Buscar

Audiologia ocupacional - Diretrizes e parâmetro mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido: Diretrizes e parâmetro mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados.
Quais os objetivos do Anexo I da NR 7?
R:  Estabelecer diretrizes e parâmetros mínimos para a avaliação e o acompanhamento da audição do trabalhador através da realização de exames audiológicos de referência e sequenciais e fornecer subsídios para a adoção de programas que visem a prevenção da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e a conservação da saúde auditiva dos trabalhadores.
2. O que se entende por perda auditiva? 
R: A perda auditiva é o resultado de danos a uma ou várias partes do ouvido externo, médio e interno. As causas mais comuns de perda auditiva são ruídos e envelhecimento.
3. O que se entende por exames audiológicos?
R: A avaliação audiológica, feita pelo fonoaudiólogo, é composta por diversos exames, como: audiometria tonal limiar (determina os limiares auditivos), logoaudiometria (avalia a habilidade do indivíduo para detectar e reconhecer a fala), imitanciometria (avalia o funcionamento da orelha média) e emissões otoacústicas.
4. Quem deve se submeter aos exames audiométricos?
R: devem ser submetidos a exames audiométricos de referência e sequenciais, no mínimo, todos os trabalhadores que exerçam ou exercerão suas atividades em ambientes cujos níveis de pressão sonora ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos nos anexos 1 e 2 da NR 15 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho, independentemente do uso de protetor auditivo.
5. O audiômetro deverá ser inspecionado e submetido a quais procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento?
R: Calibrar um equipamento significa verificar se ele está de acordo com as normas estabelecidas. Se o equipamento não atender as especificações fornecidas pelas normas, ele deve sofrer um ajuste ou mesmo uma manutenção, seguidos de uma nova calibração. Verificações de rotina nas calibrações:
Frequências de sinais de teste;
Níveis de pressão sonora produzidos pelos fones em um acoplador acústico ou ouvido artificial;
Níveis de força vibratória produzidos pelos vibradores ósseos em um acoplador mecânico; 
Níveis de ruído mascarante;
Passos de atenuação;
Distorção harmônica.
6. Quem executa o exame audiométrico? 
R: fonoaudiólogo.
7. Quando o exame audiométrico deverá ser realizado? 
R: o exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º mês após a mesma, anualmente a partir de então, e na demissão. 
8. No caso de demissão, poderá ser aceito um exame audiométrico anteriormente realizado, por quê?
R: No momento da demissão, poderá ser aceito o resultado de um exame audiométrico realizado até: 135 dias retroativos em relação à data do exame médico demissional de trabalhador de empresa classificada em grau de risco 1 ou 2; ou 90 dias retroativos em relação à data do exame médico demissional de trabalhador de empresa classificada em grau de risco 3 ou 4.
9. O intervalo entre os exames audiométricos poderá ser reduzido, por quê?
R: Sim, o intervalo entre os exames audiométricos poderá ser reduzido a critério do médico coordenador do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), ou por notificação do médico agente de inspeção do trabalho, ou mediante negociação coletiva de trabalho.
10. O resultado do exame audiométrico deve ser registrado em ficha que possua no mínimo alguns itens, cite os itens:
R: nome, idade, número de registro de identidade do trabalhador; nome da empresa e a função do trabalhador; tempo de repouso auditivo cumprido para a realização do exame audiômetro; nome do fabricante, modelo e data da última aferição acústica do audiômetro; traçado audiométrico e símbolos conforme o modelo constante do Anexo 1 da NR-7; nome, número de registro no Conselho Regional e assinatura do profissional responsável pelo exame audiométrico.
11. O que é, e quando deve ser realizado o exame audiométrico de referência?
R: O exame em questão á aquele com o qual os sequenciais serão comparados e cujas diretrizes constam dos subitens a seguir, e deve ser realizado: quando não se possui um exame audiométrico de referência prévio; ou quando algum exame audiométrico sequencial apresentar alteração significativa em relação ao de referência.
12. Como deve ser o local para a realização do exame audiométrico? 
R: O exame audiométrico será realizado em cabina audiométrica, cujos níveis de pressão sonora não ultrapassem os níveis máximos permitidos, de acordo com a norma ISO 8253.1. Nas empresa pode existir ambiente acusticamente tratado, que atenda à norma ISSO 8253.1, nesse caso, a cabina audiométrica pode ser dispensada.
13. Quais são os “passos” necessários para a realização do exame de referência? 
R: O responsável pela execução do exame audiométrico inspecionará o meato acústico externo de ambas as orelhas e anotará os achados na ficha de registro. Se identificar alguma anormalidade, encaminhar ao médico responsável. O exame audiométrico será realizado, sempre, pela via aérea nas frequências de 500, 1.000, 2.000. 3.000, 4.000, 6.000 e 8.000 Hz. No caso de alteração detectada no teste pela via aérea ou segundo a avaliação do profissional responsável pela execução do exame, o mesmo será feito, também, pela via óssea nas frequências de 500, 1.000, 2.000, 3.000 e 4.000 Hz.
 
14. Qual a interpretação do exame audiométrico de referência?
R: São considerados dentro dos limites aceitáveis, para efeito desta norma técnica de caráter preventivo, os casos cujos audiogramas mostram limiares auditivos menores ou iguais a 25 dB, em todas as frequências examinadas.
15. Que resultados de audiogramas são considerados aceitáveis?
R:  Aqueles que os audiogramas mostrarem limiares auditivos menores ou iguais a 25dB, em todas as frequências examinadas.
16. O que são considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados?
R: São considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiogramas, nas frequências de 3.000 e ou 4.000 e/ou 6.000Hz, apresentem limiares auditivos acima de 25 dB e mais elevados do que nas outras frequências testadas, estando estas comprometidas ou não, tanto no teste da via aérea quanto na via óssea, em um ou em ambos os lados.
17. O que são considerados não sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados?
R: São considerados não sugestivos de perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiogramas não se enquadrem nas descrições contidas na questão anterior. 
18. O que é exame audiométrico sequencial?
R: É aquele que será comparado com o de referência e aplica-se a todo trabalhador que já possua um exame audiométrico de referência prévio.
19. Quais são os “passos” necessários para a realização do exame audiométrico sequencial?
R: O responsável pela execução do exame audiométrico inspecionará o meato acústico externo de ambas as orelhas e anotará os achados na ficha de registro. Não há referência na legislação em questão sobre a obrigatoriedade de realização sobre via óssea para exame sequencial.
20. Quais as possíveis interpretações do exame audiométrico sequencial?
R: Nos exames sequenciais pode aparecer os resultados de desencadeamento ou agravamento de perda auditiva.
21. O que são considerados sugestivos de desencadeamento de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados?
R: São considerados sugestivos de desencadeamento de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos em que os limiares auditivos em todas as frequências testadas no exame audiométrico de referência e no sequencial permaneçam menores ou iguais a 25 dB, mas comparações do audiograma sequencial com o de referência mostra uma: diferença entre as médias aritiméticas dos limiares auditivos no grupo de frequência de 3.000, 4.000 e 6.000Hz iguala ou ultrapassa 10 dB; ou a piora em pelo menosuma das frequencias de 3.000, 4.000 ou 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 15 dB.
22. O que são considerados sugestivos de agravamento de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados?
R:  São considerados sugestivos de agravamento da perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevados os casos já confirmados em exame audiométrico de referência e nos quais a comparação de exame audiométrico sequencial com o de referência mostra uma evolução e preenche um dos critérios a seguir: a diferença entre as médias aritiméticas dos limiares auditivos no grupo de frequência de 500, 1.000, e 2.000Hz, ou no grupo de frequências de 3.000, 4.000 e 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 10 Db; ou piora em uma frequência isolada iguala ou ultapassa 15Db.

Outros materiais