Buscar

proc de conhec do trab questoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A composição com concessões recíprocas, que afasta os riscos da demanda (de uma sentença ou acórdão desfavorável), a lentidão e o custo do Judiciário, eliminando a sobrecarga, é chamada de: E conciliação, cuja tentativa é obrigatória em pelo menos duas fases do processo trabalhista.
A provocação da comissão de conciliação prévia pelas partes: A suspende o prazo prescricional, que volta a correr da tentativa frustrada de conciliação.
Quanto às provas, é correto afirmar que: D aplica-se ao processo do trabalho o princípio inquisitório, segundo o qual o juiz dirige a instrução processual, permitindo só as provas relevantes e de fatos que interessam; recusa diligências desnecessárias e indefere as protelatórias, ou que não interessam para a solução do litígio.
Quanto aos requisitos da petição inicial, é INCORRETO afirmar que: A não pode ser verbal.
O não comparecimento do reclamante e da reclamada implicam, respectivamente, em: C arquivamento e revelia, que traz como consequência a confissão.
Assinale a alternativa CORRETA: C em caso de inépcia, o juiz pode indeferir a petição inicial antes de ouvir o réu.
Assinale a alternativa INCORRETA: B A emenda, o complemento ou esclarecimento deve ser feito em 5 (cinco) dias, pelo reclamante, sob pena de inépcia.
Assinale a alternativa incorreta: E Controvérsia são as razões de fato que o autor alega para exigir sua pretensão, com as quais o réu concorda.
Quanto às exceções, assinale a alternativa correta: C são consideradas defesas indiretas, não contrariam frontalmente o fato afirmado na inicial, mas opõem outros motivos que excluem ou impedem os efeitos da inicial, devendo ser decididas antes do mérito e suspendendo a instrução normal do feito.
Analise as proposições seguintes e assinale a alternativa correta: I. No rito sumaríssimo o indeferimento da inicial ocorre se o reclamante não formula pedidos com valores determinados ou não fornece nome e endereço correto do empregador. II. O indeferimento da inicial leva à extinção do feito sem análise de mérito, como regra geral. III. Havendo recurso contra a sentença terminativa de arquivamento o juiz tem 5 dias para reformar a sua decisão, ordenando seja assim processada a reclamação. É (são) correta(s): D Todas as proposições.
Quanto à providência jurisdicional, as ações individuais podem ser: A ações de conhecimento, em que o Judiciário diz se o direito material existe ou não, sem compelir a parte contrária a cumprir o resultado; ações executórias, para que ocorra o cumprimento da obrigação por parte do devedor; de tutela provisória; e ações mandamentais, que visam o cumprimento de uma ordem por parte de autoridade.
Quanto à composição dos Tribunais Regionais do Trabalho, é possível afirmar que: B advogados e membros do Ministério Público do Trabalho devem compor 1/5 do total de membros de cada TRT.
Assinale a alternativa correta: I.A reconvenção não é possível no processo trabalhista, pois a audiência é una e vigora o princípio da concentração dos atos. II. A desistência ou a extinção da reclamação trabalhista não obsta o prosseguimento da reconvenção. III. Ação e reconvenção são julgadas na mesma sentença. Pode-se afirmar que: B Somente II e III são corretas.
O princípio internacional que concede capacidade postulatória às partes, comunicação postal dos atos processuais, nomeação de perito único, eliminação da fase de avaliação dos bens penhorados, dentre outros mecanismos no intuito de tornar mais simples o processo é chamado de: B Simplificação procedimental.
O conflito de competência entre juiz do trabalho e juiz estadual é dirimido pelo: C STJ.
Analise as afirmativas a seguir: I. A mediação é a composição proporcionada por terceiro, o mediador, que formula propostas para as partes. II. As propostas do mediador vinculam as partes. O mediador decide a demanda. III. Os mediadores ajudam no curso do contrato de trabalho para solucionar divergências quanto às cláusulas contratuais e durante a negociação. Pode-se afirmar que: C Somente I e III são corretas.
Considere as proposições abaixo: O juiz do trabalho pode denunciar de ofício a prescrição. PORQUE A nulidade só pode ser alegada pela parte e desde que haja prejuízo real, salvo a nulidade absoluta, que o juiz pode denunciar de ofício. PODE-SE afirmar que: D Somente a segunda proposição é correta.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. Os tribunais rurais, com o escopo de dirimir conflitos surgiram em São Paulo em 1922, compostos pelo juiz de direito da comarca, um representante dos trabalhadores e outro dos fazendeiros. II. Os tribunais rurais eram órgãos colegiados administrativos, chamados posteriormente de Juntas de Conciliação e Arbitragem. III. Proferiam os tribunais rurais decisões administrativas que valiam como títulos executivos. IV. Para a execução dos títulos proferidos pelos tribunais rurais, era competente o juiz de direito. E Todas são corretas.
No processo trabalhista, há exceções de: C suspeição e incompetência.
Em caso de embargos declaratórios meramente protelatórios, o juiz ou tribunal: A imporá multa de 2% no máximo, sobre o valor da causa atualizado, em favor do embargado.

Outros materiais