Buscar

Seminário Interdisciplinar: Recrutamento, Seleção e Departamento Pessoal (RHU100)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
Disciplina:
Seminário Interdisciplinar: Recrutamento, Seleção e Departamento Pessoal (RHU100)
Avaliação:
Socialização ( ) ( peso.:3,00)
Prova:
A área de Recursos Humanos trabalha com o principal ativo de uma organização: as pessoas. Diante disso, esta área deve alinhar as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização, auxiliando a organização a atingir seus objetivos. De acordo com o paper desenvolvido por você ao longo desta disciplina, disserte sobre alguns dos resultados obtidos por meio da pesquisa desenvolvida sobre o tema que você escolheu. ( * Máximo 1000 caracteres )
De acordo com as necessidades da empresa, a mesma tende a buscar talentos internamente, externamente, considerando que o processo interno é mais rápido e mais econômico, já que a Instituição conhece as competências, habilidades e atitudes do colaborador. Assim há maior probabilidade de acerto e aproveitamento de talentos internos. Pode-se afirmar que o recrutamento interno favorece os colaboradores que já fazem parte do quadro da Instituição, proporcionando a eles a oportunidade de demonstrar através de seu trabalho e ações o seu potencial, antes não percebidos, possibilitando assim a oportunidade de ascensão dentro da mesma. É de grande importância do processo de recrutamento e seleção dentro da Instituição, pois a partir deste ponto que se identifica o perfil de um candidato de acordo com cargo oferecido, onde este certamente irá desempenhar com eficiência as tarefas a ele atribuídas, e contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento da Instituição.
Conhecida por muitas empresas como Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou então Departamento Pessoal, o RH de uma organização é o setor responsável pela conciliação dos interesses da organização e dos funcionários. Este setor possui várias atribuições, como selecionar pessoas qualificadas para diversos cargos, administrar comportamentos, promover treinamentos, cuidar das relações trabalhistas, entre outros. De acordo com o paper desenvolvido por você ao longo desta disciplina, disserte sobre a relevância do estudo do tema escolhido para sua formação profissional. ( * Máximo 1000 caracteres )
	É um processo crucial de RH ao escolher, captar, contratar e manter colaboradores que estejam de fato comprometidos com o seu trabalho é necessário que seja realizado o planejamento da força de trabalho, para antever as necessidades futuras de vagas, projetando o trabalho em conjunto com administração. Muitas vagas são abertas pela promoção de funcionários, quando a empresa tem um plano de carreira. Transferências planejadas, aposentadorias, licenças, serviços militares, fim de estágios, projeção de rotatividade. Para que se tenha a possibilidade de agir estrategicamente é preciso também que existam condições técnicas e materiais para isso. A desvantagem no recrutamento interno é o bloqueio da entrada de novas ideias, facilitando assim o conservantismo, mantendo inalterado o patrimônio humano. O sistema de recrutamento interno é ideal para empresas burocráticas e conservadoras que funciona como um sistema fechado, mantendo e conservando assim a sua cultura organizacional existente.

Outros materiais