Comunicacao Empresarial
5 pág.

Comunicacao Empresarial


Disciplina<strong>comunicação Empresarial</strong>453 materiais581 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pinho (1990, p. 23) faz as seguintes considerações sobre propaganda institucional: Denominada por alguns autores americanos como propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), a propaganda institucional é uma área onde as atividades de Relações Públicas e Propaganda interagem. São características
Resposta: Divulgação de valores, crenças e sentimentos, muitos dos quais compartilhados pela co munidade.
Porque não se deve tentar corrigir conflitos na empresa apenas com foco nas partes em confronto? 
Resposta: O foco demasiado nas partes tende a dissolver o conflito de forma simplista, não identificando a raiz do problema e ainda podendo causar a sensação de que se agiu com indiferen ça, insensibilidade ou paternalismo ao não se ocupar com uma discussão aprofundada sobre as ver dadeiras causas do embate. 
Morgan (2002) adota as seguintes metáforas para classificar as organizações e analisá-las de forma abrangente: organizações como máquinas; organismos; sistemas de atividades políticas; inteligências; culturas; prisões físicas; fluxo e transformação; instrumentos de dominação. No contexto do sistema político organizacional, os interesses - &quot; metas, valores, desejos, expectativas e outras orientações e inclinações que levam uma pessoa a agir de uma maneira ou de outra&quot; - correspondem a três domínios, conforme o autor. Indique-os. 
Resposta: A tensão entre o trabalho de uma pessoa (tarefa) , as aspirações de carreira e os valores pessoais e o estilo de vida (interesses pessoais). 
De acordo com os postulados de Kunsch (2003) sobre a abrangência da Comunicação Organizacional (expressão equivalente à Comunicação Empresarial), os objetivos e objetos da subáre a compreendida como Comunicação Administrativa são estes: 
Resposta: Conjunto de atividades, processos, programas - com o devido aparelhamento oferecido por diversas ferramentas \u2013 centrado no âmbito da organização. Ordena, coordena e organiza fluxos de comunicação formais e informais.
Argenti (2006, p. 29 ss.) aponta três subconjuntos de uma estratégia organizacional com base na Comunicação Empresarial: 
1- determinar os objetivos de cada comunicação; 
2- decidir que recursos estão disponíveis para alcançar tais objetivos; e 
3- diagnosticar a reputação da organização. 
No exame das estratégias definidas por Argenti (2006), analisou-se, em capítulo apropriado, o objetivo da comunicação, os recursos envolvidos- no caso, aqueles estipulados por um anunciante - e em seguida se fez uma reflexão sobre a reputação de uma empresa no contexto de uma campanha publicitária. O autor faz menção também a um segundo conjunto de questões: análise do público-alvo, a atitude do público-alvo diante da empresa, o que este sabe sobre o tema discutido e a necessidade de se transmitir adequadamente as mensagens, a escolha do canal e, finalmente, as respostas do público-alvo. 
A partir dessas considerações, assinale a opção que alinha corretamente os elementos acima referi dos, cada um dos quais com perguntas pertinentes em relação ao seu lugar na Estratégia de Comunicação Empresarial. 
Resposta: Empresa: o que deseja que cada público faça? 
 Mensagens: qual é o melhor canal de comunicação? 
 Públicos: qual é a sua atitude em relação à empresa e ao tópico em questão? 
 Respostas Do Público: cada público respondeu da maneira que a empresa deseja?
Em um livro que se tornou clássico, As 22 Consagradas Leis do Marketing, Al Riese Jack Trout (1993) defendem que a Lei do Foco: 
Resposta: Meio de representar uma palavra na mente do cliente em perspectiva. Não uma palavra complicada. Marca-se o caminho para a mente, estreitando o foco para uma única palavra ou conceito.
Assinale a definição correta de endomarketing. 
Resposta: Endomarketing ou marketing interno é a estratégia de marketing institucional volta da para o público interno da empresa. São diversas ações que compõem o endomarketing, desde a comunicação interna e as políticas de benefícios e incentivos até os eventos voltados para os colaboradores e sutilezas como a decoração da empresa.
&quot;A comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores- direta ou indiretamente - sobre os produtos e as marcas que comercializam. Em certo sentido, a comunicação de marketing representa a voz da empresa e de suas marcas; é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo com seus consumidores e constrói relacionamentos com eles&quot;. (KOTLER e KELLER: 2012, p. 512). Assinale a opção que reúne plataformas e estratégias, na expressão dos autores, pertencentes apenas à &quot;comunicação de marketing&quot; 
Resposta: Folhetos e manuais; distribuição de amostras; realização de seminários com distribuidores dos produtos da empresa; telemarketing; programas de endomarketing (incentivo) . 
A comunicação interna conta com uma ampla variedade de ferramentas, distribuídas em categorias, que devem ser pensadas como componentes de uma rede e como tal atendera necessidades específicas sem perder a visão do todo, sustentada pela cultura organizacional e traduzida pelo plano de ação da comunicação interna. Abaixo, destaque para duas das etapas do plano de ação da comunicação interna. De posse dessas informações e outras sobre Comunicação Interna, considera-se correto apenas o que se afirma em 
I - Conversas informais e reuniões grupais são os instrumentos de comunicação interna mais adequados para que a alta gestão transmita mensagens corporativas a seus colaboradores; 
II - Os instrumentos de comunicação interna podem ser formais, como relatórios administrativos, memorandos, manuais de políticas e procedimentos, ou informais, como conversas com colegas e reuniões informais como superior; 
III - Na decisão sobre os meios de comunicação interna a serem utilizados por uma organização, o conteúdo da mensagem, a forma como ela será entregue e seu público-alvo devem ser considerados; 
IV- Sendo a área de comunicação interna responsável por propiciar veículos e ferramentas que facilitem o diálogo entre todas as áreas da organização para o cumprimento de suas finalidades estratégicas, é necessário integrar planejamento e política de comunicação, bem como envolver nesse processo as demais áreas de comunicação da organização. 
V - Por ser a comunicação interna uma área que desenvolve atividade meio, que oferece instrumentos e presta serviço às demais áreas da organização, não é possível avaliar suas ações por meio de pesquisas e indicadores quantitativos, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.
Resposta: II, III, IV.
Assinale a opção que relaciona as etapas do planejamento estratégico:
Resposta: Declaração de missão e visão; análise do ambiente externo; análise do ambiente interno; formulação de metas e objetivos; formulação de estratégia; implementação; feedback e controle.
A &quot;Janela de Johari&quot; é um modelo que visa classificar o comportamento interpessoal a partir do modo pelo qual os indivíduos relacionam-se com o feedback. Indique a opção que descreve o estilo interpessoal &quot;eu cego&quot;. 
Resposta: O indivíduo utiliza intensamente o processo de autoexposição, mas solicita pouco o fee dback . 
A filósofa Marilena Chaui, em um texto que se tornou clássico - &quot;O discurso competente&quot; (1977) - afirma que &quot;no capitalismo contemporâneo, a dominação e a exploração sobrepõem à divisão de classes uma segunda divisão social que é aquela entre os que sabem, e por isso dirigem, e os que não sabem, e, consequentemente, executam&quot;. Essa segunda divisão, de acordo com a filósofa, é formada por: 
Resposta: Competentes e incompetentes. 
No meio acadêmico, costumam-se demarcar as diferenças entre &quot;sociedade da informação&quot; e &quot;sociedade do conhecimento&quot; porque:
Reposta: Procurou-se dissociar o segundo conceito do lastro econômico presente no primeiro, dando-se ênfase à produção do conhecimento.