Buscar

APS UNP

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR
ESCOLA DE DIREITO
GRADUAÇÃO EM DIREITO
DISCIPLINA: Ciência Política e Fundamentos do Direito Eleitoral
PROFESSOR: Carlos André Maciel Pinheiro Pereira
MONITORAS: Evany Braga da Silva e Pedro Wellin
ALUNO(A): Bárbara Beatriz de Sousa Cavalcante
01 – Qual a diferença entre parlamentarismo e presidencialismo? Contraponha as características de ambos os sistemas.
No parlamentarismo, o primeiro-ministro é o chefe do governo, enquanto monarca fica Chefe do estado. Sua escolha fica realizada pelo parlamento. Enquanto isso o Presidencialismo, o presidente da república é escolhido através do povo por um tempo determinado.
02 – Qual a diferença entre povo e população? Quais são os três conceitos de povo Compreendidos pela Ciência Política?
Povo são pessoas ligadas ao estado através do núcleo de cidadania, já população são todas as pessoas que habitam um determinado território, em um determinado tempo. Os três Conceitos de povo são jus Sanguínes, jus solis e misto.
03 – Qual a diferença entre a República e Monarquia de acordo com Montesquieu?
Para Montesquieu a monarquia é aquela onde sua natureza decore de ser o governo de um só, onde o soberano governa mediante as leis estabelecidas. No caso o rei. Já a república a natureza é a soberania nas mãos do povo, ou seja, o povo escolhe o representante através do voto.
04 – Quais as diferenças entre a democracia direta, indireta e semidireta? Aponte as Características de cada uma como forma de fundamentar sua resposta.
Na democracia direta os cidadãos devem participar diretamente nas decisões públicas, Diferentemente da democracia indireta ou representativa, a população é representada pelo poder político, legitimado pela soberania popular. Já a democracia semidireta, é a Aproximação entre povo e governo.
05 – O que é a representatividade e quais suas características no que toca o mandatário?
É quando um representante que através do seu voto, exercerá um mandato político
Tomando as decisões do cargo ocupado, esse representante será eleito pela parcela do Eleitorado, devendo governar para todos.
06 – Explique o que é o veto do Presidente no sistema presidencialista e porque se trata de um regime que privilegia a soberania popular.
Quando um projeto for aprovado no Legislativo, caberá ao Presidente, decidir se tal projeto será vetado ou sancionado. O veto ocorre em dois motivos, são: Se o projeto for contrário ao interesse público ou se o projeto for inconstitucional.
07 – Explique qual a relação do constitucionalismo com o Estado, observando a evolução do Estado de Direito para o Estado Constitucional.
A relação entre o constitucionalismo e o Estado, é que constitucionalismo busca garantir os direitos fundamentais e o caráter democrático através da constituição, entendendo que através do constitucionalismo, se cria o Estado de Direito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes