A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO CORRIGIDO ADRIELE 12 11

Pré-visualização | Página 1 de 2

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO
IDENTIFICAÇÃO
Aluno/Estagiário
Nome: ADRIELE DE CARVALHO FROIS 
RU: 1507558
Instituição de Trabalho
Nome: Associação Beneficente Zequinha Araújo
Endereço: Rua México, Nº 1216, Bairro: Nova Porto Velho 
CNPJ: 03.563.775/0001-63
Departamento: Setor de Serviço Social
Responsável Legal: Ana Maria da Silva Macedo
Assistente Social Supervisor de Campo
Nome: Célia Maria Pessoa de Figueiredo
CRESS: 2803 23º Região
PERÍODO E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO
Período de Estágio: 21/09/18 à 11/10/2018
Horas Diárias: 6 horas
Horas Semanais: 30 horas 
Horas Mensais: 90 horas
HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO
A Associação Beneficente Zequinha é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1989 em substituição a Associação de Moradores de Nova Porto Velho na cidade de Porto Velho estado de Rondônia, que executava embrionariamente os serviços de ensino infantil, cursos profissionalizantes e associações culturais. A ABZA foi crescendo e pela forte demanda da população local, novas associações foram se estabelecendo, trouxeram melhorias significativas, superando inclusive as expectativas do cotidiano. Surgiram como alternativas para a população, serviços de atendimentos médicos, odontológicos e laboratoriais. Em 2009 acontece mais um avanço excepcional. A direção da entidade cria um sistema de credenciamentos de médicos, dentistas e etc. Adotando assim um novo modelo de atendimento aos associados, o novo método facilita os associados através da carteirinha o acesso de novos benefícios a todos que acreditam na alternativa humana. Em 2010, foram criados núcleos da eminência de expandir o trabalho em Porto Velho e até em outros municípios de Rondônia. Hoje, há uma composição de quatro núcleos distribuídos nas zonas Sul, Leste, Norte e Central. Além da Matriz Porto Velho a associação possui sede nos municípios de Guajará Mirim, Candeias do Jamari, Buritis e Humaitá – AM.
Nesse contexto a associação conta com aproximadamente 30.000 (trinta mil) membros atendendo diariamente mais de 500 (quinhentas) pessoas, destacando-se dentre as entidades que prestam os mesmos serviços em todo o estado de Rondônia. Vale salientar que a instituição social não depende de recurso público de qualquer natureza, se mantendo através de um modelo comunitário e popular, não governamental e voltado para defesa da vida.
A finalidade é oferecer serviços básicos à comunidade a preços mais acessíveis, como assistência médica, odontológica e diagnóstica, bem como viabilizar aperfeiçoamento profissional nas áreas de: informática, estética e beleza (manicure e pedicuro, design de sobrancelhas, cabeleireiros, massoterapeutas).
Objetivo da instituição e proporcionar qualidade de vida à comunidade em geral; proporcionar um atendimento especial aos com os idosos, quanto às questões pertinentes à pessoa idosa e seus direitos.
As demandas mais atendidas na instituição são na área da saúde, motivo esse que contribuiu para o surgimento da ABZA. A população vem, diariamente, em busca por consultas médicas nas diversas especialidades tais como; oftalmologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, odontologia, fisioterapia, ortopedia, pediatria; exames de imagens (Raios-X, USG, Endoscopia) e laboratoriais.
São atendidas pessoas de diferentes faixas etárias, mas a população idosa é a que mais tem procurado os atendimentos e serviços. Os serviços oferecidos em todos os núcleos e sede são procurados por pessoas das mais diferentes situações econômicas. Realizar-se, também, atendimentos às pessoas em situação de privação de liberdade (presos/apenados) mediante escolta armada.
A matriz conta com um espaço amplo e refrigerado, onde são realizados os mais variados serviços a comunidades. Existem áreas destinadas: aos procedimentos de exames de imagem; aos atendimentos laboratoriais; às consultas e procedimentos odontológicos; aos atendimentos/consultas médicas; aos cursos profissionalizantes; à fisioterapia e Pilates; à estética e beleza. Todos com recepção própria e sala de espera. Administração da associação é realizada pela família, podendo ser comparada a uma empresa familiar, com isso, uma gestão que difere das tradicionais.
