Buscar

Análise do filme Onde está segunda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Análise do filme “Onde está Segunda?”- LTT- D.S
	Você entende o que é uma utopia? A utopia está sempre em oposição ao mundo real, mas não só apenas isso, o senso comum entende uma ideia utópica como algo inalcançável. A “utopia nos move eticamente na direção daquilo que talvez não possamos atingir, mas ela está lá no horizonte”. Franklin Leopoldo e Silva
	Embora não exista, a utopia poderia se tornar a realidade do amanhã. Isso porque em tese, ela pode acontecer, já que não podemos prever o futuro. Ou seja, não é apenas pensável, mas possível, depende apenas das condições e das decisões de nossa sociedade.
	Já a distopia seria um termo utilizado para ser o oposto de utopia. “O que é demasiadamente bom para ser tentado é utópico, o demasiado mau é distópico. 
	O século 20 foi marcado por uma contínua e acelerada mudança tecnológica e novas descobertas científicas. Mas também foi um período conturbado, um tempo que testemunhou duas sangrentas guerras mundiais e regimes totalitários violentos, como o Nazismo e o Fascismo, além de ditaduras militares. Gêneros literários como a ficção científica se tornam populares a partir do século 20. 
	Os escritores se voltam para os efeitos que as novas invenções poderiam ter sobre as nossas vidas cotidianas. Enquanto escritores se vislumbravam com a possibilidade de a tecnologia aprimorar a humanidade, outros advertiam sobre as consequências graves de uma ciência usada para fins obscuros.
Pensando nisso e no roteiro do filme “Onde está segunda”, responda:
Você acredita que o filme assistido, pode ser classificado como utópico ou distópico?
O que decorreu para acontecer essa nova realidade apresenta?
Considerando que o filme retrata a realidade de sete gêmeas idênticas, explique as diferenças de cada uma. Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado. 
Qual a necessidade das reuniões diárias das irmãs?
Terrence (o avô) ao reconhecer o acidente na infância de Quinta mutila todas as demais irmãs para sustentar o engodo contra a rigorosa política de filho único. Se todas as irmãs são gêmeas idênticas, isto é, tem o mesmo código genético, por que tal medida é necessária?
Há lógica no plano da Agência de Alocação de Criança (AAC)? Explique sua resposta com dados do filme.
Voltando ao pensamento filosófico sobre utopia e distopia e fazendo uma análise da rapidez da tecnologia em um pequeno espaço de tempo, faça um breve comentário opinativo comparando os benefícios e também os possíveis problemas catastróficos que já aconteceram ou poderiam acontecer no futuro.

Outros materiais