Buscar

AP1 HPA1 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) A escala hierárquica, ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade é um aspecto típico da organização militar utilizado em muitas organizações de hoje. 
(V) (F) Outra contribuição da organização militar para as teorias administrativas é o princípio da dúvida sistemática (ou evidência): não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência – clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro. 
Resposta: V e F, texto complementar: Antecedentes Históricos da Administração, p.34 e p.35. 
2. O trabalho de um administrador é complexo e multidimensional e requer uma série de habilidades, que podem ser resumidas em três categorias: conceitual, humana e técnica. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) A habilidade conceitual é o entendimento e a proficiência no desempenho de tarefas específicas.
 (V) (F) A habilidade humana é a capacidade cognitiva de enxergar a organização como um todo e as inter-relações entre as suas partes. 
Resposta: F e F, Aula 1, p. 22 e 23. 
3. Os administradores usam as habilidades conceituais, humanas e técnicas para exercerem as funções administrativas. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) As habilidades técnicas são particularmente importantes nos níveis organizacionais mais baixos. 
(V) (F) No entanto, podemos afirmar que as habilidades técnicas se tornam menos importantes do que as humanas e as conceituais à medida que os indivíduos sobem na hierarquia organizacional.
Resposta: V e V, Aula 1, p.24.
4. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) As mercadorias no sistema de produção artesanal tendem a te r preços mais elevados por serem feitas a máquina e padronizadas, sendo todas em quantidade e iguais.
(V) (F) As mercadorias no sistema de produção em massa tendem a ter preços mais baixos, pois seguem um mesmo processo de produção e as peças são feitas a máquina e padronizadas. 
Resposta: F e V, Aula 2, p.36 e p.37. 
5. A partir dos anos de 1970, o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado, pois não era capaz de atender as demandas e expectativas dos clientes. Em resposta a tais desafios, surgiu o modelo de produção denominado customização em massa. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) O mo delo de produção em massa tem por intuito minimizar os custos e maximizar a quantidade produzida, padronizando os produtos, feitos em série e em grandes quantidades.
(V) (F) O modelo de produção denominado customização em massa tem por objetivo atender às necessidades e expectativas individuais dos clientes, oferecendo variedade e padronização através de um processo de produção flexível e receptivo.
Resposta: V e V, Aula 3, p.47. 
6. A Administração é um processo de decisão que envolve recursos com vistas ao alcance dos objetivos. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) O processo administrativo, segundo Fayol, compreende as funções de planejamento, organização, direção, coordenação e controle. 
(V) (F) Observa-se que as funções do processo administrativo não são relacionadas entre si, o que significa que uma falha em uma delas não compromete todo o ciclo administrativo. 
Resposta: V e F, Aula 1, p.28 e Aula 5, p.78 e p.79 
7. Tanto Taylor quanto Fayol conceberam princípios básicos norteadores da gestão. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) No modelo taylorista a ênfase é na subordinação a um único supervisor (chefe) – princípio da unidade de comando. O operário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra ordens. 
(V) (F) A estrutura funcional fayolista prevê supervisões por área – princípio da supervisão funcional. O operário se reporta a diversos supervisores e de acordo com o tipo de problema com o qual se defronta.
Resposta; F e F, Aula 4, p. 61 e Aula 5,p.84 e p.85. 
8. Tanto Taylor quanto Fayol conceberam princípios básicos norteadores da gestão. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) Taylor entendia que era relevante controlar o trabalho para se certificar de que est á sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto – princípio do controle.
(V) (F) Fayol entendia que a responsabilidade é inerente à autoridade, mesmo quando houver delegação de tarefas para outro, estabelecendo assim um novo enfoque para o estudo do exercício da autoridade na empresa. 
Resposta: V e V, Aula 4, p.61 e Aula 5, p.84 e p.86. 
9. Taylor e Fayol tiveram inúmeros seguidores, que aperfeiçoaram e divulgaram os estudos realizados. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) Frank B. Gilbreth foi um engenheiro americano que acompanhou Taylor no esforço de aumentar a produtividade nas fábricas, sendo sua maior contribuição a criação de um gráfico de planejamento e controle (cronograma). 
(V) (F) Dentre os principais seguidores de Fayol destaca-se Lyndal Urwick pensador responsável pela elaboração da “ teoria da departamentalização”, cujo objetivo era definir critérios de organização de unidades administrativas na estrutura da empresa. 
