Buscar

trabalho adm financ orçam

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública 
Resenha do Artigo ou Caso de Havard Business School
Nome do aluno (a) Cláudio Henrique de Resende Fernandes Matrícula: 201801254681
Trabalho da disciplina de Administração Pública e Gestão Orçamentária.
Tutor: Prof. Márcio Basilio
Duque de Caxias/RJ 
2018
O artigo publicado pela Havard Business School relata a trajetória do empresário Bernard J. Ebbers e de como conseguiu levar uma das maiores empresas de telecomunicações a falência. 
Percebe-se que na trajetória profissional de Ebbers, a sua falta de experiência, em Administração e em Contabilidade, contribuíram para que a WorldCom chegasse onde chegou. Em um dos trechos do artigo, um funcionário relata eu seu depoimento: “Nós tínhamos escritórios em vários lugares que nem conhecíamos.” Observa-se neste trecho a falta de um sentido estratégico de direção de Ebbers. Entretanto, essa falta de planejamento estratégico foi informado a ele a fim de que fosse criado um código de conduta corporativo. E ele, mais uma vez, recusou dizendo ser uma perda de tempo.
A WorldCom incentivava uma politica em que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Um exemplo disso foi em 1999, quando o diretor de contabilidade geral advertiu o gestor na divisão de internet da empresa a não mostrar os números aos auditores. Ebbers pressionava seus diretores a adquirir mais receitas e incentivava-os a gastar tudo o que fosse necessário para obtê-las, mesmo que isso significasse que os custos a longo prazo de um projeto não compensariam os ganhos de curto prazo. Ao longo do tempo, a contabilidade se complicava cada vez mais, efetuando vários lançamentos contábeis de provisionamentos sem o devido ativo correspondente.
Durante sete trimestres a WorldCom reverteu mais de três bilhões de dólares de provisionamento. Como se não bastasse, o alto Escalão da empresa começou a persuadir um funcionário de nome Morse, que era perito no uso de computador, que obtivesse os lançamentos contábeis eletrônicos da companhia. O software encontrava lançamentos contábeis de qualquer despesa a fim de manipulá-las. Cada vez mais a empresa entrava em um abismo sem fim e sem volta.
A verdade é que a WorldCom reteve informações, adulterou documentos, omitiu informações e transferiu milhões de dólares em saldos de contas para enganar auditores.
Além de Ebbers trabalhar quase que em tempo integral na WorldCom, ele também tinha adquirido e controlava diversos negócios não relacionados, como por exemplo: hotéis, fazenda de arroz, uma serraria dentre outras empresas. Ebbers financiava tudo isso com créditos bancários e dava como garantia, ações pessoais da WorldCom. O problema é que as ações da empresa começaram a cair drasticamente , foi quando começou a receber ligações de banqueiros para cobrir a diferença. E o que Ebbers fez foi solicitar ao comitê de compensações a aprovar empréstimos e garantias da companhia de modo que ele não tivesse que vender as ações da empresa.
Diante de todos esses fatos, percebemos o quanto Ebbers não tinha experiência para controlar uma empresa do tamanho da WorldCom e como se deixou levar por sua arrogância, pois não queria escutar diretores e gerentes bem mais experientes que ele. Porém, não somente Ebbers seria culpado da falência da empresa, vários funcionários de alto escalão o ajudaram a destruir uma das maiores empresas que já existiu na área de telecomunicações. A lição que se aprende com esse episódio é que, sem planejamento e sem um plano estratégico, é praticamente impossível conseguir bons resultados e bom crescimento de uma empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais