A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PORTFÓLIO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 2019

Pré-visualização | Página 1 de 1

...............................................................................................................................
ENGENHARIA CIVIL - GRADUAÇÃO
VAILTON VLADEMIR SORDI – RA 521702018
PORTFÓLIO
...............................................................................................................................
Nova Andradina
2019
VAILTON VLADEMIR SORDI
PORTFÓLIO
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade ENIAC para a disciplina Organização do Trabalho na Construção Civil
Prof. RODRIGO SCHIMIDT MIRANDA
Nova Andradina
2019
PERGUNTAS
1. Descreva o que é o ciclo de vida de um empreendimento.
Em gerenciamento de projetos, projeto tem o mesmo significado de empreendimento, tal qual singular, com objetivo ou objetivos bem definidos, a ser materializado segundo um plano preestabelecido e dentro de condições de prazo, custo, qualidade e risco previamente definidas. Desta forma, para se conduzir um projeto da construção civil primeiro precisamos entender o ciclo de vida de um empreendimento.
Este ciclo pode ser classificado em quatro fases:
Fase I: Concepção ou viabilidade;
Fase II: Projeto;
Fase III: Execução;
Fase IV: Start Up.
Essas fases e etapas influenciam-se reciprocamente, criando uma interdependência que deve ser continuamente monitorada e cujos desvios em relação ao plano estabelecido devem ser corrigidos, constituindo-se este monitoramento e correção contínuos no gerenciamento do projeto.
2. Quais os valores médios de custos de serviços para uma casa térrea, considerando seu custo de R$100.000,00? Qual o custo total dos serviços do grupo A e do grupo B? Considere os itens:
	ETAPA DA OBRA
	GRUBO
	%
	VALOR DA OBRA
	 
	 
	 
	100.000,00
	PROJETOS E APROVAÇÕES
	A
	4%
	4.000,00
	SERVIÇOS PRELIMINARES
	A
	3%
	3.000,00
	FUNDAÇÕES
	A
	6%
	6.000,00
	ESTRUTURA
	A
	15%
	15.000,00
	ALVENARIA
	A
	18%
	18.000,00
	COBERTURA
	A
	5%
	5.000,00
	IMPERMEABILIZAÇÃO/ISOLAMENTO
	A
	2%
	2.000,00
	INSTALAÇÃO HIDRAULICA
	B
	10%
	10.000,00
	INSTALAÇÃO ELETRICA
	B
	8%
	8.000,00
	ESQUADRIAS
	B
	10%
	10.000,00
	REVESTIMENTOS E ACABAMENTOS
	B
	19%
	19.000,00
	 
	 
	100%
	100.000,00
3. Em uma obra de edificação é necessário executar 100 m2 de assentamento de piso cerâmico esmaltado 30cm x 30cm, assentado com argamassa pré-fabricada de cimento colante. A produtividade média do pedreiro é 0,44 h/m2, e a do servente é de 0,22 h/m2. O trabalho será executado em jornadas diárias de 8horas.
Quantos dias úteis serão necessários se somente houver um pedreiro e um servente?
Serão necessários 19 dias úteis.
Quantos pedreiros e ajudantes serão necessários para que o piso cerâmico seja executado em dois dias úteis?
Serão necessários 10 pedreiros e 10 ajudantes para realizar o serviços em 2 dias.
4. Para algumas das atividades de uma obra é utilizada areia média lavada. Para sua reposição no estoque da obra são necessários de 5 a 15 dias, desde o pedido de compra até sua deposição no canteiro de obras.
Em função de sua utilização na obra, sua demanda oscila entre 6 a 20 m3 por dia. Qual o estoque mínimo que será necessário para manter a produtividade em obra com esse produto?	
Analisando o tempo de entrega e consumo teremos a seguinte explicação.
Como o consumo mínimo diário varia de 6 a 20m³ diário e como demora de 5 a 15 dias para entrega a partir do pedido de compra, temos que analisar a pior das hipóteses.
Consumindo 20m³ diários com prazo máximo de entrega de 15 dias portanto 20x15=300, portanto o estoque mínimo será necessário de 300m³ para manter a produtividade da obra.
5. O treinamento de indivíduos e das equipes é muito importante. Cite algumas características pessoais importantes que o líder deve ter, para ter sucesso junto a sua equipe.
Assumir as responsabilidades. O papel de liderança significa assumir a responsabilidade sobre qualquer problema que possa acontecer em sua equipe. Nenhum líder moderno aponta culpados, a não ser ele próprio. O líder precisa ter consciência de que todas as ações de uma equipe podem ser previstas ou evitadas.
Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo.
Desempenho e bem estar, eram conceitos que até alguns anos atrás eram considerados antagônicos, no entanto, aos poucos, felizmente, isso foi se modificando. As empresas se humanizaram, e passaram a dirigir os holofotes para o capital humano, assim que perceberam que são as pessoas que fazem à diferença e que esse capital não lhe pertence, apenas está à sua disposição, enquanto for capaz de gerenciá-lo de maneira eficaz.
O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional.