Buscar

Planejamento 7º e 8º ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANO DE AULA NA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
E.M.E.F PAULO RIZZIERI
TURMAS: 6º, 7º, 8º e 9 º ano
CONTEÚDO: Esporte – Voleibol 
JUSTIFICATIVA:
Por meio das observações das aulas e um diálogo com o professor, decidimos continuar com seu planejamento, sendo o tema/ conteúdo selecionado, o Esporte – Voleibol. O professor estava trabalhando apenas os fundamentos (saque, manchete, toque, rodízio). Irei trabalhar a historicidade do voleibol mostrando aos alunos a evolução do voleibol de 1980 a setembro 2018. O coletivo de autores (2012) orienta princípio da contemporaneidade liga-se também ao que é considerado clássico’’, pois apesar do voleibol ser um esporte clássico, ele jamais ira perder sua contemporaneidade. Entretanto conversando com o professor, pude perceber que esse esporte auxiliaria no treinamento de alguns alunos para os jogos escolares de Içara – SC (JOESI) que envolve as escolas do município. Seria uma preparação para a competição. E de acordo com o Coletivo de Autores, (2012), a relevância social do conteúdo implica em compreender o sentido e significado do mesmo para a reflexão pedagógica escolar, devendo oferecer subsídios para a compreensão dos determinantes sócio históricos do aluno. 
Segundo o Coletivo de Autores, (2012) é necessária a superação de práticas mecânico-burocrático (aplicar testes, selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) pela busca de práticas produtivo-criativas e reiterativas. Ou seja, o objetivo das aulas de educação física não se restringe alunos para a competição, e sim se apropriar do conhecimento, superar suas capacidades cognoscitivas e habilidades. Pude perceber que a maioria dos alunos conheciam os fundamentos mas não sabiam realizar. 
Por esse motivo, levei em consideração as suas capacidades cognoscitivas, onde poderíamos ampliar o conhecimento que já possuem. “Um dos princípios curriculares para a seleção dos conteúdos de ensino é o de adequação às possibilidades sócio-cognoscitivas do aluno. Há de se ter, no momento da seleção, competência para adequar o conteúdo à capacidade cognitiva e à prática social do aluno, ao seu próprio conhecimento e às suas possibilidades enquanto sujeito histórico." (COLETIVO DE AUTORES, 2012, p.36).
 OBJETIVO GERAL: Compreender a história do voleibol e aprimorar seus fundamentos e técnicas. 
 OBJETIVO ESPECIFICO: 
Compreender criticamente a historicidade do voleibol 
Desenvolver os fundamentos de defesa (toque e manchete), ataque (o saque), rodízio e as técnicas.
 5 – LINHA DE AÇÃO: 
5.1- O vôlei antigo e atual ( QUADRA)
No início apresentarei o tema a ser trabalhado e juntamente explicarei que o objetivo dessa aula é resgatar a historia do voleibol e aprimorar os seus fundamentos. Após, irei fazer uma aula pratica. Deixarei que eles joguem do jeito que eles conhecem. Por uns 25 minutos. Após sentaremos em circulo onde levantarei algumas perguntas como: 
1. Qual a diferença do voleibol de 1980 e do voleibol de hoje?
2. Quais regras tinham? E hoje?
3. O que sabem sobre o voleibol (historicidade, regras, fundamentos? 
4. Quais fundamentos vocês consideram difíceis para executar? 
No final da aula direi que na próxima aula iremos ver um vídeo e falaremos sobre o contexto histórico do voleibol para podermos contrapor o que sabemos com relação ao que será explicado. E pedirei para eles pesquisarem sobre as principais diferenças do voleibol de 1980 e de hoje.
De acordo com (COLETIVO DE AUTORES, 2012, p.33)
O confronto do saber popular (senso comum) com o conhecimento cientifica universal [...] é do ponto de vista metodológico, fundamental para a reflexão pedagógica. Isso porque instiga o aluno, ao longo de sua escolarização, a ultrapassar o senso comum e construir formas mais elaboradas de pensamento. 
5.2, 5.3 - Histórias do vôlei ( SALA DE AULA E QUADRA)
No início da aula, retomar o conteúdo que está sendo estudado com os alunos. Nessa aula, perguntarei se eles conseguiram fazer a pesquisa, escutarei e após mostrarei os vídeos dos jogos e explicarei o contexto histórico do voleibol através de slides, e faremos o confronto e a contraposição de saberes.
Conversaremos também, sobre a importância que este esporte possui na cidade em que a escola está situada, por fazer parte dos jogos escolares e de acordo com o Coletivo de Autores, (2012), a relevância social do conteúdo implica em compreender o sentido e significado do mesmo para a reflexão pedagógica escolar, devendo oferecer subsídios para a compreensão dos determinantes sócio históricos do aluno. 
Conversaremos também sobre as influências da mídia sobre este esporte, o porquê antes o jogo de voleibol não era transmitindo pela televisão, porque a futebol tem mais espaço nas mídias, fazendo dialogo e comparação com outros esportes coletivos, como por exemplo, o futebol, abordando neste sentido, o princípio da simultaneidade. Após iremos para quadra onde faremos o jogo com alguns fundamentos de antigamente (Lei da vantagem, saque queimado, recepção somente de toque).
5.4 – Mini vôlei: manchete, toque e saque (QUADRA)
Reflexão da aula anterior, lembrando um pouco das diferenças do voleibol antigo e do atual que foi discutido em debate em quadra. Discutirei: 
O que é defesa? ‘’ evitar que a bola caia no próprio campo’’ (coletivo de autores) 
Quais os fundamentos necessários na defesa? ‘’toque e a manchete’’ 
Após, irei fazer um mini vôlei, sendo feito na quadra com a rede de vôlei dividindo a quadra de vôlei em 4. Usarei cones para fazer a divisão da quadra. No primeiro momento, iram realizar somente a manchete, no segundo momento somente o toque, após os dois juntos e o saque. Neste momento irei orientando os alunos as técnicas dos fundamentos em questão. Logo faremos o Jogo do Recorde no formato de mini vôlei, será feito quatro grupos. Cada grupo deverá contar em voz alta quantos toques e manchetes conseguiram executar entre seus membros e ganha a equipe que conseguir controlar a bola pelo maior tempo, lembrando que será delimitado os toques e manchetes, começando com 5, se conseguirem irei aumentando conforme a necessidade. Após faremos com dois grupos e depois faremos só um grupo e vamos vê o quanto de toques que conseguem sem deixar a bola cair.
Reflexão no final da aula, lembrando um pouco do que foi trabalhado em quadra com relação aos fundamentos. Sobre os fundamentos e fazendo um recorte da aula sobre a história. 
E analisar se o objetivo da aula foi alcançado, e se os alunos possuem alguma dúvida perante a essa aula.
5.5, 5.6 – Mini vôlei - manchete, toque e saque e rodízio (QUADRA) Reflexão da aula anterior, lembrar um pouco do que foi discutido em sala e sobre os fundamentos. No momento seguinte farei uma rápida explicação para os alunos sobre a importância dos três toques, para que eles possam tirar dúvidas possíveis e compreender um pouco melhor a dinâmica do jogo. Após a explicação, levarei os alunos para a quadra onde faremos o mini vôlei destacando os fundamentos e iniciando o rodízio. Começaremos que so a posição 3 pode tocar a bola para o outro lado, a segunda bola tem que ser tocado para o levantador. 
Logo dividirei a primeiro momento irei dividir em 4 ou 5 grupos, tendo dois textos para cada grupo, esses textos serviram como base para estarem elaborando perguntas, cada grupo irá elaborar 7 perguntas, terá um tempo estipulado para terminarem, no segundo momento irei recolher os textos e as perguntas, passarei somente as perguntas para o outro grupo que terão que responder. Após todos responderem irei questionar o que aprenderam durantes as aulas, o que foi relevante, deixarei que discutam sobre o assunto. 
Reflexão final da aula: uns 5 minutos antes de acabar a aula, fazer uma roda de conversação e recapitular rapidamente, o que foi desenvolvido na aula, se o objetivo da aula foi alcançado, e se os alunos possuem alguma dúvida perante a essa aula.
6 - Procedimento de Avaliação: apropriação e entendimento do conteúdo apresentado por meio de práticas e debates.
7 – Recursos materiais: bolasde vôlei, rede de vôlei 
8 - Espaço pedagógico: quadra e sala de aula.
9 – Bibliografia: Materiais utilizados na disciplina de voleibol

Outros materiais