Buscar

AP1 Transportes Turísticos II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AP1 Transportes Turísticos II
QUESTÃO 1 (3,0 PONTOS): O debate sobre mobilidade intradestino é relativamente recente, e tem ganhado destaque no âmbito das pesquisas e políticas públicas de desenvolvimento de destinos turísticos, sobretudo no contexto dos megaeventos. Considerando este panorama, responda: a) O que é mobilidade intradestino? b) Cite 03 (três) estratégias que podem ser utilizadas para amenizar os problemas no sistema de transporte urbano causados pela mobilidade de turistas. R. A mobilidade intradestino é o padrão de deslocamento dos turistas dentro do destino turístico. Compreende então os movimentos entre terminais de transportes, de terminais de transportes para meios de hospedagem, para atrativos turísticos, dentre outros. para diminuir os problemas causados pelos impactos dos padrões de mobilidade intradestrino dos turistas nas cidades, pode-se adotar algumas estratégias: cidades livres de carros, gestão do fluxo de veículos de turismo, melhorias na acessibilidade de longa distância, serviços de transporte urbano flexíveis, gestão da demanda turística integrada ao planejamento de transportes, aplicações da tecnologia da informação. 
QUESTÃO 2 (2,0 PONTOS): Diversos autores distribuem o processo de planejamento do turismo em destinos em cinco fases principais: análise do ambiente; diagnóstico; prognóstico; estratégia; implantação; e avaliação. Destas etapas, escolha 02 (duas) para analisar a interface entre planejamento de destinos e planejamento de transportes.
R. A definição da área de estudo para o planejamento de transportes nem sempre corresponde aos limites geográficos, políticos e admonistrativos de um único destino turístico ou região turística.
No planejamento de transportes existe a possibilidade de se definirem linhas imaginárias que auxiliam na delimitação da área de estudo e no estabelecimento das zonas de tráfego.
Auxiia na definição de pontos de coletas de dados, que posteriormente servirão para a construção de modelos e tomadas de decisões relacionadas à implantação ou à melhoria dos sistemas de transportes
QUESTÃO 3 (2,0 PONTOS): Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das afirmações a seguir. 
a) (V) Os polos geradores de viagens são locais capazes de exercer grande atratividade sobre a população. 
b) (F) Atrativos turísticos, terminais de transportes, hospitais e hotéis são polos geradores de viagens de natureza turística. 
c) (V) O “Programa de Regionalização do Turismo”, do Ministério do Turismo, cria e fomenta o desenvolvimento de roteiros integrados comercializáveis que, de um modo geral, promovem a mobilidade entre destinos turísticos emissores e receptores. 
d) (V) No planejamento dos transportes é usual dividir as áreas geográficas em cordon lines e screen lines. Uma screen line, na maioria das vezes, coincide com um obstáculo natural ou construído.
QUESTÃO 4 (3,0 PONTOS): Explique o que é a estratégia de Yield management e qual a sua relação com os transportes? R. O yield management é uma técnica de maximização de receitas, com o objetivo de aumenta ro lucro líquido por meio da alocação prévia da capacidade disponível para os diversos segmentos de mercado, a um preço ótimo. 
 É vender o produto certo, para o consumidor certo, no tempo certo, e ao preço certo. Se relaciona com o elemento preço do mix de marketing. 
As empresas de transportes buscam estratégias de promoção a fim de diferenciar a oferta no mercado, com o objetivo de atrair um número maior de passageiros. 
É por isso que em um mesmo voo há pessoas que pagaram tarifas muito diferentes. 
Leva em consideração o momento em que a venda é efetuada, dando descontos iniciais aos viajantes: com muita antecedência; diferentes dias da semana; horários. 
Dias e horários de picos podem ser destimulados por meio de tarifas mais altas, e o contrario com tarifas mais atraentes.

Continue navegando