Buscar

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO CORRIGIDO ADRIELE 12 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO
IDENTIFICAÇÃO
Aluno/Estagiário
Nome: ADRIELE DE CARVALHO FROIS 
RU: 1507558
Instituição de Trabalho
Nome: Associação Beneficente Zequinha Araújo
Endereço: Rua México, Nº 1216, Bairro: Nova Porto Velho 
CNPJ: 03.563.775/0001-63
Departamento: Setor de Serviço Social
Responsável Legal: Ana Maria da Silva Macedo
Assistente Social Supervisor de Campo
Nome: Célia Maria Pessoa de Figueiredo
CRESS: 2803 23º Região
PERÍODO E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO
Período de Estágio: 21/09/18 à 11/10/2018
Horas Diárias: 6 horas
Horas Semanais: 30 horas 
Horas Mensais: 90 horas
HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO
A Associação Beneficente Zequinha é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1989 em substituição a Associação de Moradores de Nova Porto Velho na cidade de Porto Velho estado de Rondônia, que executava embrionariamente os serviços de ensino infantil, cursos profissionalizantes e associações culturais. A ABZA foi crescendo e pela forte demanda da população local, novas associações foram se estabelecendo, trouxeram melhorias significativas, superando inclusive as expectativas do cotidiano. Surgiram como alternativas para a população, serviços de atendimentos médicos, odontológicos e laboratoriais. Em 2009 acontece mais um avanço excepcional. A direção da entidade cria um sistema de credenciamentos de médicos, dentistas e etc. Adotando assim um novo modelo de atendimento aos associados, o novo método facilita os associados através da carteirinha o acesso de novos benefícios a todos que acreditam na alternativa humana. Em 2010, foram criados núcleos da eminência de expandir o trabalho em Porto Velho e até em outros municípios de Rondônia. Hoje, há uma composição de quatro núcleos distribuídos nas zonas Sul, Leste, Norte e Central. Além da Matriz Porto Velho a associação possui sede nos municípios de Guajará Mirim, Candeias do Jamari, Buritis e Humaitá – AM.
Nesse contexto a associação conta com aproximadamente 30.000 (trinta mil) membros atendendo diariamente mais de 500 (quinhentas) pessoas, destacando-se dentre as entidades que prestam os mesmos serviços em todo o estado de Rondônia. Vale salientar que a instituição social não depende de recurso público de qualquer natureza, se mantendo através de um modelo comunitário e popular, não governamental e voltado para defesa da vida.
A finalidade é oferecer serviços básicos à comunidade a preços mais acessíveis, como assistência médica, odontológica e diagnóstica, bem como viabilizar aperfeiçoamento profissional nas áreas de: informática, estética e beleza (manicure e pedicuro, design de sobrancelhas, cabeleireiros, massoterapeutas).
Objetivo da instituição e proporcionar qualidade de vida à comunidade em geral; proporcionar um atendimento especial aos com os idosos, quanto às questões pertinentes à pessoa idosa e seus direitos.
As demandas mais atendidas na instituição são na área da saúde, motivo esse que contribuiu para o surgimento da ABZA. A população vem, diariamente, em busca por consultas médicas nas diversas especialidades tais como; oftalmologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, odontologia, fisioterapia, ortopedia, pediatria; exames de imagens (Raios-X, USG, Endoscopia) e laboratoriais.
São atendidas pessoas de diferentes faixas etárias, mas a população idosa é a que mais tem procurado os atendimentos e serviços. Os serviços oferecidos em todos os núcleos e sede são procurados por pessoas das mais diferentes situações econômicas. Realizar-se, também, atendimentos às pessoas em situação de privação de liberdade (presos/apenados) mediante escolta armada.
A matriz conta com um espaço amplo e refrigerado, onde são realizados os mais variados serviços a comunidades. Existem áreas destinadas: aos procedimentos de exames de imagem; aos atendimentos laboratoriais; às consultas e procedimentos odontológicos; aos atendimentos/consultas médicas; aos cursos profissionalizantes; à fisioterapia e Pilates; à estética e beleza. Todos com recepção própria e sala de espera. Administração da associação é realizada pela família, podendo ser comparada a uma empresa familiar, com isso, uma gestão que difere das tradicionais.
A Associação Beneficente Zequinha Araújo é mantida através da verba arrecadada com a confecção das carteirinhas, também é repassado pelos médicos um percentual dos valores das consultas. Não há repasses do governo para custeio das despesas, não há interesse em firmar convênios para terem acesso aos repasses. A ABZA conta com colaborados que estão na entidade para melhor atender aos associados.
São firmadas parcerias e convênios com empresas privadas para melhor atender seus associados, que através da carteirinha recebem descontos em consultas, procedimentos médicos, exames de imagem e laboratoriais nas redes conveniadas; descontos em mensalidades de faculdades; em papelaria, etc. Além disso, os centros universitários e faculdades parceiras atuam junto à entidade beneficente na realização do projeto “Domingo na Comunidade”.
