Buscar

Sistema Respiratório Anatomia

Prévia do material em texto

Sistema Respiratório
Anatomia de Órgãos e Sistemas
(Adriana Maia)
 Hematose Pulmonar
O Sistema Respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar. 
Como funciona o sistema respiratório?
(RESUMO) O oxigênio (inalado do ar, inspirado da atmosfera) percorre todo um caminho até chegar aos pulmões para ser então transferido para o sangue (na Pequena Circulação), momento em que o sangue transfere para esse ar o dióxido de carbono (CO2) que havia capturado dos tecidos do corpo (quando estava no seu trajeto da Grande Circulação) e que será exalado para fora do nosso corpo.
(CAMINHO DO AR) O ar vai entrar pelas narinas e seguir um trajeto turbulento pelas vias aéreas superiores, onde será filtrado, aquecido e umidificado.
Na sequência, o ar vai passar pela traqueia até entrar na árvore brônquica e, então, seguir o seu trajeto por vias cada vez mais estreitas até atingir os alvéolos pulmonares. A primeira parte do trajeto é a mais longa e ocorre pelas vias condutoras. No final, chegaremos às vias respiratórias onde o oxigênio inalado será entregue ao sangue venoso que veio do coração (pequena circulação) e o sangue, em troca, entregará aos pulmões o dióxido de carbono. E, então, iniciará a viagem de retorno..
O trajeto de volta seguirá exatamente a mesma rota, porém em direção contrária até o ar ser expirado do nosso corpo pelas narinas.
Componentes do Sistema Respiratório
 → Laringe: composta por 9 cartilagens – 2 delas ímpares (a cartilagem tireóide e a cartilagem epiglote).
→ Epiglote: responsável pelo fechamento da laringe no momento da deglutição – para que nenhum alimento seja aspirado.
→ Traqueia: é composta por semi anéis cartilaginosos, onde na sua região posterior existe o músculo traqueal. Esse músculo é muito importante quando na necessidade de expelir algum objeto – ele vai reduzir a luz do vaso para que o ar saia com uma velocidade maior (até 160 Km/h).
Ainda na traqueia, temos o Epitélio Ciliado. Este vai estar sempre levando muco com possíveis sujeiras que são captadas na traqueia em direção às vias aéreas superiores.
Ao final da traqueia, vai existir uma Bifurcação onde vão iniciar as Árvores Brônquicas. Bem nessa bifurcação, nós temos uma Quília – a Carina.
→ Carina: a carina seria a nossa última proteção. Ela é extremamente sensível – se qualquer objeto bate nela, ela vai gerar um estímulo de tosse expulsatório. 
Na sequência temos os:
→ Brônquios Principais: o direito e o esquerdo.
O brônquio direito é mais propenso à objetos aspirados percorrerem esse percurso, já que ele é mais verticalizado, mais calibroso e mais curto do que o brônquio principal esquerdo.
Pequena Circulação (Circulação Pulmonar) x Grande Circulação (Circulação Sistêmica)
Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar:
O sangue chega no coração no A.D. pelas veias cavas;
O sangue vai para o V.D. pela abertura da válvula tricúspide;
O sangue vai para os pulmões pela artéria pulmonar;
Trocas gasosas ocorrem nos pulmões (CO2 – O2).
Grande Circulação ou Circulação Sistêmica:
O sangue volta para o coração e chega no A.E. pelas vias pulmonares;
O sangue vai para a V.E. pela abertura da válvula mitral;
O sangue vai para todo o corpo pelas artérias aorta e sistêmicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes