Matéria de V2 de psicologia comparada
14 pág.

Matéria de V2 de psicologia comparada


DisciplinaPsicologia Comparada55 materiais120 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Matéria de V2 de Psicologia Comparada
Inato X Aprendido
A tábula rasa - Conceito criado por John Locke, que afirma que o ser humano nasce como uma folha de papel em branco a ser preenchida pelas experiências.
Atualmente \u2013 visão interacionista: 
O entendimento de como predisposições biológicas influenciam o comportamento humano e como o ambiente pode afetar a expressão de características genéticas, além de quando essa expressão poderá ocorrer (Dovidio et al., 2006)
A história da dicotomia inato versus adquirido nas ciências do comportamento é longa e controversa, o que se deve particularmente às intensas reações contrárias ao lado inato da oposição. 
A herança de padrões comportamentais tem sido severamente subestimada tanto pelos behavioristas como por outras correntes como a piagetiana. A dicotomia persiste, apesar das tentativas para negá-la, simplesmente porque parece ser real e necessária. 
Não é adequado classificar "unidades" inteiras de comportamento como inatas ou adquiridas, mas o poder do efeito genético é inquestionável, mesmo quando o foco da discussão é o homem.
 Emoções e outros fenômenos afetivos são tão importantes quanto os comportamentos através dos quais se manifestam. São apresentadas evidências de que é impossível explicá-los exclusivamente através de processos de aprendizagem. 
Diferentes áreas de investigação \u2014 incluindo o estudo da cognição \u2014 têm mostrado a importância da genética para a compreensão de fenômenos psicológicos. Estudos de gêmeos monozigóticos e dizigóticos, criados juntos ou separados, demonstram inequivocamente os efeitos dos genes sobre comportamentos e características psicológicas de um modo geral.  
A Etologia compreende que qualquer predisposição biológica, comportamental, anatômica, fisiológica, é moldada pelo ambiente físico e social. O ser humano apresenta grande capacidade de aprender, contudo essa aprendizagem não ocorre de forma aleatória. As origens do comportamento não estão somente no nascimento ou mesmo durante a vida, mas também durante a nossa história evolutiva.
Comportamento INATO - Não requerem nenhuma aprendizagem
As expressões comportamentais envolvidas no padrão fixo de ação são naturalmente desempenhadas pelo animal em situações específicas.
Ocorrem quando o estímulo ambiental apropriado é disparado no ambiente
O ambiente apresenta um estímulo sensorial adequado que desencadeia toda a expressão comportamental subsequente do padrão fixo de ação.
Tal estímulo é conhecido como estímulo sinal, já que corresponde a um \u201csinal\u201d que dispara uma sequência comportamental 
Características do comportamento INATO:
Primeiro: ele é composto por uma sequência de comportamentos estereotipados, ou seja, comportamentos repetitivos.
Segundo: uma vez que o padrão fixo de ação é deflagrado pelo estímulo sinal, os comportamentos envolvidos são expressados até que o padrão se complete, independentemente do que ocorrer no ambiente.
Padrões Fixos de Ação
PFA são comportamentos estereotipados e inatos
Eles são determinados geneticamente, e possuem uma interação complexa com estímulos ambientais.
Seria comovente, se não fosse compreensível: o pássaro não estava apiedado e tampouco solidarizava-se com os peixes famintos, dividindo com eles o seu alimento. O que provavelmente ocorreu é que, por ter perdido a sua ninhada, ele estava respondendo inadequadamente ao que o seu instinto paternal dominante determinara, ou seja, ao avistar estímulos similares aos de seus filhotes (pequenas bocas abertas), isso desencadeou um comportamento estereotipado e inato
Formas de comportamento animal que ocorrem a partir do nascimento e que são repetidas em todos os seres de uma mesma espécie.
São aqueles comportamentos que nascem com os indivíduos sem nenhum aprendizado antecedente (Lorenz e Tinbergen)
Ato de mamar, o comportamento das abelhas, etc. \u2013 garantia de vida!
Fitness \u2013 sobrevivência
Construção das ideias
Konrad Lorenz afirma que comportamentos instintivos e aprendidos são dois extremos de uma escala que varia entre estas duas posições 
O conhecido temperamento variável de bebês assim que nascem 
Sabemos atualmente que determinados genes vinculados a atividade cerebral, são ativados ou desativados por eventos ambientais. Revista Mente e cérebro
PMA - Padrões moderados de ação
PMA comportamentos estereotipados menos rígidos, ou seja, o estímulo (liberador específico) molda o comportamento a partir da energia específica de ação \u2013 gerando motivação.
Definição de comportamento aprendido
Modificações no comportamento animal, baseados na experiência 
\u201cComportamento que ocorre a partir de uma aprendizagem anterior a sua ocorrência\u201d
Raciocínio dedutivo e indutivo
Habituação
Condicionamento
Discriminação
Aperfeiçoamento
Sensibilização
Tentativa e erro
Estampagem ou imprinting
Imprinting \u2013 ESTAMPAGEM
A estampagem ocorre, grosso modo, quando comportamentos inatos são liberados em resposta a um estímulo aprendido.
O comportamento de aproximar e acompanhar é inato, mas o objeto a ser acompanhado é aprendido durante a vida do indivíduo. 
A razão para o nome é porque Lorenz achou que o objeto sensorial encontrado pela ave é estampado (ou carimbado), imediatamente e irreversivelmente no sistema nervoso
Um dos aspectos específicos da estampagem é que ela ocorre durante um período muito definido e curto na vida do indivíduo (primeiras horas de vida), ou seja, há necessidade de um estado fisiológico específico durante o desenvolvimento do organismo. 
No ambiente natural, o imprinting comportamental atua como um instinto para a sobrevivência em recém-nascidos. O filhote deve imediatamente reconhecer seus pais, por causa da probabilidade de ocorrerem eventos ameaçadores pouco depois do nascimento, tais como o ataque por um predador ou por outros adultos que poderiam ocorrer. Dessa forma, o imprinting é muito confiável para induzir a formação de uma forte ligação social entre o filhote e a mãe, mesmo que seja a mãe errada.
Imprinting é um tipo de comportamento aprendido, ou seja, tem grande influência dos estímulos ambientais e pouca influência da base genética.
Imprinting \u2013 ESTAMPAGEM
Os níveis de exposição ao estímulo não afetam o surgimento do comportamento; 
O comportamento, uma vez \u2018estampado\u2019, não pode ser esquecido
A estampagem é um tipo especial de aprendizagem \u2013 rápida, duradoura e não provocada por reforço \u2013 assim, alguns outros tipos de comportamento podem ser considerados como sendo mais ou menos semelhantes à estampagem.
O termo imprinting foi inicialmente empregado pelo etologista Konrad Lorenz, na década de 30, que ficou impressionado com o fato de certas espécies de aves filhotes não reconhecer instintivamente os membros de sua espécie. Seu dom instintivo apenas o predispõe a seguir a primeira coisa em movimento que encontra \u2013 normalmente sua mãe, às vezes outro membro de sua espécie, ocasionalmente um membro de outra espécie.
A construção de teias de aranhas é um comportamento notoriamente instintivo como se pode comprovar facilmente isolando um indivíduo recém-nascido do convívio de outros de sua própria espécie e ainda assim este será perfeitamente capaz de realizar construção de teias. Por outro lado, experimentos realizados em cativeiro com aranhas da espécie araneus diadematus revelaram que a construção da teia muda ao longo de sua vida. Os adultos por aperfeiçoamento edificam teias mais harmoniosas do que os jovens e os indivíduos velhos constroem teias mais irregulares do que os jovens e adultos. A variação de peso de cada indivíduo também mostra uma variação na quantidade de raios de cada teia construída. Estes trabalhos demonstram que a construção da teia em aranhas apresenta componentes instintivos (inatos) e aprendidos (ao longo de sua via) seria razoável pensar que a maioria dos padrões comportamentais que observamos aprestem estes dois componentes.
Pode-se dizer que qualquer comportamento é determinado tanto pelos genes como pelo ambiente (Hinde, 1974).
Questões \u2013 Inato X Aprendido
1) Do que se trata