Buscar

Questões antigas-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVAS ANTIGAS PARA (1 PROVA)
1-Quais as principais causas do aparecimento de gostos e odores? Como podemos controlar o seu desenvolvimento?
Podem ser causas naturais ou artificiais. Naturais: algas, vegetação em decomposição, bactérias, fungos, compostos inorgânicos, como gás sulfídrico, sulfatos e cloretos. Artificiais: águas residuais domésticas ou industriais que contenham fenóis, crisóis, meracaptanas e aminas.
Podem ser totais ou parcialmente controladas pelo processo de CLARIFICAÇÃO com o qual as impurezas que causam o gosto e o odor são transformadas em partículas maiores (flocos) e então removidas por decantação e filtração.CLORAÇAO: usa-se quantidade maior de cloro do que o necessário para desinfeção. Quando o problema são os compostos Aromáticos fenol, cresol,. se faz SUPERCLORAÇÃO: ocorre quebra do anel benzênico formando ácido málico. Dessa maneira esses aromáticos são destruídos ou convertidos a substâncias insípidas.
2-Quais são os problemas decorrentes das deficiências ocorridas na lavagem de um filtro rápido?
A lavagem do filtro rápido processa-se invertendo o fluxo de água (penetra no sentido inverso da filtração). Operação realizada com taxa maior que a de filtração, para que todo material depositado se livre do meio filtrante, pode ocorrer uma expansão no volume de meio filtrante de 40 a 50%, Quando a velocidade ascensorial do fluxo de lavagem é menor que a velocidade sedimentação não ocorre lavagem. Quando velocidade ascensorial for maior do que o valor critico da velocidade de sedimentação ocorre borbulhamento da arreia do leito filtrante.
Em um filtro de areia, um dos sinais que eu tenho que fazer uma renovação no filtro, é exatamente a turbidez, quando ela passa de um determinado nível é feita uma retro lavagem desse filtro para que ele volte ter a eficiência do início do processo. Se eu filtro a minha amostra e removo esses sólidos tenho a cor verdadeira.
3-Qual a relação do efeito de flocos fracos na qualidade de um filtro rápido e a duração de carreira do mesmo?
Esses flocos fracos são produzidos por águas de barragens, lagos e açudes (maior cor menor turbidez) são flocos leves e de baixa resistência mecânica, logo são carregados em maior proporção para os filtros e penetram mais no leito filtrante. Então diminui a qualidade do filtro e faz com que eles tenham menor carreira, ou seja, são lavados com mais freqüência e com maior volume de água.
4- Por que razão existe uma tendência de redução da qualidade da água filtrada quando se empregam taxas de filtração crescentes?
Para aumentando a taxa de filtração e a vazão de saída, isto é, filtra mais rapidamente logo vai ocorrendo um a acúmulo das partículas ao longo do leito filtrante e estas formam bolas de lodo que por sua vez formam caminhos preferenciais fazendo com que a água passe direto, sem ser filtrada, diminuindo a qualidade da água.
5-Em que condições são gerados nas ETAS os THM como evitar sua formação? A geração de THM é verificada quando o cloro livre está presente e a água contém os chamados precursores, normalmente as substâncias húmicas. A diminuição do pH ajudaria a evitar sua formação. Outros desinfetantes, denominados alternativos, como o Dióxido de Cloro, Ozônio, Peróxido de Hidrogênio, radiação Ultra-violeta ou a combinação de alguns destes não causam a formação de THM, mesmo quando há quantidades apreciáveis de substâncias húmicas na água,.
Para evitar a formação destas substâncias indesejáveis pode-se retirar os precursores da água ou usa desinfectantes alternativos.
6- Em que condições se deve usar na desinfecção de uma água à cloração (Break Point)?
Quando a relação Cl2/NH3-N for igual a 7,6; porque daí ocorre , teoricamente, a oxidação de toda amônia disponível.
Usamos o grupo coliformes como indicador de microrganismos patogênicos. Indica quanto o tratamento de desinfecção foi eficiente, por exemplo se elimino 99,9% de coliformes, significa que eliminei também 99,9% de microrganismo patogênicos. 
7-Diga como pode ser determinado o tempo real de detenção no floculador. Qual a importância desse tempo sobre a qualidade da água floculada?
O tempo de detenção é aquele que a água leva para completar o volume do tanque. Sendo teoricamente este tempo igual a volume do tanque dividido pela vazão de água. O tempo de detenção real sempre é menor do que o teórico.
8- De que forma podemos controlar o crescimento de algas em águas superficiais onde as condições de nutrientes e temperaturas são favoráveis?
Controla-se com sulfato de cobre que oxida a matéria orgânica. Ele é colocado direto no manancial e preso em um saco com barco que anda pelo manancial espalhando-
9- Se na amostra da água bruta estiver ocorrendo manganês solúvel (Mn+2) que alternativa pode ser usada para sua remoção na fase de clarificação? Neste caso, como ficaria a adição dos produtos químicos (seqüência)?
Manganês: cloro oxida o manganês solúvel Mn2+ a dioxido de manganês insolúvel MnO2 que pode ser removido por filtração. O manganês só ppt em alta pH então coloca-se cal, depois faz-se pré-cloração e segue a sequência normal.
Ferro: o cloro oxida ferro ferroso sal a hidroxido ferrico insolúvel que é removido na decantação ou filtração. É mais simples ser removido por aeração.
