apol marketing esportivo
6 pág.

apol marketing esportivo


DisciplinaMarketing Esportivo351 materiais10.250 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Marketing esportivo
Considere o seguinte excerto de uma entrevista realizada com Tracanella, diretor de marketing do Banco Itaú:
\u201cNo Futebol, a TV aberta facilita o alcance das pessoas e o registro do apoio do Itaú. Como trabalhar exclusivamente no online e na TV fechada, além de, claro, o presencial nos eventos?
É fato que a transmissão do esporte na TV aberta ajuda e muito na exposição. Em um torneio do porte do Miami Open, temos a exposição nos programas esportivos e até jornalísticos de TV aberta no Brasil e no mundo. Entretanto, o patrocínio ao tênis tem um alcance muito maior para o banco; não apoiamos o esporte apenas pela audiência.
Entre os projetos parceiros, incentivados ou não, há uma avaliação periódica sobre os caminhos seguidos? Quais são as prioridades do Itaú ao selecionar um parceiro no tênis ou para finalizar uma parceria?
O Banco está sempre de olho em projetos que mudam a vida das pessoas através do esporte. Há sim diversos critérios internos nesse tipo de avaliação, que vão desde o estudo do histórico da instituição, visitas, avaliações dos participantes, entre outros. A prestação de contas e transparência também é uma exigência. Cada vez mais queremos não só patrocinar, mas capacitar atletas e institutos a se profissionalizarem, oferecendo educação financeira, intercâmbio entre os projetos e criando um legado no esporte para a sociedade\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORDELLO, V. Itaú e o tênis: entrevista com Tracanella, diretor de marketing do banco. Exame, 29 mar. 2019. https://exame.abril.com.br/blog/esporte-executivo/itau-e-o-tenis-entrevista-com-tracanella-diretor-de-marketing-do-banco/. Acesso em 16 abr. 2019.
Conforme o trecho da entrevista acima e os conteúdos do texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo sobre o composto de marketing esportivo no que concerne à promoção da relação entre a marca Itaú e a modalidade tênis, analise as seguintes afirmativas:
I.   A entrevista aborda questões sobre o patrocínio esportivo como estratégia de marketing por meio do esporte.
II.  A resposta à questão da TV aberta demonstra que o único objetivo do patrocínio é a exposição da marca.
III. A resposta à questão da avaliação reforça a crescente racionalidade e estratégia no uso do patrocínio esportivo.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I é correta, pois as questões da reportagem destacam que o Itaú faz \u201cuso do esporte como veículo promocional\u201d (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo, p. 4) e o patrocínio esportivo faz parte do componente promoção (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketingesportivo, p. 9). A afirmativa II é falsa, pois, ainda que esse seja um dos objetivos de comunicação (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo, p. 9), durante a resposta, o executivo argumenta que \u201cnão apoiamos o esporte apenas pela audiência\u201d. A afirmativa III também é correta, pois a resposta na reportagem indica os critérios de avaliação e, conforme o texto-base: \u201cUma intensificação da concorrência corporativa, aliada a pressões de acionistas e a uma contabilidade mais rígida, aponta para a tendência de o patrocínio esportivo revestir-se de mais racionalidade e estratégia em sua aplicação\u201d (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketingesportivo, p. 9).
	
	C
	II
	
	D
	III
	
	E
	I
Questão 2/5 - Marketing esportivo
Considere o seguinte trecho de texto:
\u201cCom relação à precificação percebe-se que as receitas das organizações não provêm apenas da venda de uma partida (bilheteria), mas também de concessões e merchandising, endorsments (direito de imagem dos atletas), direito de transmissão pela TV, venda de produtos licenciados, entre outros\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo como estratégia empresarial. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-117, jan./abr. 2015. p. 112.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil sobre as ações de marketing esportivo mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros investigados nesse estudo, analise as seguintes afirmativas:
I.   As ações de marketing esportivo mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros são ações com o potencial de gerar mídia, aceitação dos torcedores e receita aos clubes.
II.  Entre essas ações de marketing esportivo mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros estão a redução do preço do ingresso e mando de jogo fora de seu estádio.
III. Entre as ações de marketing mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros estão as ações que geram receita, como o patrocínio máster e o programa de sócio torcedor.
IV.  As ações de marketing esportivo executadas pela maioria dos clubes analisados dizem respeito a lançamento de filmes e de livros que aumentam a identidade do torcedor com a história dos clubes.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I, III e IV
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I é correta, pois: \u201cEntre as ações de marketing esportivo que mais geram receita e que são responsáveis pela valorização dos clubes do futebol nacional, encontram-se as ações desenvolvidas por todos ou pela maioria dos clubes selecionados na amostra estudada [...]. Dessa forma, as ações executadas por quatro ou cinco dos clubes analisados foram consideradas as principais ações diagnosticadas na pesquisa de campo efetuada. Pode-se deduzir que tais ações, praticadas de forma muito semelhante entre os clubes estudados, despontam como as ações atualmente mais praticadas por gerarem mídia ao clube, além de gozarem de boa aceitação dos torcedores e proporcionarem elevadas receitas às agremiações\u201d (texto-base Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil, p. 25,26). A afirmativa II é falsa, pois diz respeito a ações menos praticadas (texto-base Marketingesportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil, p. 26). A afirmativa III é correta, pois: \u201cOutros exemplos muito significativos de ações reproduzidas por todos os clubes analisados são o patrocinador máster e o programa de sócio torcedor\u201d (texto-base Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil, p. 26). A afirmativa IV também é correta, pois: \u201cAs ações executadas pela maioria dos clubes em análise são [...] lançamento de filmes e livros; além do desenvolvimento do memorial do clube, que além de gerar receita, aumenta a identidade do torcedor com a história do clube e ajuda a gerar maior tendência à fidelização\u201d (texto-base Marketingesportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil, p. 26).
Questão 3/5 - Marketing esportivo
Considere o seguinte extrato de texto:
\u201cO marketing esportivo é o processo de formatação e implementação de atividades de produção, precificação, promoção, e distribuição de um produto esportivo para satisfazer os desejos de consumidores e alcançar os objetivos da organização\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo como estratégia empresarial. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-117, jan./abr. 2015. p. 111.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil sobre os diferenciais do produto esportivo comparado aos demais produtos, analise as seguintes afirmativas:
I.   Produtos esportivos