Buscar

PROVA RELAÇÕES JURÍDICAS INTERNACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELAÇÕES JURÍDICAS INTERNACIONAIS
	 
	 
	 1.
	Ref.: 177018
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quanto aos critérios tradicionais de solução de conflitos de normas, assinale a opção CORRETA:
		
	
	São eles: o critério da hierarquia (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior), o critério da cronologia (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral) e o da especialidade (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior).
	 
	São eles: o critério hierárquico (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior), o critério cronológico (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior) e o da especialidade (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral).
	
	São eles: o critério hierárquico (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior), o critério cronológico (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral) e o da especialidade (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior).
	
	São eles: o critério hierárquico (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral), o critério cronológico (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior) e o da especialidade (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior).
	
	São eles: o critério da hierarquia (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior), o critério da cronologia (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral) e o da norma especial (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior).
	
	
	 2.
	Ref.: 239645
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em matéria de tratados internacionais, qual das alternativas abaixo não representa uma fonte do Direito Internacional?
		
	
	Leis Internas Brasileiras
	
	Doutrina
	
	Prática Internacional
	
	Jurisprudência
	 
	Procurações
	
	
	 3.
	Ref.: 198828
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O acordo internacional de cunho de solene, recebe a denominação de:
		
	
	Estatuto
	 
	Tratado
	
	Convenção
	
	Distrato
	 
	Acordo
	
	
	 4.
	Ref.: 139298
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A incidência do Direito Internacional Privado se dá nas relações jurídicas internacionais havidas entre particulares. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que está em DESACORDO com esta afirmativa:
		
	 
	Na falta de eleição de lei aplica-se ao contrato o Tratado Internacional, se houver.
	
	A norma de Direito Internacional Privado é, em regra, aplicada diretamente pelo juiz, em caso de uma disputa em um caso concreto judicial.
	
	Aplica-se ao contrato internacional a lei nele eleita.
	 
	As normas jurídicas de Direito Internacional Privado são aquelas havidas entre entes que integram o Poder Público.
	
	Na falta de eleição de lei no contrato e na falta de Tratado Internacional sobre a matéria em disputa, será a Lei de Direito Internacional Privado que determinará a lei de qual país será aplicável ao contrato.
	
	
	 5.
	Ref.: 728352
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	LINDB - Parágrafo 1º: Aplicar-se-á a lei do país em que for domiciliado o proprietário, quanto aos bens moveis que ele trouxer ou se destinarem a transporte para outros lugares. Qual o artigo dessa legislação que se refere aos elementos de conexão para indicar a lei aplicável que qualifica e rege os bens ?
		
	
	Art. 5º
	 
	Art. 8º
	
	Art. 4º
	 
	Art. 6º
	
	Art. 3º
	
	
	 6.
	Ref.: 157026
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Tendo em consideração a LINDB, e quanto à natureza das normas que traz, é correto afirmar: (A) A LINDB é norma exclusivamente de Direito formal, pois não gera nenhum direito para o sujeito. (B) A LINDB é norma exclusivamente de Direito material, pois gera direitos subjetivos para o sujeito. (C) A LINDB é norma de Direito formal e de Direito material, pois embora disponha sobre os elementos de conexão do DIP (que não geram direitos para o sujeito), também apresenta normas de Direito material que geram direitos subjetivos para o sujeito.
		
	 
	Somente a alternativa (c) está correta
	
	Somente a alternativa (b) está correta
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Somente a alternativa (a) está correta
	
	
	 7.
	Ref.: 157018
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Sobre a aquisição da nacionalidade brasileira pelos filhos de brasileiros nascidos no exterior, assinale a opção correta:
(a) apenas os filhos de brasileiros natos, nascidos no exterior, podem adquirir a nacionalidade brasileira.
(b ) dos filhos de brasileiros, nascidos no exterior, podem adquirir a nacionalidade brasileira mediante o seu registro de nascimento perante o Consulado brasileiro no exterior, desde que, após alcançada a maioridade, eles façam a opção pela nacionalidade brasileira.
(c) a opção pela nacionalidade brasileira pode ser realizada ¿a qualquer tempo¿ após alcançada a maioridade.
		
	
	Toas as alternativas estão corretas
	 
	As alternativas (b) e (c) estão corretas
	
	As alternativas (a) e (c) estão corretas
	
	As alternativas (a) e (b) estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	 8.
	Ref.: 156986
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Assinale a alternativa correta. A mediação e a arbitragem se distinguem por que: (a) A mediação objetiva à solução do conflito pelas próprias partes mediante o auxílio de terceira pessoa que se limita a orientar as partes na solução de seu conflito, devendo as partes alcançar e estabelecerem os termos de eventual acordo, enquanto que na arbitragem os juízes togados visam demonstrar às partes seus direitos e até induzi-las a um acordo em vista dos respectivos direitos. (b) Na arbitragem, o árbitro tem poderes para decidir pelas partes, por delegação expressa destas resultantes de convenção privada, sem estarem, contudo, investidos em funções jurisdicionais pelo Estado, enquanto na mediação o juiz decide o litígio no lugar das partes. (c) A mediação objetiva à solução do conflito pelas próprias partes mediante o auxílio de terceira pessoa que se limita a orientar as partes na solução de seu conflito, devendo as partes alcançar e estabelecer os termos de eventual acordo, enquanto que na arbitragem o árbitro tem poderes para decidir pelas partes, por delegação expressa destas, resultantes de convenção privada, sem estarem investidos em funções jurisdicionais pelo Estado.
		
	
	Somente a alternativa (b) está correta
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	Somente a alternativa (c) está correta
	 
	Somente a alternativa (a) está correta
	
	
	 9.
	Ref.: 156968
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quanto às modalidades de navegação aquaviária é correto afirmar: (a) navegação de cabotagem é aquela realizada entre portos ou pontos nacionais por via aquaviária. (b) navegação de longo curso é aquela realizada entre portos nacionais e portos estrangeiros. (c) navegação fluvial é aquela em que a via navegável é um rio e navegação lacustre é aquela em que a via navegável é um lago. (d) navegação interior é aquela realizada em vias aquaviárias localizadas nos limites territoriais interiores do país. (e) navegação de apoio portuário é aquela que visa auxiliar às demais embarcações no acesso aquaviário a determinado porto ou instalação portuária; e navegação de apoio marítimo é aquela realizada para o auxílio a embarcações que explorem a atividade de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos.
		
	
	Somentea afirmativa (c) está incorreta
	
	Somente a afirmativa (a) está incorreta
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Somente a afirmativa (b) está incorreta
	
	
	 10.
	Ref.: 156958
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quanto às águas marítimas brasileiras é correto afirmar que: (a) Mar Territorial é a zona marítima sobre a qual o Brasil exerce jurisdição plena. (b) Zona Contígua é a zona marítima sobre a qual o Brasil exerce jurisdição limitada às questões fiscalizatórias aduaneiras, sanitárias e de imigração. (c) Plataforma Continental é a zona marítima sobre a qual o Brasil não exerce jurisdição ou soberania, embora possa explorar todos os recursos naturais (vivos ou não). (d) Zona Econômica Exclusiva é a zona marítima sobre a qual o Brasil exerce soberania limitada à exploração dos recursos minerais.
		
	
	Estão corretas as afirmativas (a) e (d)
	
	Estão corretas as afirmativas (c) e (d)
	
	Estão corretas as afirmativas (a) e (c)
	 
	Estão corretas as afirmativas (a) e (b)
	
	Estão corretas as afirmativas (b) e (c)

Outros materiais