Buscar

Empresarial II - Nota promissória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Empresarial II
Nota Promissória
Diferente da letra de câmbio, a nota promissória é uma promessa de pagamento de quantia certa em face de um tomador ou beneficiário.
Saque da nota promissória
Toda promissória é uma promessa de pagamento cujo saque ou emissão dá origem a dois sujeitos cambiários: um sacador ou emitente, que será sempre o devedor principal e um tomador ou beneficiário que recebe a cártula e na data de vencimento do título procura o sacador para fins de pagamento. Nas promessas de pagamento não existe a figura do intermediário do sacado, consolidando-se o sacador como devedor principal desde a data da emissão ou do saque.
Obs.: nota promissória não é compatível com os institutos da cláusula não aceitável, variante da cláusula não aceitável e prazo de respiro.
Obs2: a nota promissória sacada de forma incompleta permite que o tomador ou beneficiário nos limites do ajuste com o sacador ou emitente complemente as lacunas ou omissões no corpo do título, por exemplo, a data de vencimento e o nome do beneficiário do título.
Nota promissória vinculada a contratos bancários
Toda promissória emitida por um banco ou instituição financeira que possuir no corpo do título o número de série do contrato que deu origem a sua emissão ou qualquer referência expressa que permita identificar o contrato continua podendo circular tanto por endosso, quanto por cessão civil, e na hipótese do endosso continua garantindo solvência e existência. No entanto, quem recebe por endosso tem ciência de que a nota está vinculada a um contrato e em caso de cobrança da promissória poderá ser atacado não apenas por vícios formais, mas também por vícios do negócio jurídico. Não se aplica o subprincípio da inoponibilidade nas promissórias vinculadas a contratos. Ex.: em contratos de empréstimo com cláusula de juros ou de crédito rotativo, a nota promissória que foi emitida vinculada a tais contratos permite que a validade do título seja contaminada por um vício do negócio jurídico originário ainda que tenha circulado por endosso e ainda que o endossário não tenha participado do negócio jurídico originário.
A nota promissória passa a ser acessório do negócio jurídico principal inclusive em relação a liquidez desse negócio jurídico. A promissória sacada em decorrência de contratos ilíquidos por ser acessório que segue o principal também se torna um título ilíquido, não sendo possível segundo o STJ a cobrança da promissória via ação de execução dada a iliquidez da nota, remetendo-se as vias ordinárias. Num segundo momento, o mesmo STJ também considerou que os bancos eram carecedores do direito de ação, ainda que juntasse a promissória um demonstrativo por memorizado dos cálculos, o contrato de crédito rotativo, por ser um valor apurado de forma unilateral pelos bancos, remetendo-os novamente as vias ordinárias. Restando pacificado ser possível somente a utilização da ação monitória para a cobrança de tais promissórias, tornando-se matéria sumulada – súmula 247 do STJ.
O ASSUNTO ACIMA CAIRÁ NA PROVA.
Cláusula-mandato
É uma cláusula inserida pelos bancos quando celebram um negócio jurídico com o consumidor, permitindo que aqueles (os bancos) atuem como procuradores do contratante, oportunidade em que poderão sacar uma promissória para representar a dívida do contrato alongando o prazo prescricional para a cobrança do valor e permitindo a venda do título para uma empresa de cobrança especializada permitindo a interrupção da prescrição e a renovação total do prazo de cobrança. A súmula 60 do STJ reputa ilegal essa cláusula por afronta ao art. 57, VII do CDC.
Vencimento da nota promissória
Nota promissória com data certa – no corpo da nota restam discriminados dia, mês, ano do vencimento do título;
Nota promissória à vista – é aquela que não possui nenhuma indicação no campo destinado a data de vencimento do título, presumindo-se o seu vencimento no prazo de um ano a contar da emissão do título;
Nota promissória a certo termo de à vista – a única hipótese em que o aceite é compatível com a nota promissória na qual o beneficiário do título deverá procurar o sacador em duas oportunidades: uma primeira para a literização do aceite no título dando-se início ao transcurso do prazo de vencimento; e uma segunda oportunidade quando deverá procurar o sacador na data do vencimento da nota;
Nota promissória a certo termo da data – nesta nota a data de vencimento é um intervalo de tempo estipulado pelo sacador cujo início do prazo é a emissão da nota.
Prescrição da nota promissória
A prescrição é trienal a contar da data de vencimento do título com a possibilidade de ação monitória em um prazo de cinco anos, também da emissão do título só que para discutir a causa debendi e não a nota.
Protesto da nota promissória
O protesto da nota promissória é de 1 dia útil a conta do vencimento e da origem, há dois efeitos jurídicos: o primeiro, constitui o devedor em mora; o segundo permite a cobrança do devedor principal e dos endossantes coobrigados.

Outros materiais