OBJETIVO DO SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
O serviço social surgiu devido à procura dos usuários por esse serviço, os mesmos chegavam com demandas que eram pertinentes ao serviço social e os colaboradores não sabiam como prestar o atendimento correto. Diante dessa realidade o presidente da instituição implantou o departamento de serviço social e com isso os usuários passaram a ter acesso e garantir os seus direitos. Atualmente a instituição conta com apenas 01(uma) assistente social, que faz o atendimento em uma sala e garantindo ao usuário total sigilo e privacidade, conforme preconiza a legislação. No âmbito do serviço social todo e qualquer atendimento é gratuito, para os associados ou não.
O atendimento prestado pela profissional da instituição à comunidade de Porto Velho/RO destina-se a orientar ao usuário como e onde acessar serviço de forma gratuita, na área da saúde, tais como: consultas, exames, medicamentos, cirurgias e internações. Outro serviço prestado é direcionado ao idoso, sendo o objetivo de garantir aos mesmos uma qualidade de vida e promoção da pessoa idosa. Além dos desse público, às pessoas com deficiência são atendidas e o objetivo desse atendimento é garantir todos os direitos que eles buscam para terem qualidade de vida, encaminhando os mesmos de forma correta e com todas as orientações para terem acesso ao BPC ou o passe livre do transporte coletivo.
POPULAÇÃO ALVO DO SERVIÇO SOCIAL
O público que procura a entidade tem como principal características: idosos, aposentados, analfabetas ou com baixa escolaridade, mulheres (chefes de família), autônomos, produtores rurais, beneficiários do programa Bolsa Família e BPC e pessoas com deficiência.
ATIVIDADES DO SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
O serviço social na instituição tem que Planejar coordenar, realizar reuniões e palestras aos seus associados. Além das atividades citadas anteriormente, o assistente social atende aos não associados, elabora pareceres, faz encaminhamentos, entrevista com questionário socioeconômico, com a finalidade de conhecer o perfil do usuário e propor ações que visem intervir na realidade que é mostrada através dos dados obtidos. No âmbito do serviço social há uma atenção especial para com idosos e todos possuem cadastro e ficha social, através das informações, são realizadas visitas domiciliares aos idosos (associados) que não podem acessar a associação.
Os objetivos do serviço social na instituição são a promoção do bem-estar social e qualidade de vida da população que faz uso dos serviços da instituição. Com isso, o assistente social tem que defender ampliar, e garantir os direitos dos usuários que não conseguiram acessar as suas demandas no aparelhamento do Estado, seja na área da saúde, assistência, qualificação profissional e até assistência que preconiza a LOAS.
Diante de tantas demandas diversas e visando o bem estar social da população a ABZA realiza uma vez por mês o projeto “Domingo na Comunidade”, este trabalho social é desenvolvido em diferentes bairros da capitale distritos de Porto Velho, levando atendimentos na área da saúde, assistência social, qualificação profissional, cuidados com a beleza. Também existe o encontro dos idosos que ocorrem aos sábados, de forma quinzenal. Esse trabalho visa proporcionar um dia de lazer aos idosos, onde os mesmo assistem palestras com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e informá-los de seus direitos, ainda é ofertada aferição de pressão arterial, teste glicemia, café da manhã e sopas, cortes de cabelo e para finalizar o encontro todos participam de danças e brincadeiras.
Não há verba específica para o serviço social, a associação trabalha com parcerias que colaboram e fazem doações quando há a necessidade de angariar materiais e/ou alimentos para montar cesta básica, por exemplo.
Um dos maiores desafios é garantir a população o acesso aos serviços de saúde no âmbito governamental, como preconiza a legislação do SUS, pois na associação só é realizado atendimento mediante ao pagamento, mesmo sendo o valor reduzindo, há muitos que não possuem recursos financeiros, sendo esses buscam orientação junto ao departamento de serviço social em busca de solucionar seus problemas no âmbito da saúde.
ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO
O campo estágio possibilita observar e vivenciar a prática profissional do assistente social. Através do estágio é possível refletir sobre problemáticas do cotidiano. O estagiário fará uso dos instrumentais técnicos da profissão mediante a supervisão da profissional que o acompanha. As atividades serão acolhimento ao usuário, preenchimento de questionário socioeconômico, atualização de cadastro social, participação de rodas de conversas e reuniões e outras atividades que surgirem no decorrer do estágio, sendo as mesmas pertinentes ao campo do serviço social.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará em todo o processo de estágio, observando a postura profissional do estagiário, o atendimento e respeito ao usuário e sua percepção e análise da realidade que será apresentada. Outro aspecto que será avaliado o trabalho em equipe e a interação com o mesmo, o desempenho das atividades e o planejamento no âmbito do serviço social, sua responsabilidade com a instituição e com atividades desenvolvidas com os usuários e colaboradores. Dessa forma, a avaliação mostrará ao supervisor se o estágio contribuiu para formação profissional e fez uma ponte entre a teoria/práxis profissional.
Porto Velho, 11 de Outubro 2018
_________________________________________
Assinatura do Estagiário
__________________________________________
Assinatura do Supervisor de Campo
Carimbo Nº CRESS
___________________________________________
Assinatura do Supervisor Acadêmico
Carimbo Nº CRESS

Outros materiais