Buscar

A importância do Lúdico na Educação Infantil e as Suas Contribuíções para o Ensino

Prévia do material em texto

A Importância do Lúdico na Educação Infantil e as Suas Contribuições para o Ensino
Suzana da Silva Meira
Resumo
Este artigo falará do lúdico como algo importante para a educação infantil, de como ele é utilizado e as suas formas de interações, dos sentimentos espontâneos com a ação e a liberdade levando a criança fazer o que se consegue usando o ato de brincar considerado um canal de comunicação entre os professores e os alunos, das atividades primárias serem benéficas para os aspectos físico, intelectual e social, para o desenvolver da criança. Das contribuíções de Piaget para uma educação de alcance com o lúdico, no esquema de assimilação e adaptação do homem em adaptar-se com o meio ambiente, do momento do professor ser mediador e instigador para a criança criar, recriar e experimentar o seu conhecimento para que tenha a sua autonomia, como na teoria de Vygotsky da criação de ideia própria do indivíduo e que a sociedade e o desenvolvimento estão no mesmo caminho, pelo instrumental, pelo cultural e pelo histórico. Contudo expondo o conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizados por Maria Montessori para uma educação de desenvolvimento para a evolução da criança com a utilização dos seis pilares educacionais.
Palavras-Chaves: Lúdico, Desenvolvimento, Aprendizagem, Aspectos, Mediador.
1.Introdução
Diante das pesquisas, das leituras para a elaboração deste artigo aqui tratado, cabe-se avaliar a importância de incluir o lúdico na educação infantil, portanto sabendo que as suas contribuíções para o aprender, o perceber, para a autônomia e a identidade da criança se faça um processo levando o grau de cada uma delas conforme o seu tempo, não querendo adiantar o processo de desenvolvimento, não impondo regras e normas, dando para cada uma delas o seu devido espaço de tempo, assim como é colocado na obra de Bock, Furtado e Teixeira com base nos aspectos e níveis de desenvolvimento de Vygotsky.
2. O Lúdico e a Criança
O que é o lúdico? É uma palavra da língua portuguese que se tem origem do latim ludos, que nos leva para as relações das diversas maneiras de recreação seja ela para o divertimento e o entretenimento da criança. Este termo é muito utilizado para o ato de brincar que é considerado um eixo/canal de comunicação entre os professores e os alunos.
O lúdico nos remete ainda para a dimensão humana que tem o apelo com sentimentos espontâneos com a ação e a liberdade, envolvendo as atividades descontraídas, desprentenciosas e obrigatórias da vontade ou de intenções alheias, ou seja, sem normas e regras, sendo apenas para a motivação para que sejam alcançados os objetivos.
Na educação infantil é essencial que se mexa com as brincadeiras, os jogos e com os brinquedos, pois são atividades primárias, as quais é benéfico com os aspectos físico, intectual e social, o brincar faz com que a criança desenvolva a sua identidade e a sua autonomia, como a sua capacidade de socialização, através da interação e exepriências de regras perante a sociedade.
2.1. Conceitos Piaget X Educação
Das contribuíções de Jean Piaget para a educação com alcance ao lúdico é da partida da sua teoria em que se fala, sobre a organização de organização, esquema e adaptação aplicada ao processo de aprendizagem, que se leva a estrutura cognitiva. A organização seletiva se dá para o processo permanente do homem interagindo com o meio ambiente, pela apreensão do que é útil e necessário junto a adaptação do homem com o mundo.
As ações, as reflexões e as representações, ao serem repetidas em situações diferentes, tornam-se novas estruturas, novos conhecimentos. Portanto, a repetição reforça os conhecimentos assimilados, ou preexistentes, tornando-os mais consistentes, o que facilita a aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência. Para Piaget, a estrutura cognitiva vai construindo-se concomitante à construção de novos conhecimentos, por meio da busca natural do homem de adaptar-se ao meio ambiente. (PORTAL EDUCAÇÃO)
No conceito de Piaget a construção de conhecimento da criança deve-se ser visto como um processo constante para o desenvolvimento o que remete a entender que a criança é capaz de criar, recriar e experimentar de forma autônoma assim impulsionando o seu desenvolvimento.
O momento é ser mediador e instigador da participação, cooperação e repeito mútuo para o trabalho coletivo da criança. Portanto, quando se remete ao trabalho coletivo socializado, a criança estabelece os laços da afetividade e permite com que a criança sinta-se como parte da coletividade, superando o seu egocentrismo. Isso visto que a socialização e a moral vão consolidando a infância da criança.
2.2. Vygotsky para a Educação
