Buscar

resumo prova de solos intemperismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo Intemperismo 
Intemperismo: agentes que promovem a fragmentação e decomposição das rochas; o intemperismo é classificado como físico, químico e biológico. 
Físico: fragmentação mecânica das rochas, que a desfaz em muitos pedaços. Além disso transformam-se em resíduo, que fica na forma de argila e outros produtos que se dissolvem na forma de sais: químico. O intemperismo físico só fragmenta os cristais preservando suas unidades internas. O intemperismo químico os desmantela, liberando íons, que podem recombinar-se formando sais que podem ser dissolvidos e sair do sistema pela lixiviação e percolação. Alguns desses íons permanecem no sistema e se recombinam formando os argilominerais. 
Os cátions mais abundantes que ficam no solo são o ferro férrico e o alumínio. Entre os que mais saem está o ferro ferroso. 
Analogia com o café: grãos inteiros são as rochas, os torrados e moídos como sendo o resultado do intemperismo físico. O café coado, os sais dissolvidos e a borra que fica no coador o resíduo alterado (que forma o nosso solo). 
Intemperismo físico: promove a fragmentação das rochas, aumentando sua superfície exposta a intempéries e produzindo canais por onde a água pode percorrer. Esses processos são mais atuantes nas zonas naturais de fraqueza das rochas, como nas fraturas que ficam mais expostas a atividade biológica, como bactérias e raízes de árvores. Atrás de oscilações da temperatura (dilatação com o calor e contração com frio.), induzindo as fraturas, a água penetrando nessas fraturas, pode faze-las alargar, desintegrando a rocha pelo aumento do seu volume ao se congelar e pelo crescimento de seus cristais de sais nela contidos, ao se evaporar. O intemperismo físico quebra grandes rochas em fragmentos menores, do tamanho de areia ou silte, quase sempre compostos de um só mineral. Com a diminuição das partículas e o aumento da superfície de contato, o intemperismo físico abre caminho ao intemperismo químico, que por sua vez dissolve algumas substâncias, que podem ser absorvidas pelas plantas ou eliminadas pelo sistema de água ou se recombinarem em novos minerais. 
O que provoca a fragmentação das rochas: atividade de organismos, pontos de fraqueza e clivagem. O congelamento da água aumenta as fendas. 
Intemperismo químico: provocado principalmente pela ação da água e das substâncias dissolvidas nela, como o ácido carbônico, oxigênio e compostos orgânicos que ajudam a decompor os minerais, transformando-os em menos resistentes em sais solúveis ou em novos minerais e neominerais (argilas). Alguns minerais primários são mais facilmente decompostos e solubilizados em água e outros são totalmente insolúveis. 
Reações: 
Dissolução: os minerais se desfazem ou se dissociam na água.
Oxidação: os minerais reagem com o Oxigênio, 
Hidrólise: minerais reagem com água; 
Intemperismo geoquímico e pedoquimico:
Geoquímico: ocorre abaixo do solo, no saprólito ou na rocha, decompondo os minerais primários.
Pedoquimico: ocorre com os minerais secundários do próprio solo e é mais influenciado pela atividade biológica. 
Porque algumas rochas se intemperizam mais rapidamente que outras: 
Em geral por causa de ambientes quentes e úmidos, depende da natureza da rocha, do clima, presença ou ausência de solo, topografia, período de exposição da rocha ao intemperismo. 
Fatores: 
Natureza da rocha: diferentes tipos de minerais, estrutura da rocha, cristais menores são mais resistentes, ligações. 
Clima: temperatura, quantidade de água, quanto maior a temperatura e a quantidade de água e mais frequente a sua renovação, mais intenso e rápido será o intemperismo. Temperaturas elevadas e chuvas constantes aumentam a taxa de crescimento de organismos e, portanto, sua influência com o intemperismo, 
Presença e ausência de solo: pode ser considerado um fator ou um resultado do intemperismo 
Relevo: controla a quantidade de água que uma rocha ou saprólito recebe e a permanência influenciam a liberação e eliminação de compostos solubilizados pelas reações do intemperismo. Na posição de topo quase plano a infiltração e drenagem favorecem tanto a alteração de minerais como a eliminação de produtos solubilizados. Nas encostas muito íngremes o perfil não pode se aprofundar porque o material desagregado é carregado pela erosão. Nas áreas mais baixas do relevo a água pode ficar muito tempo em contato com o regolito, podendo perder a capacidade de continuar promovendo reações de alteração de minerais. 
