A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
TÍTULOS DE CRÉDITO- EMPRESARIAL APLICADO II - RESUMO PARA AV3 E CASOS CONCRETOS

Pré-visualização | Página 3 de 3

quintos) das dívidas com credores quirografários. Esse pedido foi acompanhado do respectivo plano de recuperação, nos mesmos moldes do que havia sido concedido em dezembro de 2012 pelo mesmo Juízo. O procedimento adotado pela empresa teve como principal finalidade afastar qualquer possibilidade de pedido de falência, bem como priorizar o recebimento dos créditos que estavam vencidos em detrimento dos vincendos, caso a falência fosse decretada. Considerando esses dados, emita sua opinião legal, de maneira fundamentada, com base no pedido formulado pela empresa, à luz do ordenamento jurídico em vigor.
O pedido não deve ser acolhido por não atender aos requisitos básicos para a propositura da recuperação extrajudicial, tendo em vista que a empresa já havia pedido recuperação há menos de 2 anos e por envolver créditos trabalhistas.
CASO 12 - (TJ/RJ – Juiz - 2013) Determinada empresa ingressa com pedido de recuperação judicial perante uma das Varas Empresarias do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tendo o juiz deferido seu processamento.
a) Discorra sobre a possibilidade, ou não, da prorrogação do prazo de 180 dias previsto no art. 6º, parágrafo 4º da Lei nº 11.101/2005.
Pela interpretação da lei de Falência o prazo é improrrogável. No entanto, o STJ entende pela possibilidade de prorrogação de tal prazo, principalmente se o atraso no processamento não ocorrer por culpa da empresa recuperanda.
b) Responda, de forma fundamentada, se o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio se sujeita à recuperação judicial.
Não, tal crédito não estará sujeito aos efeitos da recuperação judicial.
CASO 14 - João Lima Artigos Esportivos Ltda. celebrou contrato de locação de imóvel comercial, localizado na Galeria Madureira, para a instalação do estabelecimento comercial da sociedade. Atingida por forte crise setorial, a sociedade acumulou dívidas vultosas e não conseguiu honrá-las. Com a decretação da falência, como ficaria a situação do contrato de locação comercial celebrado pelo locatário? 
O referido contrato de locação, deverá ser mantido, mas poderá ser denunciado a qualquer tempo, pelo administrador judicial, em acordo com a lei.
CASO 15 - A assembleia geral de credores da sociedade falida “Concessionária de Veículos Pereira Ltda.” aprovou, com o voto favorável de credores que representam 3/4 (três quartos) dos créditos presentes à assembleia, a constituição de sociedade formada pelos empregados do próprio devedor. Sobre esta modalidade de realização do ativo, determinado credor que votou contrariamente, questiona sobre a legalidade desse procedimento. Responda ao questionamento do credor, fundamentando sua resposta. 
É totalmente amparada pela legislação falimentar. No caso de constituição de sociedade formada por empregados do próprio devedor ,estes poderão utilizar créditos derivados da legislação do trabalho para a aquisição ou arrendamento da empresa.