Buscar

apol 3 - Direito e Gestão Ambiental

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O tributo é uma prestação pecuniária compulsória, em moeda, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa. No Brasil, existem três espécies de tributos.   Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, quais são essas 3 espécies.
	
	A
	Taxas, contribuição de melhoria e imposto sobre serviços.
	
	B
	Impostos, taxas e contribuição de melhoria. Pagina 114 – online Direito
	
	C
	Impostos, empréstimo compulsório e taxas.
	
	D
	Taxas, contribuição especial e contribuição de melhoria.
Questão 2/5
A legislação tributária possui variadas hipóteses geradoras de tributos. Havendo a incidência de um fato sobre uma dessas hipóteses previstas, nascerá a obrigação do contribuinte.   Assinale a alternativa que indica, corretamente, alguns tributos.
	
	A
	IPTU, IRRF, INSS, COFINS e IPI.
	
	B
	Taxa de iluminação pública, imposto de renda, contribuição de melhoria e parafiscal.
	
	C
	Impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuição especial ou parafiscal. Paginas 114 a 117 - online Direito
	
	D
	Impostos, taxas, empréstimo compulsório e contribuição especial. 
Questão 3/5
 O conhecimento e a divulgação dos aspectos ambientais de um empreendimento atendem às expectativas de uma melhoria no desempenho ambiental (ISO 14.001:1996, ABNT, 1996; ISO 14.031, 1999; De Jorge, 2001). Conhecendo-se, previamente, os problemas associados à implantação e operação do empreendimento, por meio de instrumentos de avaliação de impacto e planejamento ambientais, pode-se adotar medidas que evitem ou atenuem tais impactos, reduzindo os danos ambientais e, consequentemente, os custos envolvidos na sua remediação ou correção.
Segundo De Jorge (2001), o processo completo de avaliação do desempenho ambiental, realizado em uma base contínua e de forma sistemática e periódica, permite às empresas verificar se os seus objetivos estão sendo atingidos, além de fornecer um mecanismo para investigar e apresentar informações confiáveis e verificáveis, inclusive de natureza financeira, que podem ser relatadas às partes interessadas, por exemplo, acionistas e usuários, órgãos financiadores, fiscalizadores e ambientais
BACCI, Denise de La Corte; LANDIM, Paulo Milton Barbosa  and  ESTON, Sérgio Médici de. Aspectos e impactos ambientais de pedreira em área urbana. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2006, vol.59, n.1, pp. 47-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672006000100007. Acesso em 18/04/2015.
 
Tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, em relação as práticas de intervenção em incidentes ambientais em um vazamento de petróleo, analise as ações abaixo e ordene-as de 1 a 5.
(  ) Divulgação do acidente nas mídias massivas (TV, Rádio, jornal), por meio de releases e postagens nas redes sociais.
(  ) Implementação de sistemas de drenagem para separação do óleo das águas.
(  ) Convocação da comunidade local, empresas e população para colaborar com o resgate de animais.
(  ) Envio de equipe multidisciplinar para análise do acidente.
(  ) Identificação, mapeamento e possíveis soluções para o incidente
	
	A
	2,5,3,1,4
(PAGINA 101 – ONLINE)
	
	B
	4,5,3,1,2
	
	C
	2,5,3,4,1
	
	D
	2,3,1,4,5
	
	E
	2,3,5,1,4
Questão 4/5
Leia o texto abaixo.
Auditorias que melhoraram o meio ambiente de forma direta
Japão : Melhor Utilização dos Recursos Naturais
Em 2001, uma auditoria das cercas de segurança usadas para delimitar as margens de um parque  recomendou que se trocasse o material de plástico e de cimento para material proveniente do desbaste florestal.
Esse material é coletado no desbaste de áreas florestais volumosas para que as árvores possam ter maior acesso à luz do sol. Esse material é amplamente disponível, durável e econômico, se comparado com plástico e cimento. Assim, o material florestal permanecerá em seu ambiente natural, e serão necessários menos recursos e menos energia para construir as cercas de segurança. Além disso, o Conselho de Auditoria do Japão concluiu que 65,4 milhões de ienes (US$555.000,00) foram economizados.
Coréia : Melhora na Qualidade da Água
Entre 1993 e 2000, embora o governo coreano tenha gasto US$15 bilhões para melhorar a qualidade da água em quatro rios principais, não havia nenhuma melhora perceptível. Em 2001, foi realizada uma auditoria para identificar por que as condições da água não tinham melhorado.
Com base nas informações e recomendações da auditoria, o Ministério do Meio Ambiente realizou uma avaliação pós-projeto e criou um sistema de revisão de feedback. Eles ajustaram o tamanho das usinas de tratamento de esgoto e mudaram o enfoque, deixando de simplesmente tratar o esgoto da área pecuária e passando a produzir fertilizantes orgânicos. A auditoria e suas recomendações resultaram na constante melhora da qualidade da água.
Paraguai: Redução da Pobreza, Melhora na Qualidade da Água e da Terra em uma Bacia Hidrográfica Tri-nacional
O Rio Pilcomaya corre da Bolívia até as fronteiras do Paraguai e da Argentina, cobrindo uma bacia tri-nacional de aproximadamente 270.000 km2.
Durante muitos anos, houve um fluxo insuficiente de água para o Paraguai, resultando em uma seca prolongada, perda de gado e animais silvestres, e danos causados ao pantanal e outros ecossistemas. Os fazendeiros muitas vezes constroem pequenas barreiras para reter o pouco de água escassa. Em 2002, o Controlador Geral do Paraguai realizou uma auditoria da gestão ambiental de 10 anos do Governo do Paraguai do desenvolvimento tri-nacional do Rio Pilcomayo.
A seguir alguns dos impactos das conclusões e das recomendações da auditoria: humanos e econômicos necessários, bem como o suporte logístico, para abrir um novo canal e limpar as calhas dos córregos onde antes corria água.
No Parque Nacional de Tingunqué, uma área da RAMSAR com aproximadamente 280.000 hectares foi novamente coberto por água. O governo apropriou terras e destruiu todas as barreiras construídas para a drenagem rio abaixo, também impedindo a construção de mais barreiras, o que teria causado ainda mais danos ambientais desnecessários.
A auditoria deve seu sucesso a uma equipe de auditoria multidisciplinar que realizou verificações no local, incluindo entrevistas com fazendeiros, assentamentos locais, e a população aborígine.
  
Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai). Evolução e tendências em auditoria ambiental .Grupo de Trabalho de Auditoria Ambiental da Intosai Grupo de Trabalho de Auditoria Ambiental (WGEA).. – Brasília : Tribunal de Contas da União, 2009.Disponível em http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2056690.PDF. Acesso em 06/04/2015.
Análise as assertivas (afirmativas), tomando por base o texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, assinale a opção correta em relação ao benefícios da auditoria ambiental específicos para as empresas.
	
	A
	As auditorias ambientais possibilitam uma melhor integração organizacional, já que permite a percepção, por parte da organização de peculiaridades culturais.
	
	B
	Os relatórios de auditoria ambiental possibilitam a criação de parcerias estratégicas entre empresas já que estes sinalizam pontos de interesse entre as empresas.
	
	C
	A auditoria ambiental deve ser vista como uma ferramenta gerencial, já que permite a empresa controlar seus processos sob o enfoque ambiental e deste modo melhorar sua imagem (internet)
	
	D
	É por meio da auditoria ambiental e da ISO 14.000 que as empresas são classificadas para concorrer a investimentos oriundos de créditos de carbono em âmbito mundial.
	
	E
	As empresas que passam por processos de auditoria ambiental tem direito a incentivos ficais como o IPTU ambiental já implementado por algumas prefeituras brasileiras.
Questão 5/5
Leia o texto abaixo.
Segundo Levine (2000), a norma OHSAS 18001, que entrou em vigor noano de 1999, aparece como uma ferramenta para que administradores, empregados e profissionais da saúde e segurança do trabalho e outras especialidades, pudessem ter à sua disposição um caminho a seguir e para o qual direcionar suas ações quanto aos aspectos relativos à prevenção nas empresas. Para Cicco (1999), de uma maneira geral, a OHSAS 18001 trata de um sistema de gestão que segue os mesmos moldes dos modelos já existentes como os da série ISO 9000 e ISO 14000. Ela também delimita, a maneira de como deve ser administrada a saúde, e a segurança do trabalho nas empresas, fornecendo um caminho a ser analisado, planejado e mantido conforme certos procedimentos que garantem, além dos benefícios internos, a adequação da organização às exigências legais, principalmente no que diz respeito às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
 SANTOS, Eduardo Ferro dos Avaliação de um programa de ergonomia desenvolvido pelos preceitos da norma OHSAS 18001. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Itajubá.orientado por Carlos Eduardo Sanches da Silva. -- Itajubá, (MG) : UNIFEI, 2003. 107 . Disponível em: http://zeroacidentes.com.br/wp-content/uploads/2014/10/ergonomia-sengundo-a-bs8800.pdf. Acesso em 06/04/2015.
Análise as assertivas (afirmativas), tomando por base o texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, assinale a opção correta.
I. Em todo projeto de segurança e Saúde Ocupacional após a fase de planejamento deve-se publicar seus objetivos para toda a comunidade empresarial envolvida pelos meios de comunicação mais adequados a cada público
II. Um sistema de gerenciamento e Saúde Ocupacional deve ter entre seus integrantes uma equipe jurídica que realize o enquadramento legal das ações.
III. Uma das metodologias que pode ser utilizada em um sistema ocupacional é PDCA (Plan, Do, Check e Act) comumente utilizado em qualidade total.
IV. O uso de sistemas colaborativos permite o amparo necessário ao sistema de gestão de segurança e saúde no que diz respeito à documentação do mesmo.
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas I, III.
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	
	C
	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
	
	E
	São corretas apenas as afirmativas II, III, IV.

Continue navegando