Tempo: quanto mais tempo uma rocha ficar exposta a intemperismo maior será sua alteração.
Argilas: podem ser encontradas em jazidas, naturais ou através da purificação dos solos, onde estão presentes em 5% a 15% em solos arenosos e 30% a 60% nos argilosos. São minerais presentes no solo e inclui uma serie exclusiva de minerais secundários, formados pelo intemperismo de um mineral primário. 
Classificação: 
Podem ser classificadas de acordo com os elementos que as compõe e também de acordo com a forma que esses elementos estão organizados em seus cristais, conforme o arranjo dos elementos podemos ter: argilas em que o oxigênio está ligado ao silício e ao alumínio (silicatadas), argila em que o oxigênio está ligado a alumínio e/ou somente ferro (oxidicas). 
Argilas silicatadas: os cristais de argilas silicatadas são basicamente constituídos de íons de oxigênio, hidroxilas, silício e alumínio. Os tetraedros de silício se unem aos octaedros de alumínio, formando lâminas e sucessivamente formando camadas, quando alocadas uma em cima da outra. Fazem parte do grupo dos filossilicatos. Tipos de camadas: 1:1(uma lâmina de tetraedros e uma de octaedros) e 2:1 (duas lâminas de tetraedro e uma de octaedro). 
Argilas 1:1 
Caulinita. É a argila silicatadas mais comum nos solos brasileiros, forma se mais facilmente em regiões de clima tropical-úmido. Não se expande quando molhada, possui baixa capacidade de troca catiônica. 
Argilas 2:1
Uma lâmina de tetraedros ligada a duas de tetraedros. Exemplo: ilita (forte ligação entre as camadas, o que não deixa expandir). Esmectita: grupo que inclui a montmorillonita, é uma argila expansiva, tem superfícies externas e internas, uma das argilas mais ativas do solo, ela se expande muito quando molhada e se contrai quando seca. Um solo com muita montmorillonita seca as moléculas de água saem dos espaços entre as lâminas, ele se contrai e sua consistência torna-se extremamente dura o que dificulta o trabalho de máquinas agrícolas. Quando molhada o solo fica muito pegajoso. A vermiculita é intermediária entre a ilita e a montmorillonita, essa argila é parcialmente expansível, vermiculita aluminizada, vermiculita expandida. 
Argilas oxídicas: principais constituintes ferro e alumínio, muito comum em regiões tropicais úmidas. Exemplos: gibbsita, conhecida como hidrargilita, forma-se em condições extremas de intemperismo. 
O que é e como se forma o húmus: 
Muito do que vimos sobre argila pode ser aplicado em humus, pois ambos são partículas do tamanho de coloides e produtos de decomposição, o humus da matéria orgânica bruta e as argilas dos minerais primários. Ambos têm capacidade de reter e ceder nutrientes as plantas. Os argilominerais tem composição química definida e o humus não (composto basicamente de carbono). 
 O humus é a forma relativamente estável da matéria orgânica, que permanece no solo depois de a maior parte dos restos de plantas e animais se decomporem. Tem uma coloração escura e contem oxigênio, carbono, hidrogênio, e consideráveis concentrações de nitrogênio e enxofre, pequenas quantidades de muitos elementos e todos os micronutrientes. Origina-se do material orgânico bruto morto. A argila e o humus são os sólidos ativos no solo que determinam as propriedades físicas químicas e biológicas. 
Produtos do intemperismo: 
Minérios de alumínio, minério de ferro, de manganês, níquel e de fosforo, sendo este ultimo formado a partir da concentração residual da apatita.
Cargas das argilas:
Carga é a diferença de potencial elétrico que aparece na superfície daspartículas de argila, devido ao desbalanceamento das negativas e positivas.
O espaço situado entre 4 oxigênios (formando um tetraedro) é geralmente ocupado pelo sílicio, mas ele pode ser substituído por outros ions como o Al. 
Em um octaedro o espaço é ocupado pelo alumínio, ferro ou magnésio. 
Fases do solo: O solo é um ambiente complexo, formado pelas fases sólida, líquida e gasosa. A fase sólida é formada por substâncias inorgânicas e materiais orgânicos A fase líquida forma a solução do solo, onde se encontram elementos químicos. A fase gasosa, formada pelos gases que circulam entre as partículas do solo, é resultante de processos bioquímicos, como a respiração de raízes, microrganismos e da macrofauna.

Outros materiais