Buscar

Avaliação Docência no Ensino Superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Comênio, pedagogo do século XVII considerado pai da Didática, produziu obras fecundas e sistemáticas, cujo principal livro é a “Didática Magna”. Seu ideal pedagógico era movido pelo preceito de:
Se preocupar com os conteúdos a serem ensinados, e não com os métodos a serem utilizados.
Ser oferecida, sobretudo à população pobre.
Atender a classe social mais abastada.
Ser universal, ou seja, “ensinar tudo a todos”. (Alternativa correta)
2. O termo pedagogia tradicional adveio do estudo das concepções antigas de educação. Reconhecido como tendência liberal, formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação. A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em:
Transmitir para os alunos o saber acumulado historicamente, de forma pronta e repassado ao aluno como verdade. (Alternativa correta)
Orientar os alunos a desenvolver pesquisas práticas.
Preparar os alunos para a vivência grupal, na autogestão e estudo do meio natural e social.
Estimular os alunos a descobrir como aprender, e a aprender a fazer, e, assim, orientá-lo para a vida profissional.
3. Atualmente, com os adventos dos recursos tecnológicos, os professores tem a possibilidade de utilizarem diferentes estratégias e técnicas para criar espaços que incentivem a aprendizagem dos alunos, e com isso poder contemplar os mais diferentes estilos de aprendizagem que possam ter em sala de aula. Sobre o planejamento de ensino, pode-se afirmar que:
O planejamento de ensino necessita ter certa flexibilidade, para que o tempo de aprendizagem dos alunos seja respeitado. (Alternativa correta)
Ao planejar o ensino não é necessário que o professor atente-se para os interesses e necessidades almeja atender, mas sim para o que pretende com a aula, quais seus objetivos e o que é de caráter urgente naquele momento.
O planejamento deve levar em conta apenas a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
O planejamento ideal é aquele que traz em sua estrutura o currículo a ser cumprido, e como trabalhar o processo de ensino é de exclusiva responsabilidade do professor.
4. O processo educacional vem mudando e a dinâmica em sala de aula deve acompanhar essa realidade. A mudança do paradigma educacional passou a exigir mudanças no perfil do professor. Gil (2011), aponta características do professor como: estabilidade emocional, versatilidade, iniciativa, autoconfiança, etc. De acordo com o autor, essas características podem classificadas como:
Físicas
Intelectuais
Fisiológicas
Psicotemperamentais (Alternativa correta)
5. No contexto da sociedade do conhecimento, os recursos tecnológicos passaram a ter função de mediar as relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si para o uso educacional. Para que essa associação entre a educação e os recursos tecnológicos possa possibilitar o enriquecimento dos processos de ensino e de aprendizagem, é necessário, EXCETO:
A criação de uma cultura de participação coletiva nas interações que suportam as atividades de aprendizagem dos membros de uma comunidade virtual de aprendizagem.
O conhecimento adquirido na educação por meio dos recursos tecnológicos poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
Incorporar os recursos tecnológicos no contexto educacional visando tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e de aprendizagem, aproveitando os recursos e possibilidades que tais tecnologias podem oferecer.
Selecionar e organizar os conteúdos de ensino para manter os registros das atividades realizadas em sala de aula com o apoio dos recursos tecnológicos. (Alternativa correta)
6. A avaliação, segundo Libâneo, é uma tarefa didática necessária e permanente, que deve acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados obtidos no decorrer do trabalho são comparados com os objetivos propostos. Até 1970, pode-se afirmar que a avaliação do desempenho dos alunos era determinada EXCETO por:
Avaliação exclusiva do professor. Era quem dava a última palavra.
Notas obtidas por meio de provas e exames.
Notas obtidas por meio de exames e quizzes.
Diferentes meios, principalmente, pela observação informal. (Alternativa correta)
7. Na visão de Elaine McEwan, um professor eficaz é apaixonado pelo o que faz, tem qualidades de justiça e respeito, e afeta a vida dos estudantes.Sendo um líder, está sempre preocupado com o que ocorre com a sala; possui um estilo próprio para suas aulas, e conhece sobre seus alunos e a organização que trabalha. Nessa vertente, a autora apresenta dez traços relacionados à:
Estilo pessoal, características físicas e estratégias de ensino.
Estilo acadêmico, autonomia e independência intelectual.
Características pessoais, resultados pretendidos e vida intelectual. (Alternativa correta)
Conteúdo acadêmico, objetivos a serem alcançados e desempenho do aluno.
8. O autor do pensamento que “cabe à didática converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos” é:
Paulo Freire
Rousseau
Saviani
Libâneo (Alternativa correta)
9. Paulo Freire (1974), em sua conhecida obra intitulada “Pedagogia do Oprimido”, refletiu sobre a educação bancária. Sobre esse tipo de educação, o autor aponta características da aprendizagem praticada pelo professor (educador) e pelo aluno (educando). Analise as proposições a seguir: I – O educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que participam na atuação do educador. II – O educador, finalmente, é o sujeito do processo, com o papel de problematizador. III – O educador escolhe o conteúdo programático; os educandos são ouvidos nesta escolha, e integram-se a ele. IV - O educador identifica a autoridade do saber com seu poder funcional, que se opõe, antagonicamente, à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se as determinações daquele; São corretas as afirmativas:
I e IV (Alternativa correta)
I, II e III
III e IV
I, III e IV
10. A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação as quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar. (LIBÂNEO, 1994, p. 195). Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta. ( ) A modalidade de avaliação formativa é contínua, ou seja, realizada durante todo decorrer do período letivo, ao longo do processo ensino e aprendizagem. ( ) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno. ( )A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a sala de aula ainda necessita alcançar. ( ) A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.
V – F – V - F
V – V – F – F (Alternativa correta)
V – V – V - F
F – F – F – V

Outros materiais