Em sua teoria Vygotsky baseou-se na linguagem em relação com o pensamento mostrando que sociedade e desenvolvimento caminham juntos. De acordo com Bock, Furtado e Teixeira esse desenvolvimento da criança se obtêm a partir de três aspectos: 
Instrumental, refere-se à natureza basicamente mediadora das funções psicológicas complexas;
Cultural, meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipos de tarefa que a criança em crescimento enfrenta;
Histórico, usado para dominar seu ambiente e seu próprio comportamento, foram criados e modificados ao longo da história social da civilização;
Em seu conceito Vygotsky afirma que devmos considerar dois níveis de desenvolvimento.
 1º – O desenvolvimento efetivo, que é o já realizado, zona de desenvolvimento real, e que podemos medir, por exemplo, através de testes psicológicos.
2º – A zona de desenvolvimento potencial, que é o desenvolvimento que está em via de se efetivar, ou seja, que ainda não é parte do repertório próprio da criança, mas está voltado para seu futuro.
Neste segundo nível o desenvolvimento se efetiva no meio social quando a criança se apropria dos comprotamentos humanos. Tendo as relações reais do sujeito com o mundo em dois tipos de conceitos:
O primeiro é o cotidiano e prático, desenvolvidos nas práticas das crianças no cotidiano, nas interações sociais.
O segundo é o científico, adquiridos por meio de ensino, pelos processos deliberados de instrução escolar.
2.3 O Metódo Montessori
Conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criados/idealizados por Maria Montessori. Metódo onde o que não importa é o seu material ou sua prática, portanto o mais necessário é possibilitar a liberdade da verdadeira natureza do indivíduo, sendo observada, compreendida, para que esta educação se desenvolva para a evolução da criança, mas não ao contrário. 
O metódo Montessori consiste em seis pilares educacionais:
Autoeducação, trata-se da ideia radical de que a criança é capaz de aprender sozinha. (1) Manipular materiais; (2) Trabalhar com novos desafios; (3) Perceber seus próprios erros;
Educação Cósmica, formas de se manter desperto o interesse da criança pelo mundo, isso permite à criança desenvolver um senso de gratidão para com tudo o que há no mundo e perceber a ordem subjacente à natureza e ao universo.
Educação Como Ciência, colabora constantemente para a construção do equilíbrio interior e da felicidade na vida da criança e do adolescente.
Ambiente Preparado, é devolver à criança o que lhe pertence, com ambientes de liberdade e independência, onde tudo seja organizado, oferecido e preparado para a ação infantil.
Adulto Preparado, observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades.
Criança Equilíbrada, onde a criança obtêm o equilíbrio interior e torna-se, primeiro, muito mais concentrada, e em seguida a um só tempo mais feliz, generosa, esforçada, cheia de iniciativa e independência e consideração pelo outro.
Portanto, a importância do lúdico na estrutura da educação infantil, é dar um espaço para as crianças, dando-lhes as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento conforme a etapa da sua vida, sendo um mediador da construção de uma motricidade, compreensão de conhecimento, deixando com que a criança tenha a sua própria ideia. 
3.Conclusão
Em virtude dos fatosmencionados, faz-se necessário saber que o lúdico é fundamental para o desenvolvimento da criança, contudo isso, se faz lembrar que é importante orientar, propor vários desafios em que sejam alcançados os objetivos e sempre incentivar sem que seja uma questão de avaliação, pois que existem vários aspectos, conceitos que contribuem para o aprendizado e ensino da criança, como nos lembra os teóricos Piaget, Vygotsky, Maria Montessori em suas obras e pesquisas. 
REFERÊNCIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL. Entenda tudo sobre a Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. Publicado em 2 mai. 2018. 5 jan. 2019.
ESCOLA EDUCAÇÃO. Maria Montessori e a valorização dos alunos. 8 jan. 2019.
FERREIRA, Jessica Abadia. Importância do Lúdico em Sala de Aula: o Brincar e o Jogar no Cotidiano Infantil. Publicado em 2 fev. 2017. 12 jan. 2019.
HIPERCULTURA. A Teoria de Piaget: Conheça as fases do desenvolvimento infantil. 14 jan. 2019.
KASCHUK, Marcia Maria. O Educador, As Crianças e o Lúdico. Publicado em 5 abr. 2013. 26 jan. 2019.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. Editora Vozes S.A 1997.
TEIXEIRA, Sirlândia. Jogos, Brinquedos, Bricadeiras e Brinquedoteca. Editora Wak Edição 1 2010.
 Graduação em Licenciatura em Pedagogia Anhanguera-Uniderp, especialização em Ensino Lúdico Faculdade São Luís Jaboticabal/SP. E-mail do autor: suzanasilvameira@yahoo.com.br.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes