A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Ex 04 05 06 Análise de Projetos de Investimentos

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A análise da estrutura de mercado observa o nível de concorrência entra as empresas, além da quantidade de consumidores, a fim de determinar a formação de preços, quantidade a ser vendida e em qual setor uma empresa atua.
Neste sentido, o mercado competitivo se caracteriza por:
Escolha uma:
a. A barreira de entrada é difícil por causa de investimentos elevados.
O mercado competitivo é caracterizado por um grande número de vendedores e compradores, onde a formação de preço é alinhada com os demais vendedores, sofrendo pouca oscilação e influência da demanda, principalmente por estar muito próxima ao custo. A mercadoria comercializada é homogênea e a barreira de entrada é de fácil entrada ou saída. (da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, pág. 10).
b. Existência de um único vendedor de um determinado produto.
c. Grande número de compradores e vendedores, mas sem poder de influenciar o preço das mercadorias.
d. Poucas empresas dominam uma parte ou a totalidade da produção de um produto.
e. A formação de preço é retirada diretamente da curva da demanda de mercado.
Feedback
A resposta correta é: Grande número de compradores e vendedores, mas sem poder de influenciar o preço das mercadorias..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Na economia observamos a política fiscal e a política monetária possuem importantes ferramentas com o objetivo de administrar desequilíbrios como inflação e recessão. Sobre inflação e recessão, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Inflação é a estabilização no nível geral de preços e recessão é quando há uma aumento na produção de um país.
b. Inflação é a queda no nível geral de preços e recessão é quando há uma estabilização na produção de um país.
c. Inflação é o aumento no nível geral de preços e recessão é quando há a paralisação da atividade econômica.
d. Inflação é o aumento no nível geral de preços e recessão é quando há uma estabilização na produção de um país.
e. Inflação é a diminuição no nível geral de preços e recessão é quando há a paralisação da atividade econômica.
A inflação é um aumento generalizado no valor dos preços e possui diversos indicadores, como o CUB (Custo Unitário Básico), o IGP (Índice Geral de Preços), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), o IPA (Índice de Preços no Atacado) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).Já a recessão é quando há uma paralisação da atividade econômica e, por dois trimestres consecutivos a taxa de crescimento sofra declínio.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 16 e 17).
Feedback
A resposta correta é: Inflação é o aumento no nível geral de preços e recessão é quando há a paralisação da atividade econômica..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) criada em 1954, é a única empresa do Estado do Paraná que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, integrando todas as cidades do Estado.
Podemos considerar então que a estrutura de mercado em que ela se enquadra é:
Escolha uma:
a. Oligopólio.
O monopólio é caracterizado pela exclusividade de produção de um determinado produto ou prestação de um determinado serviço, sem um substituto próximo. O monopólio também tem como característica barreiras de entrada, como tecnologia, mão de obra especializada, altos investimentos etc. Nas demais alternativas sempre existirão mais que uma empresa atuando no mesmo mercado, com produtos semelhantes.(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs. 11 e 12).
b. Oligopsônio.
c. Monopólio.
d. Concorrência monopolista.
e. Mercado competitivo.
Feedback
A resposta correta é: Monopólio..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O comércio internacional está diretamente relacionado aos controles sobre o comércio exterior e o mercado cambial do país. Em favor desses objetivos, assinale a opção correta sobre como o governo atua sobre o comércio internacional dentro do país.
Escolha uma:
a. As autoridades responsáveis pelo comércio internacional não disponibiliza recursos financeiros para a aceitação dos produtos e sua competitividade no mercado.
b. A atuação do governo sobre o comércio internacional evita desequilíbrios do balanço de pagamentos, protege a indústria nacional e evita a fuga de capitais.
A atuação do Governo sobre o comércio internacional tem o objetivo de evitar desequilíbrios da balança de pagamentos, como evitar a fuga de capitais para o exterior, proteger a indústria nacional permitindo uma competição com balanço de forças com indústrias estrangeiras e manter a estabilidade da taxa de câmbio. (da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 39 e 40).
c. O comércio internacional, por meio do controle do Governo, compõe um limitado fluxo de mercadorias, serviços e capitais.
d. O Governo atua no comércio internacional, com o objetivo de auxiliar as exportações de modo desigual dentro dos países, dando maior importância somente aos produtos que entram ao país, as importações.
e. O governo procura dificultar a troca de informações entre os países que possuem interesse econômico.
Feedback
A resposta correta é: A atuação do governo sobre o comércio internacional evita desequilíbrios do balanço de pagamentos, protege a indústria nacional e evita a fuga de capitais..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre capital de giro é correto afirmar:
I - O capital de giro só é importante para empresas de grande porte (faturamento médio acima de 100mil), pois menos do que isso, as empresas podem manter suas operações somente com os lucros lançados no mercado.
II - O capital de giro funciona como um dinheiro reservado pela empresa para suprir gastos operacionais, aquisições como estoque e entre outras despesas ligadas a organização.
III - O capital de giro é utilizado para pagar a matéria-prima e estabelecer o caixa mínimo da empresa.
Escolha uma:
a. As alternativas I, II e III são verdadeiras.
O capital de giro é o capital necessário para uma empresa ter continuidade em suas operações. Ele financia os estoques, as dívidas a fornecedores, matéria-prima, despesas e custos operacionais. Ou seja, ele estabelece o caixa mínimo para cumprimento dessas obrigações. Portanto, o capital de giro é uma ferramenta que deve ser usada por todas as empresas, com o objetivo de não ocorrer escassez de recursos.
(da FONSECA, J. W. F. Análise de projetos de investimentos - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017, págs 53 e 54).
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-e-como-funciona-o-capital-de-giro,a4c8e8da69133410VgnVCM1000003b74010aRCRD
b. A alternativa I é verdadeira.
c. As alternativas I e II são verdadeiras.
d. A alternativa II e III são verdadeiras.
e. Somente a alternativa III é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: A alternativa II e III são verdadeiras..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Escolha uma:
a. Declínio – Introdução – Crescimento – Saturação – Maturidade.
b. Introdução – Crescimento – Maturidade – Saturação – Declínio.
c. Implantação – Maturidade – Declínio – Estabilidade – Saturação.
O ciclo de vida do produto é divido em cinco etapas. A primeira etapa é a Introdução, onde o produto é introduzido no mercado e existe o risco de não aceitação pelos consumidores.
A segunda etapa é o crescimento. Neste momento, uma vez que o produto é aceito no mercado, a vendas começam a subir e surgem dois tipos de consumidores: os inovadores e os cautelosos.
A terceira e quarta etapa são compostas pela maturidade e saturação. É neste momento que o crescimento desacelera, os lucros começam a cair e produtos marginais (baixa qualidade pelo valor atribuído,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.