, IV e V estão corretas.
O custo do programa de produção engloba o tempo, mão-de-obra, matéria-prima, regime de trabalho, entre outros. Podemos assim dizer que o custo se refere ao dinheiro necessário para movimentar o processo de produção.Já despesa é tudo aquilo que faz a estrutura da empresa funcionar, mas não tem influência direta na produção do produto, como a administração da empresa, marketing, área comercial, financeiro, pesquisa e desenvolvimento, etc.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 48 a 51).https://www.treasy.com.br/blog/custos-x-despesas-saiba-a-diferenca
d. As alternativas I e V estão incorretas.
e. Somente a alternativa IV está correta.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I e IV estão corretas..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio - General Agreement on Tariffs and Trade), encontre a alternativa certa que explica o seu principal objetivo em relação às dificuldades e limitadores no comércio internacional.
Escolha uma:
a. Investigar desacordos entre países parceiros e liberar recursos necessários para que haja uma relação significativa e amigável entre os mesmos.
O GATT (Acordo Geral de Tarifas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.