Buscar

APS PROCESSOS BIOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Prática Supervisionada – Processos biológicos
Professor: Alfredo Maio. Aluno: Daniel Liberato de Noronha
Matrícula: alu2019104291. Curso: Nutrição. Campus: Catete.
 Turno: noite.
Atividade 2:
O câncer consiste na duplicação acelerada e desordenada de células de um indivíduo que sofreram mutações no DNA, provavelmente no processo de replicação e nas atividades de regulação do ciclo celular. Essa replicação acelerada pode causar mais mutações, dando continuidade a desregulação desse ciclo. As células cancerosas se tornam invasivas, danificando o ambiente em que se encontram e não entram em apoptose (morte celular programada de células defeituosas, velhas, em excesso, etc).
A célula cancerosa tem seu ciclo celular desregulado o que acarreta uma divisão acelerada e desordenada. Fabricam seus próprios fatores de crescimento, tendo seu ciclo positivo (estimuladores de crescimento) muito ativo ou o negativo (inibidores de crescimento) desativado. Estas células perdem a diferenciação, ou seja, sua especialização, ficando incapazes de sinalizar as mutações presentes no DNA. Assim elas não são mais reconhecidas pelo sistema imunológico do indivíduo. São capazes de migrar para outras regiões do corpo, continuando a replicação longe do local inicial (metástase). Podem aumentar o fator de crescimento vascular no local da neoplasia, permitindo que o tumor receba nutrientes necessários para seu crescimento.
Existem genes responsáveis pela regulação do ciclo celular. Os proto-oncogenes são genes reguladores positivos, estimuladores de crescimento, que, se sofrem mutações, tem sua atividade desregulada promovendo a divisão celular desordenada, passando a ser denominados então de oncogenes.
Os reguladores negativos do ciclo celular, que interrompem a progressão do processo de divisão celular, são denominados supressores de tumor. O mais importante gene supressor da progressão do ciclo celular em células saudáveis é o p53. Em resposta a um DNA danificado e a outras condições desfavoráveis, ele é responsável em parar o ciclo celular para a ativação de enzimas reparadoras. Quando estes danos não são passíveis de conserto, ocasionam a apoptose da célula, não permitindo a passagem de genes danificados.

Outros materiais