Resposta: F e F, Aula 4, p.69 e Aula 5, p.86. 
10. A denominada “Teoria da Departamentalização”, original, descreve cinco critérios de departamentalização: por função, por produto, por processo, por clientela e por área geográfica. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento.
(V) (F) A departamentalização por função consiste na criação de órgãos administrativos específicos para cada função-chave e suas respectivas subfunções, em suma, o rganiza num mesmo grupo indivíduos com funções semelhantes.
(V) (F) O tipo de departamentalização po r clientela sugere unidades administrativas organizadas e especializadas por bem ou serviço; ordenação essa o portuna ou frequente em lojas de departamento.
Resposta: V e F, Aula 5, p.86 e p.87. 
11. Baseado em suas crenças e valores sobre o trabalho e o trabalhador, Taylor desenvolveu uma verdadeira “ciência do trabalho” em substituição aos métodos empíricos vigentes à época. Para motivar os trabalhadores seu plano de incentivo salarial, por exemplo, foi uma novidade. Descreva, a essência (o principal incentivo) do plano de incentivo salarial de Taylor. 
Resposta: Aula 4, p.57. Utilizou incentivos monetários sob a forma de gratificações por aumento da produção, para motivar os trabalhadores
12. Taylor analisou o trabalho em seus mínimos detalhes. Dividiu em tarefas e, para cada tarefa, estabeleceu os movimentos e seus respectivos tempos de execução. Daí definiuo the best way , a maneira certa de executar uma tarefa. E como descobrir a melhor forma de realizar uma tarefa? Descreva, conforme proposto por Taylor, o caminho (sequencia de procedimentos) necessário para alcançar o the best way. 
Resposta: Aula 4, p.65. Analisando as tarefas nos mínimos detalhes – primeiramente, dividindo-a em seus movimentos básicos e definindo os tempos mínimos de cada movimento e treinar o operário na realização de tais movimentos no tempo mínimo necessário.
13. Lilian Gilbreth e Frank Gilbreth, complementando os estudos de Taylor, delimitaram dois (2) tipos (categorias) de fadiga física no trabalho. Identifique (denomine) e descreva (delimite), essas duas categorias na forma enunciada pelos Gilbreth’s.
1. a fadiga necessária (resultante dos esforços despendidos pelos trabalhadores na execução das tarefas)
2. a fadiga desnecessária (resultante da realização de tarefas desnecessárias, que não precisam ser feitas). Resposta: Aula 4, p.70. 
14. Segundo alguns estudiosos do tema a grande contribuição de Fayol para a Teoria geral da Administração foi a descrição do processo administrativo e suas cinco (5) etapas (funções). Identifique (denomine) e descreva (delimite), na forma apontada por Fayol em seus escritos (estudos), duas (2) dessas etapas (funções). 
Resposta: Aula 5, p.78, p.79 e p.80. planejamento, organização, comando, coordenação e controle
• planejar é investigar profundamente o futuro e traçar um programa de ação;
• organizar é compor o duplo organismo, material e social, da empresa;
• comandar é gerir o pessoal;
• coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços.
• controlar, cuidar para que tudo se realize de acordo com as ordens dadas e os planos e regras estabelecidas.
15. Fayol dedicou tempo e esforço para analisar o “papel do administrador”. Fayol entendia que “o administrador obtinha o máximo de desempenho de seu subordinado através de suas qualidades de liderança, seu conhecimento da empresa e de seus empregados, e da capacidade de incutir um senso de dever”. Daí, sintetizando, pode-se dizer que fayol descreveu quatro (4) competências necessárias que um dirigente (administrador) deve ter. Identifique (denomine) e descreva (delimite), na forma apontada por Fayol em seus escritos (estudos), duas (2) dessas competências necessárias.
Resposta: Aula 5, p.82. 
1. Competências intelectuais - habilidade de pensar e habilidade conceitual.
2. Competências interpessoais - entender processo motivacional; liderar indivíduos e grupos; capacidade de comunicação.
3. Competências técnicas - produto de aprendizagem e de experiência prática; conhecimentos específi cos dos papéis do gerente, equipe e organização.
4. Competências intrapessoais - reflexão e ação da pessoa a respeito dela própria (auto-análise, autocontrole, automotivação, autoconhecimento, capacidade de organização pessoal e administração do próprio tempo).

Outros materiais