A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
Todas as apol 1,2,3,4,5 Apol e fóruns SIG e CO

Pré-visualização | Página 1 de 10

APOL 1 
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
“A comunicação é muito importante para o bom funcionamento dos processos dentro de todos os departamentos de uma organização. Ela é fundamental para as relações interpessoais gerando assim um clima favorável na organização. Quanto mais bem informados, mais os funcionários tendem a estar envolvidos de forma positiva com a organização. No entanto, quando existem barreiras (ruídos) na comunicação de uma organização podem ocorrer situações que são muitos difíceis de serem resolvidas” (ABREU; BAZONI, 2016, p. 75).
Fonte: ABREU, T. M. B.; BAZONIA, M. C. Como superar barreiras na comunicação nas organizações. Revista Dito Efeito, v.7, n.11, p.74-94, jul/dez 2016.
Considerando o contexto de que o processo de comunicação nas organizações pode enfrentar barreiras (interferências) que geram ruídos, inseguranças, desmotivação e comprometimento ao clima organizacional, verifica-se que uma organização que intencione eliminar as barreiras de comunicação deve investir em:
I           Anúncios imediatos das mudanças organizacionais aos colaboradores.  Assim estes não terão tempo de apresentarem resistência às mesmas ou gerarem boatos sobre as novas perspectivas da organização.
II          Trabalho com o excesso de informação para que os colaboradores aprendam a filtrar aquilo que é necessário para a realização das suas atividades de rotina.
III         Escolha do canal adequado para cada comunicação. Deve-se evitar o foco em um tipo de canal apenas para reduzir os custos da empresa, pois cada situação que precisa ser comunicada na empresa possui as suas próprias especificidades.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “C”. Através da compreensão do conteúdo do tema 01 da rota da aula 02 (páginas 10 até 16) observa-se que:
 
I - INCORRETO: Toda comunicação de mudanças nas organizações deve ser feita com preparo e calma, compartilhando com os colaboradores os objetivos que se pretende atingir com a mudança e os cenários que influenciaram os gestores a tomarem esta decisão.
II – INCORRETO: O excesso de informação fará com que os colaboradores não consigam atender as demandas da organização. Um exemplo pode ser o recebimento de grande quantidade de e-mails por dia os quais não serão respondidos com qualidade.
III – CORRETO: A organização deve escolher o canal mais indicado para cada tipo de comunicação que necessitar realizar. Nesta perspectiva terá mais facilidade em proporcionar a compreensão por parte do receptor de suas mensagens.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	II e III, apenas
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Analise a situação a seguir, a qual se refere a distintas formas de comunicação.
João planeja a inauguração de seu novo negócio, uma casa de chá com produtos naturais, tudo organizado com muito cuidado para o seu cliente. Chega o momento de divulgar o negócio, para isto analisa criteriosamente o seu público tanto interno como externo. A equipe é formada por três funcionários, para os quais prepara uma série de reuniões e informativos sobre o negócio. Após essas reuniões, a estrutura para a campanha de marketing ficou composta por: mídias digitais, e-mails, newsletters, folders entre outras.
Considerando a situação acima e o livro base, assinale a alternativa correta sobre a forma de comunicação utilizada por João:
Nota: 20.0
	
	A
	João utiliza a comunicação de massa.
	
	B
	É utilizada a comunicação interpessoal.
	
	C
	A comunicação, neste caso, é um meio para atingir grandes populações.
	
	D
	João utiliza a comunicação organizacional.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "d". Comentários: Em relação situação exposta, João utiliza a comunicação organizacional, a qual, segundo Pimentel (2017, p. 22), abrange as instituições, é pensada para os públicos interno e externo, é todo o trabalho de comunicação efetivo feito pelas organizações, manifesta-se em diferentes formas: campanhas publicitárias,  e-mails, reuniões, informativos, newsletters, entre outros. As alternativas "a" e "c" estão erradas, pois a situação não retrata a comunicação de massa, uma vez que esta é um meio utilizado para atingir grandes populações, para que qualquer pessoa possa entender as informações transmitidas indistintamente à sociedade, cujos meios são: jornal, rádio e televisão.  A alternativa "b" está errada, pois comunicação interpessoal é aquela que ocorre entre as pessoas que precisam informar e serem informadas. A alternativa "e" está errada, pois agências de publicidade e propaganda se referem às empresas prestadoras de serviços que auxiliam a organização em sua comunicação.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 22.
	
	E
	João utiliza agências de publicidade e propaganda para divulgar seu negócio.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Analise o texto a seguir,  a qual aborda sobre gestão de crise.
Gerenciar crise é trabalhá-la em seu conjunto. O ponto principal da gestão de crise é a prevenção, por meio da identificação de sinais internos ou externos que anunciam a sua chegada e da preparação de estrutura para enfrentá-la. A gestão de crise não é a porta de saída, mas de entrada para [...] a reconquista da confiança na instituição para manter a atividade presente e perpetuá-la no futuro" 
(Fonte: SALUSTINO, Jussara C. Manual de gestão de crise. ABRAPP, 2015 p. 13, http://www.abrapp.org.br/TrabalhosComissao/Manual%20de%20gest%C3%A3o%20de%20crise%20e%20imagem.pdf)
Considerando o texto acima e o livro base, pode-se considerar que é preciso pensar na situação de crise antes que aconteça. A partir deste ponto de vista, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas em relação aos planos que devem ser traçados para lidar com as instabilidades e os conflitos:
I - Elaboração de um manual de crise.
II - Pesquisas de opinião internas e externas.
III - A equipe de comunicação deve trabalhar com as informações para antever problemas.
IV - Compreender a imagem que os stakeholders têm da organização.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I, II e IV
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "c".
Comentários:
Para pensar a situação de crise antes que aconteça é preciso planos, os quais devem ser traçados para lidar com as instabilidades e os conflitos. Estes planos, segundo Pimentel (2017, p. 164),  são: elaboração de um manual de crise, realização de pesquisas de opinião internas e externas e compreensão da imagem que os stakeholders têm da organização. A afirmativa III está incorreta, pois para a autora (p.165), é preciso compor um comitê de crise, identificando os nomes, os cargos e os contatos, deixá-los sempre atualizados, é preciso trabalhar em conjunto na identificação de sintomas (internos e externos) que antevejam os problemas. O erro da afirmativa III é que não é somente a equipe de comunicação que trabalha com as informações para antever problemas, mas é um trabalho conjunto da organização, através do comitê de crise.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 164.
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	Apenas IV
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Conforme visto em aula, “ as atividades gerenciais, nas grandes corporações ou nas pequenas e médias empresas, envolvem a busca e o tratamento de informações” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 17). Neste sentido, e a partir do conteúdo abordado em aula, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. As informações permeiam os níveis operacional, tático e estratégico, formando a base do processo decisório.
II. O sucesso das ações organizacionais independe da qualidade das informações utilizadas no dia a dia empresarial.
III. No nível operacional

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.