Buscar

Banner Tcc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os projetos de aterros sobre solos moles incorporam diferentes concepções para a superação dos problemas geotécnicos provenientes da baixa resistência ao cisalhamento e à elevada compressibilidade do solo de fundação. A construção do aterro sobre o solo mole deve apresentar uma elevada segurança provenientes de possíveis rupturas do solo da fundação, apresentando deslocamentos totais ou diferenciais compatíveis com os tipos de obras. A previsão de entrega de uma obra esta ligada diretamente aos métodos de analise utilizados e a determinação adequada dos parâmetros geotécnicos do solo a utilizar.
Palavras-chave: Analise; Aterro; Ensaios; Estabilidade; Solo
Este trabalho se classifica como uma pesquisa bibliográfica de natureza explorativa, desenvolvida através de pesquisas acadêmicas, publicações já existentes, análise feita sobre a estabilidade e compressibilidade de aterros sobre solos moles, publicadas entre 1990 a 2013. 
 
 
ALMEIDA, Márcio de Souza S; MARQUES, Maria Esther soares . Aterros sobre solos moles: Projeto e desempenho. 2°. Ed. 2014.256p 
COUTINHO, R. Q.;BELLO , M. I. M., 2005, Aterros sobre solos moles, Geotecnia no Nordeste, (Gusmão, Gusmão Filho, Oliveira e Maia (Org.)), Ed. UFPE.
MASSAD, Faiçal.Obras de Terra: Curso básico de geotecnia. 2°. Ed. 2010.2016p
RESUMO 
 2-METODOLOGIA
5-REFERÊNCIAS
3-RESULTADOS E DISCUSSÃO
4-CONCLUSÕES
Segundo Almeida (1996), como ilustrado na figura 4 a substituição completa do material por um de melhor qualidade é viável apenas para espessuras pequenas chegando a no máximo 3 metros. Para alturas maiores a utilização de solos reforçados com geodrenos e aplicação de pré-carregamento torna-se mais interessante em relação ao aterro estaqueado devido à velocidade da execução. Além das vantagens técnicas do solo reforçado, a ainda as vantagens econômicas que quando analisadas a outras soluções chega à custa de 30 a 50% menos. 
A composição do solo depende de sua localização, no qual são encontradas muitas áreas que inviabilizam construções. De acordo com características existentes no solo, é imprescindível a realização de ensaios para obtenção de parâmetros e conhecimento adequado do tipo de solo existente naquela localização. Segundo Massad (2003), apud Borba (2007), para o dimensionamento de aterros sobre solos moles, deve ser analisada a estabilidade do aterro logo após a construção e os recalques previstos ao longo do tempo
1-INTRODUÇÃO
Através deste trabalho pode-se destacar a importância das análises preliminares e complementares do solo para se ter as caracteristicas adequadas e poder fazer os procedimentos de estabilidade correto. Levando em conta a importância dos fatores de segurança, o custo beneficio de cada analise realizada, a realização da investigação geotécnicas, nas áreas onde o solo mole for encontrado, com campanhas de ensaios de laboratório e principalmente ensaios in situ adequados, bem como as analises de estabilidade dos taludes e o monitoramento do aterro através de instrumentação correta e eficiente. 
Figura 4 – Remoção total de solo mole da fundação
Análise de estabilidade e de compressibilidade de aterro sobre solos moles
Tayane SANTIAGO – RA:172818011040
Orientador: Leandro Pontual
Figura 1- Aterro estaqueado com capitéis
Fonte: Coutinho (2005)
Figura 2- Aterro compactado com bermas de equilíbrio
Fonte: Coutinho (2005)
Fonte: Almeida (1996)
Figura 3- Fluxograma das soluções típicas na construção de aterros sobre solos moles
 Fonte: Coutinho (2005)
De acordo com Coutinho (2005), as estacas com capitéis têm uma área elevada de contato com o aterro absorvendo uma maior parcela do carregamento.

Continue navegando