Buscar

Questões HEMATO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões – Tutoria – Hemato—P4
N.D, 52 anos, feminina, branca.
HMA: paciente encaminhada para serviço de diagnóstico e tratamento de anemia. Refere que há 8 anos foi submetida à cirurgia de estômago devido a úlcera. Passou bem durante 2 anos quando começou a apresentar palidez cutânea associada à fraqueza, cansaço e dores musculares. Nega episódios de hemorragia nessa época. Procurou serviço médico onde foi informada que estava com anemia e foi tratada com compostos ferrosos. Apresentou dores abdominais em cólica com o uso do medicamento e deste modo tratou irregularmente. Relata falta de ar aos esforços.
Resultados Laboratoriais: Ferro sérico – 45mg% (70 a 150); Leucograma sem alterações; Plaquetas – 19800/mm3; Hemácias – 3,7 milhões/mm; Hemoglobina – 9g%; Htc – 31%; VCM - 78µ³ (87 ±7); Saturação da transferrina – 15% (33%); CTLF alta; Bilirrubina com padrões normais; Parasitológico de fezes – Strongyloides stercoralis; Pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo.
Dentre os objetivos discutidos em tutorias e aulas de fundamentação onde foram definidas algumas consequências das alterações no metabolismo da hemoglobina e do ferro, responda:
Quais as prováveis alterações para o caso acima e que consequências patológicas resultariam delas? Justifique sua resposta.
Explique e associe o metabolismo do Ferro com o do grupo heme.
Dentre os microminerais, o ferro é um dos mais importantes. Explique os mecanismos de regulação do metabolismo do ferro.
Por definição o hemograma é o “nome dado ao conjunto de avaliações das células do sangue que reunido aos dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas de grande número de patologias”
(P3)Explique os principais parâmetros utilizados para a realização de um hemograma completo.
Cite os principais exames laboratoriais utilizados no diagnóstico da anemia e da icterícia.
Explique os mecanismos de regulação do metabolismo do ferro, destacando os fatores endógenos que podem alterar os níveis do ferro no sangue e nos tecidos periféricos.
Explique a degradação do grupo heme e o destino de seus metabólitos.

Outros materiais

Perguntas Recentes