A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Pré-visualização | Página 9 de 9

setor de planos de saúde, coexistem várias terminologias, criadas por operadoras e prestadores de serviços. Diante das dificuldades para troca de informações entre os integrantes do setor, identificou-se a necessidade da adoção de uma terminologia clínica comum. Considerando a padronização de terminologias entre as instituições envolvidas na regulação e fiscalização da oferta de serviços em saúde suplementar, avalie as afirmações a seguir:
I- A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem, entre as atribuições estabelecidas pela lei que a criou (Lei nº 9.961, de 28 de janeiro 2000), elaboração de uma lista dos procedimentos de cobertura obrigatória para planos de saúde comercializados a partir da vigência da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998. Essa lista, denominada Rol de Procedimentos, estabelece a cobertura mínima a ser observada nos planos de atendimento ambulatorial e hospitalar. CORRETA
II- A Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) estabelecem uma organização de nomenclaturas, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), com a função de estabelecer padrões de remuneração para a realização de procedimentos médicos. CORRETA
III- A ANS, em conjunto com a AMB e o Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), criou a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), que utiliza como base a CBHPM. CORRETA
IV- O Rol de Procedimentos, a CBHPM e a TUSS apresentam estrutura e conteúdos semelhantes e compatíveis, independentemente do caso. ERRADA
65-(ENADE 2013) O Pacto Pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais acordado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão. Sua implementação se dá por meio da adesão de Municípios, Estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG), que, renovado anualmente, substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação.
FONTE: Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/>. Acesso em: 11 ago. 2013.
Acerca do Pacto Pela Saúde, avalie as afirmações a seguir.
I- Por meio do Pacto Pela Saúde, as transferências dos recursos também foram modificadas, passando a ser divididas em seis grandes blocos de financiamento (Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos em Saúde). CORRETA
II- Foram definidas em cada eixo as responsabilidades sanitárias e atribuições dos
respectivos gestores, objetivos e as metas dos Pactos pela Vida e de Gestão e os indicadores de monitoramento que integram os diversos processos de pactuação firmados por meio dos Termos de Compromisso de Gestão Municipal, Estadual e Federal. CORRETA
III- O Pacto pela Vida reforça no SUS o movimento da gestão pública por Resultados, estabelece um conjunto de compromissos sanitários considerados prioritários, acordado de forma tripartite, a ser implementado pelos entes federados. CORRETA
66-Nas unidades de saúde municipais, temos diversos setores de vigilância, entre eles a vigilância epidemiológica, servindo para estudar e cuidar da saúde da comunidade como também enfrentar campanhas internacionais, evitando que doenças virem epidemias. As tarefas desta vigilância são os programas de prevenção, tratamentos e estudos de como cada doença se comporta através do perfil da população. Seu objetivo são medidas de controle e prevenção, reduzindo os problemas de saúde da população. Sobre o estudo da ciência epidemiológica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A epidemiologia estuda a conduta das doenças que acometem a sociedade.
( ) Tem como objetivo reduzir os problemas da população e todo o controle dos episódios relacionados à saúde.
( ) Contribui para o melhor conhecimento em saúde da população, promovendo medidas específicas de prevenção e controle de doenças. 
( ) Promove ações e serviços de saúde de qualidade integrada na eficácia clínica sanitária e epidemiológica, por meio de indicadores que auxiliam as ações de rotina e planejamento de prevenção.
67-O desenvolvimento e o aperfeiçoamento das ações na educação em saúde intensificam o cuidado com a prevenção de inúmeras doenças, sendo um desafio perante os órgãos competentes, tanto na qualidade, como na assistência e no aprimoramento dos profissionais que mantêm informações sobre ações educativas para manter a qualidade de vida da sociedade. Na Atenção Primária à Saúde (APS), o sistema está voltado à atenção das necessidades de saúde da população. Esta responsabilidade deve ser contínua, incorporando ações de prevenção e cura, com a função do desenvolvimento social e econômico da sociedade. Sobre os pontos de atenção à saúde, analise as opções a seguir:
I- Unidades básicas de saúde.
II- Centros ambulatoriais especializados.
III- Ser credenciado pelo SUS.
IV- Apoio psicossocial.
68-O SUS (Sistema Único de Saúde) é um sistema político organizacional, que surgiu para reestruturar os serviços e ações de saúde, estabelecidos pela Constituição de 1988, com a função principal de zelar pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população. Ele atua igualmente em todo o território nacional, sob responsabilidade das três esferas, a saber: Governo Federal, Estadual e Municipal e se baseia em princípios fundamentais que regem sua organização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A descentralização é o princípio que implica na negativa de repasse das ações de saúde aos municípios.
( ) O princípio da universalidade oferece garantia de saúde a todo e qualquer cidadão.
( ) O indivíduo que procura o SUS mediante alguma queixa, deve ser visualizado em partes e nunca de maneira indivisível, esse é o princípio da integralidade.
( ) O princípio da equidade objetiva diminuir desigualdades, dessa forma, diz respeito à necessidade de se "tratar desigualmente os desiguais".
69-No que se refere à gestão do trabalho em saúde, é sabido que devido às circunstâncias nas quais são desenvolvidas as atividades, gerenciar os recursos humanos é, com certeza, um grande desafio. Para tanto, o gestor de saúde deverá aplicar algumas características humanitárias. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- Aplicar a flexibilidade nas relações de trabalho. 
II- Disponibilizar um ambiente de trabalho sem a preocupação com os riscos ocupacionais. 
III- Estabelecer metas de produtividade, colocando em segundo plano a qualidade do atendimento.
IV- Tornar o trabalho interessante e criativo.
70-As atribuições e os compromissos do município com a população são diversos. A principal é manter a saúde de seus cidadãos, identificando os problemas existentes e manter a vigilância epidemiológica sob controle. O município destina um percentual dos impostos arrecadados para custear as suas ações em saúde, como também repasses recebidos do Estado e da União destinados aos programas de saúde, como atenção básica, média e alta complexidade. Este valor é remetido para uma conta no Fundo Municipal de Saúde, que será administrado unicamente em prol da saúde. Sobre a forma como os gestores administram os valores recebidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Manter um planejamento prévio.
( ) Fornecer informes de produção.
( ) Prestar contas por intermédio de relatórios de gestão.
( ) Apresentar relatórios de procedimentos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.