Buscar

AP1 Gestão Empreendimentos Turísticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AP1 Gestão Empreendimentos Turísticos
Questão 1 (2,5 pontos)
Desenvolva uma análise sobre o surgimento da hotelaria no Brasil e no mundo.
R. A hospedagem no Brasil e no mundo, teve vários ciclos de desenvolvimento da hotelaria, que acompanharam 
o desenvolvimento histórico da própria humanidade, adaptando-se aos diferentes contextos econômicos, sociais, culturais e ambientais. A origem do conceito moderno de meios de hospedagem e o nascimento da hospitalidade comercial são dois dos movimentos mais importantes desse desenvolvimento histórico, pois transformam uma atividade antes graciosa em um negócio, cuja importância é notável e crescente, em todo o mundo. Desde a antiguidade, já havia referências ao ato social da hospitalidade, vista nos termos de um compasso moral e legal, ou seja, percebida como um gesto que era visto como virtude e que, portanto, deveria ser dado em respeito aos mais desvalidos. Isso, muitas vezes, era feito com base em códigos morais ou leis locais.
Questão 2 (2,5 pontos)
Disserte sobre a expansão do seguimento hoteleiro e a importância econômica do setor.
R. O segmento hoteleiro representa parte da infraestrutura turística de determinada localidade. Devido a tal característica o setor atua oferecendo suporte ao turismo e também a muitas outras atividades econômicas, que podem ou não se relacionar com o turismo de negócios. Já se sabe que os meios de hospedagem estão espalhados por praticamente todas as regiões do país. Ressalta-se, no entanto, que este setor é de grande importância para a economia, uma vez que o mesmo consome uma grande e variada linha de produtos, utiliza mão de obra com atuação em diferentes áreas, contribui com os órgãos governamentais através do pagamento de uma série de impostos e ainda favorece o aquecimento da economia local através da geração de empregos e da expansão do setor de serviços. Para se manterem no mercado, os meios de hospedagem comercializam diferentes tipos de produtos. Contudo, é importante ressaltar que o objetivo fundamental da hotelaria é a comercialização de hospedagem, ou seja, a locação de unidades habitacionais. Atualmente, além dos ganhos com hospedagem, os hotéis também garantem receitas com muitos outros produtos ou serviços, como a venda de alimentos e bebidas em diferentes setores do hotel, a comercialização de espaços e equipamentos para eventos e ainda por meio de serviços, como a troca de moedas estrangeiras (câmbio), serviços de lavanderia, cabeleireiros, spas, internet, estacionamento, dentre outros. Podemos concluir que o setor hoteleiro é de fundamental importância para o desenvolvimento de regiões turísticas e também para localidades com potencial para o turismo de negócios. Devido a isso, esperam-se, para os próximos anos, novos e constantes investimentos no setor. Acredita-se que esta expansão pode ser acompanhada da criação de novos postos de trabalho, da construção de equipamentos hoteleiros mais modernos e de novos investimentos em uma mão de obra mais qualificada e preparada para atuar em um segmento altamente complexo. 
Questão 3 (2,5 pontos)
Explique a relevância da hospitalidade para a atividade hoteleira e como isso influenciou inclusive adaptações arquitetônicas para criar um ambiente mais propicio, inclusive nas questões relacionadas à acessibilidade.
R. Durante o estudo vimos o quanto os meios de hospedagem são indispensáveis para a atividade turística. Estudamos também que existem vários tipos deles, adaptados a diferentes situações econômicas, a diferentes motivações e necessidades e a diversos destinos. Há muitas nomenclaturas que definem cada um desses tipos. Compreender bem as diferentes necessidades dos turistas e o que cada meio de hospedagem oferece é uma das importantes atribuições de qualquer profissional que pretenda trabalhar com agenciamento, aconselhamento de viagens ou hotelaria. Adequar o tipo de equipamento à necessidade do hóspede, e às vezes, ao ambiente, é fundamental para o sucesso do negócio.
Questão 4 (2,5 pontos)
Explique a importância do gerente geral na otimização dos resultados de um empreendimento hoteleiro.
R. o gerente-geral é o indivíduo responsável pela tomada de decisões final a respeito das políticas e dos procedimentos operacionais específicos da unidade. O Gerente-geral é também o líder da equipe de gestão do hotel”. desempenha trabalhos variados relacionados, por exemplo, aos hóspedes, aos funcionários e aos resultados globais do empreendimento

Outros materiais