10- O que se entende por cloração ao Break Point? Quais as vantagens que este processo apresenta com relação a cloração com residual combinado?
É a dosagem apara qual deveria ser oxidada toda amônia disponível. A vantagem é que quando o Break Point for atingido (ponto de máximo na curva) toda amônia disponível já foi oxidada pelo cloro formando as cloroaminas e a partir daí todo o cloro que for adicionado aparecerá como cloro residual e será usado na desinfecção.
11- Uma água proveniente de um poço artesiano profundo com elevado teor de ferro é misturada antes da chegada na estação de tratamento com uma proveniente de barragens (alta cor e baixa turbidez) Qual será a sequência de tratamento aconselhado ? PQ?
1º- aeração para remover ferro. 2º- clarificação para baixos pHs, pq altas pHs fixa cor e então baixa-se pH para remover a cor. 3º- leite de cal (saída do flucolador), para altos pHs (não pode distribuir águas com baixo pHs) e cria turbidez para facilitar a formação do floco. 4º- segue-se o tratamento normal.
12- Por que ocorre na prática a diminuição na vazão de um filtro? Como se procede para evitar?
A perda de carga será sempre proporcional a quantidade de material depositado sobre ou entre o leito filtrante, isto é, quanto maior quantidade de impurezas se depositar no leito, tanto maior será o atrito e menor a vazão. 
Uma maneira de se reduzir ou evitar a pressão negativa, é manter uma altura mínima de água no filtro (1,4 a 1,6 m), quando o mesmo se achar em funcionamento, ou ainda realizar limpeza no filtro para remoção das partículas que estão causando a perda de carga.
13- Por que amônia anidra é adicionada a água na cloração?
Há a formação de cloraminas (mono e dicloraminas), cujas concentrações relativas dependem do pH da água
A. Vantagens da cloraminação:1. As cloraminas são mais estáveis do que soluções diluídas de cloro e mantém o seu poder germicida por períodos mais longos e isso é especialmente verdadeiro nos climas quentes; 2.As cloraminas não são consumidas na oxidação de impurezas orgânicas como ocorre com o cloro; 3. As cloraminas não dão gosto com o fenol 4. As cloraminas são a melhor defesa contra ovos e larvas de parasitas humanos e isto é vantajoso nos climas tropicais;
B. Desvantagem da cloraminação: A principal desvantagem das cloraminas é o seu poder desinfectante mais fraco que o ácido hipocloroso. Outra desvantagem é que para as cloraminas serem estáveis deve haver algum excesso de amônia presente e esse excesso pode depois servir de nutriente para o desenvolvimento e multiplicação das bactérias no sistema de distribuição.
14- Quais as impurezas mais comuns removidas no tratamento de águas superficiais de consumo público?
Cor: substâncias em solução causadas devido a matéria oprgânica em
decomposição, raizes, extrato de folhas.
Turbidez: substâncias em suspensão como, argilas, areias, bactérias e algas.
15- Em relação a desinfecção qual seria o melhor ponto para aplicação do cloro?
Após a filtração, no efluente do filtro.
16- Como se formam as bolas de lodo na superfície do leito filtrante?
Quando for alta a taxa de filtração e a vazão de saída filtra-se mais rápida, então ocorrendo um acúmulo de partículas que vão formando as bolas de lodo.
17- Explique por que o uso de ozônio na desinfecção de águas poluídas apresentam vantagens em relação ao cloro?
1- não forma THM; 2- destruição de algas; 3- aumenta a duração de carreira de um filtro; 4- redução da dosagem de coagulante;5- oxidação de material orgânico e inorgânico;6- remove cor e turbidez;7- remove sabor e odor.
18- Por que motivo o tempo de detenção teórico de um floco em um decantador é sempre inferior ao real?
Porque em toda a instalação existem espaços mortos, curtos circuitos, ..., que causam perda de carga e o tempo teórico leva isso emconsideração, então o tempo teórico é maior que o tempo real.
19- Se num manancial estiver ocorrendo o desenvolvimento de algas do tipo anabaena (odor a pó de gafanhoto) comum em barragens nos meses mais quentes, qual seria o tipo de tratamento adequado para remoção do odor/sabor transmitido pela mesma?
Quando o problema são os compostos Aromáticos fenol, cresol,.., se faz SUPERCLORAÇÃO: ocorre quebra do anel Benzênico formando ácido málico. Dessa maneira esses aromáticos são destruídos ou convertidos a substâncias insípidas.
Controla-se com sulfato de cobre que oxida a matéria orgânica. Ele é colocado direto no manancial e preso em um saco com barco que anda pelo manancial espalhando-
20- O que você entende por carreira de um filtro? De que mesmo depende?
Carreira de um filtro é a freqüência que um filtro é lavado, tempo entre um lavagem e outra. É determinado pela turbidez final (10-20 mg/L de SiO2).
21- Qual a influência do tempo de permanência e do gradiente de velocidade na turbidez residual de uma água no floculador?
Tempo de permanência é maior que o tempo teórico. A turbidez baixa e é mais difícil de formar o floco. É quanto a velocidade, esta deve diminuir ao chegar no floculador para que aumente a turbidez e favoreça a formação do floco.
22- Numa água proveniente de um manancial de superfície quais são os fatores que devem ser levados em consideração para a escolha do melhor ponto para a aplicação do cloro?
	presença ou não de matéria orgânica; 2- presença ou não de fenóis; 3- proteção do filtro; 4- residual de cloro na água a ser distribuída.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais