Buscar

Prova Fabricio-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova do fabrício:
1- Descreva o processo do Sistema de Tratamento por Membranas.
O processo com membrana funciona como uma barreira capaz de separar duas fases restringindo total ou parcialmente o transporte de uma ou mais espécies químicas presentes nessa fase. A força motriz do processo é a pressão
*Pressão Osmótica: é a pressão que deve ser aplicada à solução para impedir a passagem do solvente através da membrana semipermeável
2- Quais os tratamentos adicionais usados para água de geração de vapor?
Dureza: Resina de Troca Iônica tratamento que visa a remoção dos íons dissolvidos na água causadores de problemas, tais como cálcio, magnésio, sílica, etc. Este processo faz uso das chamadas resinas de troca iônica.
Íons: Processo de osmose reversa, consiste em fazer a água previamente filtrada passar por dispositivo normalmente cilíndrico denominado “permeador”, onde os sais presentes na água são retidos por membranas seletivas especialmente fabricadas.
O2: Desaeradores
Abrandamento: Consiste na remoção de cálcio e magnésio da água. Faz uso de resinas que trocam íons sódio (Na+) ou hidrogênio (H+).
Desmineralização: processo completo, removendo os íons positivos e negativos da água e deixando-a praticamente isenta de materiais dissolvidos.
Obs. Agua para Caldeiras:
	Menor quantidade possível de sais e óxidos dissolvidos
	Ausência de oxigênio e outros gases dissolvidos
	Isenta de materiais em suspensão
	Ausência de materiais orgânicos
	pH adequado (faixa alcalina)
3- Qual relação entre os tipos de sistema de água de refrigeração e o tratamento utilizado?ps. os tipos imagino que seja sem/com reciclo e tal.
Os sistemas de refrigeração de uma industrias podem ser fechados, semi abertos e abertos.
Em sistemas fechados a agua utilizada para refrigeração circula pelo sistema, sem ter contato com a atmosfera, não há concentração de sólidos DISSOLVIDOS, não há necessidade de purga, sendo o sistema fechado não há limites para uso de produtos químicos, tornando mais eficaz o controle de corrosão e incrustação. 
Em sistemas semi abertos a agua resfriada em torres de resfriamento, nesses tipos de sistema é necessário tratamento da agua para se controlar a Dureza da agua, sólidos suspensos, Matéria Orgânica, Sílica, pH, LSI, sendo necessários purgas. 
Em sistemas abertos utilizam aguas de lagoas ou rios, não sendo possível realizar tratamento químico, sendo possível apenas o gradeamento para impedir a entrada de materiais grosseiros no sistema de refrigeração. 
4-Como é feito o processo de desinfecção? A desinfecção da água pode ocorrer por meio de métodos químicos, como cloração, dióxido de cloro e ozônio, ou por métodos físicos, como a radiação ultravioleta e a filtração por membranas. 
As formas mais comuns de desinfecção da água são: ozonização, dosagem de hipoclorito, cloração e lâmpada de ultravioleta.
Obs sobre desinfecção:
Desinfecção é um processo que leva à redução de microorganismos patogénicos para concentrações que não infectam o ser humano
Para ser utilizado como desinfectante uma substância/processo tem que ter algumas características, das quais se destacam as seguintes:
- Largo e rápido efeito biocida – Largo espectro de utilização
- Baixas concentração de aplicação.
- Efetividade, mesmo a baixas temperaturas.
- Baixa Toxicidade.
- Alta sustentabilidade - não corrosivo.
- Não influenciável por substâncias orgânicas e inorgânicas.
- Barato
- De fácil manuseamento.
O cloro (Cl2) é o desinfectante mais utilizado para a desinfecção de água para consumo humano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais