Buscar

PROVA DISCURSIVA da disciplina de Gestão de Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Gestão de Recursos Humanos
Adotar a gestão por competência como modelo de gestão significa que as empresas devem orientar seus esforços para fazer o planejamento, a captação, o desenvolvimento e a avaliação das competências necessárias para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.
Baseado nesta assertiva e nos conteúdos sobre Gestão por Competências estudados nas aulas, discorra sobre (02) duas razões pelas quais a área de Recursos Humanos deve implantar a Gestão por Competências na organização em que atua.
 
O estudante deverá basear sua resposta em (02) duas das razões listadas a seguir: 
Alinhamento
 
dos
 
recursos
 
humanos
 
com
 
a
 
estratégia
 
do
 
negócio
 
aumenta
 
sua
 
capacidade de resposta as exi
gências do
 
mercado;
A administração adequada dos ativos que são as competências garante a permanência da vantagem competitiva;
As funções são descritas partindo das competências requeridas para um alto desempenho; O valor agregado por competências pode ser
 medido, inclusive, em termos
 
financeiros;
Ao definir quais são as competências necessárias em seu dia a dia, a empresa, por meio de seu RH, consegue fazer contratações mais assertivas e garantir a permanência dos melhores profissionais;
A gestão por compe
tências também facilita a relação de líderes com as equipes. Ela serve como uma régua para avaliar desempenhos e gerar novos desafios de carreira.
Resposta: Aula 5, Tema 3.
Questão 2/2 - Gestão de Recursos Humanos
Segundo Chiavenato (2010), a higiene do trabalho pretende garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para o trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
Baseado no texto que apresenta o objetivo da Higiene no Trabalho e aborda a questão dos riscos inerentes às tarefas do cargo, escolha entre um dos riscos apontados durante a disciplina – riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos ou riscos ergonômicos – e discorra sobre ele.
AVA 
UNIVIRTUS
 
O aluno deverá discorrer sobre (01) um dos riscos listados a seguir:
Os fatores físicos do ambiente de trabalho interferem diretamente no desempenho de cada trabalhador e na produção obtida pelo que se justifica a sua análise com o maior cuidado. Substâncias químicas, utilizadas nos processos de produção industrial, são lan
çadas no ambiente de trabalho através de processos de pulverização, fragmentação ou emanações gasosas. Essas substâncias podem apresentar se nos estados sólido, líquido e
 
gasoso.
Relacionam-se com a presença de microrganismos no ambiente de trabalho, como 
bactérias, vírus, fungos, bacilos, etc., normalmente presentes em alguns ambientes de trabalho, como hospitais, laboratórios de análises clínicas, coleta de lixo, indústria do couro, tratamento de efluentes líquidos.
Verifica-se, algumas vezes, que os post
os de trabalho não estão bem adaptados às características do operador, quer quanto à posição da máquina com que trabalha, quer no espaço disponível ou na posição das ferramentas e materiais que utiliza nas suas funções.

Outros materiais