A Associação Beneficente Zequinha Araújo é mantida através da verba arrecadada com a confecção das carteirinhas, também é repassado pelos médicos um percentual dos valores das consultas. Não há repasses do governo para custeio das despesas, não há interesse em firmar convênios para terem acesso aos repasses. A ABZA conta com colaborados que estão na entidade para melhor atender aos associados.
São firmadas parcerias e convênios com empresas privadas para melhor atender seus associados, que através da carteirinha recebem descontos em consultas, procedimentos médicos, exames de imagem e laboratoriais nas redes conveniadas; descontos em mensalidades de faculdades; em papelaria, etc. Além disso, os centros universitários e faculdades parceiras atuam junto à entidade beneficente na realização do projeto “Domingo na Comunidade”.
OBJETIVO DO SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
O serviço social surgiu devido à procura dos usuários por esse serviço, os mesmos chegavam com demandas que eram pertinentes ao serviço social e os colaboradores não sabiam como prestar o atendimento correto. Diante dessa realidade o presidente da instituição implantou o departamento de serviço social e com isso os usuários passaram a ter acesso e garantir os seus direitos. Atualmente a instituição conta com apenas 01(uma) assistente social, que faz o atendimento em uma sala e garantindo ao usuário total sigilo e privacidade, conforme preconiza a legislação. No âmbito do serviço social todo e qualquer atendimento é gratuito, para os associados ou não.
O atendimento prestado pela profissional da instituição à comunidade de Porto Velho/RO destina-se a orientar ao usuário como e onde acessar serviço de forma gratuita, na área da saúde, tais como: consultas, exames, medicamentos, cirurgias e internações. Outro serviço prestado é direcionado ao idoso, sendo o objetivo de garantir aos mesmos uma qualidade de vida e promoção da pessoa idosa. Além dos desse público, às pessoas com deficiência são atendidas e o objetivo desse atendimento é garantir todos os direitos que eles buscam para terem qualidade de vida, encaminhando os mesmos de forma correta e com todas as orientações para terem acesso ao BPC ou o passe livre do transporte coletivo.
POPULAÇÃO ALVO DO SERVIÇO SOCIAL
O público que procura a entidade tem como principal características: idosos, aposentados, analfabetas ou com baixa escolaridade, mulheres (chefes de família), autônomos, produtores rurais, beneficiários do programa Bolsa Família e BPC e pessoas com deficiência.
ATIVIDADES DO SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
O serviço social na instituição tem que Planejar coordenar, realizar reuniões e palestras aos seus associados. Além das atividades citadas anteriormente, o assistente social atende aos não associados, elabora pareceres, faz encaminhamentos, entrevista com questionário socioeconômico, com a finalidade de conhecer o perfil do usuário e propor ações que visem intervir na realidade que é mostrada através dos dados obtidos. No âmbito do serviço social há uma atenção especial para com idosos e todos possuem cadastro e ficha social, através das informações, são realizadas visitas domiciliares aos idosos (associados) que não podem acessar a associação.
Os objetivos do serviço social na instituição são a promoção do bem-estar social e qualidade de vida da população que faz uso dos serviços da instituição. Com isso, o assistente social tem que defender ampliar, e garantir os direitos dos usuários que não conseguiram acessar as suas demandas no aparelhamento do Estado, seja na área da saúde, assistência, qualificação profissional e até assistência que preconiza a LOAS.
Diante de tantas demandas diversas e visando o bem estar social da população a ABZA realiza uma vez por mês o projeto “Domingo na Comunidade”, este trabalho social é desenvolvido em diferentes bairros da capital

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.