A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIACAO II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:442797) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11264600
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Além de dispor a liberdade como direito fundamental, a Constituição também prevê meios para garanti-la. Esses meios são chamados de ações constitucionais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O habeas data poderá ser impetrado (apresentado em juízo) quando o indivíduo for vítima de ilegalidade ou abuso de poder, para garantir seu direito à liberdade de locomoção.  
II- O Habeas corpus poderá ser impetrado quando houver uma recusa do poder público em fornecer informações de caráter público a respeito do indivíduo.
III- O habeas corpus pode ser repressivo ou preventivo, ou seja, pode se dirigir a ameaça ou à própria coação.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Os princípios são os alicerces do ordenamento jurídico, devendo ser observados sempre na prolação das sentenças. A administração pública age sob o comando de princípios estabelecidos pela Constituição Federal em seu art. 37. Com relação a estes princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Pelo princípio da impessoalidade, impõe-se uma igualdade de tratamento entre os particulares, focando-se os atos administrativos no interesse público.
II- Pelo princípio da moralidade, o administrador deve praticar os atos administrativos com economia do dinheiro público e resultados mais efetivos. 
III- Pelo princípio da publicidade, os atos administrativos devem ser praticados com base na probidade. 
IV- Pelo princípio da eficiência, os atos devem ser praticados com transparência, permitindo o seu conhecimento por todos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	A proteção ao direito à vida é o princípio fundamental imutável previsto na Constituição Federal. A garantia ao direito à vida é pré-requisito para o exercício dos demais direitos, como o da liberdade, por exemplo. Analise as afirmativas a seguir que apresentam os remédios constitucionais, ou seja, os meios previstos na CF para a garantia da liberdade:
I- O mandado de injunção pode ser ajuizado na falta de uma norma regulamentadora.
II- O mandado de segurança é para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data.
III- O habeas corpus protege o direito de locomoção e somente pode ser impetrado por advogado.
IV- Tanto o habeas data como o habeas corpus pode se dar de forma repressiva.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Crime e contravenção são dois conceitos distintos estabelecidos pelo Direito Penal de acordo com a gravidade do ato praticado. Os crimes e contravenções penais, assim como as penas correspondentes, são definidos pelo conjunto de normas que constitui o Direito Penal enquanto ramo autônomo do Direito. Sobre os crimes e contravenções, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O estupro, o homicídio e o furto são exemplos de contravenções previstas no código penal.
	 b)
	A configuração de crime depende apenas da ação ou omissão humana, cuja definição como crime e a respectiva punição serão estabelecida pelo tribunal no caso concreto específico.
	 c)
	O crime é uma conduta mais grave do que a contravenção penal e que causa maior prejuízo, cabendo portanto penas mais rígidas.
	 d)
	O jogo do bicho e o uso indevido de uniforme são exemplos de crimes.
	5.
	A atual Constituição brasileira, denominada Constituição cidadã, foi promulgada em 1988 e estabelece os princípios e fundamentos do Estado Democrático de Direito no Brasil. Em seu preâmbulo, que é a parte preliminar do texto constitucional, a Constituição cidadã apresenta os valores e objetivos sobre os quais está pautada. Sobre a nossa Carta Magna, avalie as asserções a seguir: 
I- O preâmbulo da Constituição deve ser usado para interpretá-la, mas não poderá prevalecer sobre ela. 
PORQUE
II- O preâmbulo da Constituição, embora apresente as intenções e princípios que regem o diploma, conferindo-lhe legitimidade, não é norma constitucional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	 a)
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	Somente a asserção I é verdadeira.
	 c)
	Somente a asserção II é verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	6.
	Os atos considerados crimes e contravenções penais são definidos pelo Código Penal e pelas demais leis que integram o Direito Penal no Brasil. A distinção entre conduta dolosa e culposa é necessária na caracterização dos crimes no Direito Penal brasileiro e pode ser definida de acordo com a intencionalidade da conduta. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A culpa é caracterizada pela intenção ou pela assunção do risco de produzir o resultado definido como crime pela legislação penal.
II- O dolo se caracteriza pela ausência de intenção de praticar o crime.
III- A negligência, a imprudência e a imperícia são modalidades da conduta culposa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	7.
	A Constituição Federal de 1988, a Constituição cidadã, é a lei maior do ordenamento jurídico nacional e estabelece os fundamentos do Estado democrático de Direito. Ela pode ser classificada como formal, escrita, dogmática promulgada, rígida e analítica. Sobre estas características da CF, analise as afirmativas a seguir:
I- A Constituição é formal e escrita porque adota a forma solene produzida e sistematizada em um único documento escrito, produzido pelo poder constituinte originário.
II- A Constituição é dogmática porque deriva de uma Assembleia formada por representantes eleitos do povo, reunida com a finalidade de sua elaboração.
III- A Constituição é rígida porque sua alteração demanda um processo diferenciado, mais difícil e solene do que aquele previsto para as outras espécies normativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	Os atos administrativos são os instrumentos por meio dos quais a Administração Pública realiza suas funções. Entre as classificações possíveis para os atos administrativos estão aquelas que os definem como unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionários. Sobre as classificações dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:
I- O ato administrativo será unilateral quando realizado exclusivamente pela Administração Pública e bilateral quando realizado entre a Administração Pública e outra parte. 
II- Os contratos realizados pela Administração Pública para satisfazer interesses públicos são classificados como atos administrativos unilaterais.
III- Os atos administrativos poderão ser vinculados, quando realizados na forma