APOL 02 MARKETING ESPORTIVO
5 pág.

APOL 02 MARKETING ESPORTIVO


DisciplinaMarketing Esportivo351 materiais10.242 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Marketing esportivo
Leia a seguinte passagem de texto:
\u201c[...] o torcedor é o consumidor final de espetáculos futebolísticos enquanto os demais agentes seriam os consumidores intermediários. Ambos, entretanto, possuem relevância na economia do mercado futebolístico\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo como estratégia empresarial. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-117, jan./abr. 2015. p. 113.
De acordo com essas informações e com os conteúdos do texto-base Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil sobre a \u201csazonalidade intrínseca ao negócio\u201d do futebol, é correto afirmar que essa sazonalidade:
Nota: 20.0
	
	A
	Acontece em função das alterações do mercado e do desempenho nos campeonatos.
Você acertou!
Comentário: \u201cDessa forma, estão sujeitos a impactos constantes em função das alterações do mercado e do desempenho nos campeonatos, dentre outros fatores. Diante deste complexo contexto do ambiente de negócios na indústria do futebol no país, os clubes se utilizam de algumas ações buscando assim minimizar eventuais danos econômicos provenientes da sazonalidade intrínseca ao negócio\u201d (texto-base Marketingesportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil, p. 14).
	
	B
	Diz respeito aos acordos de patrocínio e desenvolvimento de ações de marketing.
	
	C
	Refere-se à movimentação financeira na indústria do esporte, que, no Brasil, é maior no futebol.
	
	D
	Aborda as principais fontes de renda dos clubes brasileiros, como a bilheteria dos jogos.
	
	E
	É a busca de novas fontes de receita, utilizando, para tal, principalmente as ferramentas de marketing.
Questão 2/5 - Marketing esportivo
Considere o seguinte extrato de texto:
\u201cOs elementos do composto de marketing (produto, distribuição, promoção e preço) precisam ser coordenados e consistentes com a missão e visão da organização, comunicando o posicionamento mercadológico proposto. Posicionamento é a forma como a empresa quer ser percebida pelo público-alvo, relativa aos concorrentes\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FEDERICO, E. O que é planejamento e controle de marketing? Antenna Web, v. 4, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2008. p. 39.
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo sobre o composto de marketing esportivo relativo à promoção, leia as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
I.   ( ) O objetivo do composto de marketing relativo à promoção é divulgar ao consumidor-alvo os produtos e serviços do clube e a forma de acessá-los.
II.  ( ) O composto de marketing relativo à promoção envolve a criação de um ambiente que proporcione uma vivência única e a oferta de produtos do clube.
III. ( ) O composto de marketing relativo à promoção inclui a propaganda, que é todo meio pago de comunicação sobre o produto ou serviço esportivo por meio de mídias.
IV.  ( ) O patrocínio é uma ferramenta que pode objetivar, por exemplo, a mudança ou o reforço de imagem da marca.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V \u2013 F \u2013 V \u2013 V. A afirmativa I é verdadeira, pois \u201ca estratégia de mix e a utilização dos 4Ps de marketing, tem-se a promoção, cujo objetivo é divulgar aos consumidores-alvos os produtos e serviços do clube e a forma de acessá-los\u201d (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo, p. 8). A afirmativa II é falsa, pois refere-se ao composto relativo à praça: \u201cA arena, nessa proposta, pode funcionar como as grandes atrações dos parques da Disney. Para isso, é necessário atrair o consumidor, envolvê-lo, criar o ambiente para que ele vivencie um momento único e, no meio desse processo, oferecer-lhe uma série de produtos ligados à marca do clube\u201d (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo, p. 8). A afirmativa III é verdadeira, pois: \u201cPor propaganda podemos entender todo meio pago, não pessoal de comunicação sobre o produto ou serviço esportivo, por meio de mídia impressa ou eletrônica que visa atrair a atenção do público e por conseguinte a compra\u201d (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo, p. 9). A afirmativa IV também é verdadeira, pois \u201cestá ficando mais difícil para o esporte encontrar patrocinadores [...] se não houver compreensão dos possíveis benefícios nem habilidade [em] avaliar o retorno [...]. Esse componente do marketing esportivo pode contribuir para atingir muitos objetivos de comunicação; no entanto, os objetivos mais comuns são: conscientização, mudança ou reforço de imagem da marca\u201d (texto-base Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo, p. 9).
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 3/5 - Marketing esportivo
Atente para a seguinte afirmação:
\u201c[...] o patrocínio faz parte das estratégias de promoção, sendo que promover algo é complexo e vai muito além de simplesmente aparecer e persuadir as pessoas à consumidor algo, é preciso informar, interagir, convencer, envolver, etc.\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YAMAMOTO, P. Y.; CORDOVA, M. L. O.; MAZZEI, L. C. Descrição de um caso envolvendo marketing de experiência através de patrocínio esportivo no segmento B2B. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 1, p. 64-78, jan./abr. 2018. p. 68.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Patrocínio esportivo: perspectivas do envolvimento, identificação e prestígio entre fãs e equipe sobre os objetivos relacionados ao patrocínio esportivo por parte das empresas, analise as seguintes afirmativas e assinale V para a(s) assertiva(s) que apresenta(m) um ou mais desses objetivos e F para a(s) assertiva(s) que não diz(em) respeito a esses objetivos.
I.   ( ) Expandir o conhecimento do nome do patrocinador em um mercado.
II.  ( ) Promover a associação com a qualidade percebida da marca com a equipe.
III. ( ) Obter, consumir e dispor de produtos e serviços.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	F \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V \u2013 V \u2013 F. As afirmativas I e II são verdadeiras, pois \u201co patrocínio, de equipes ou esportes, por parte das empresas foca especificamente a expansão do conhecimento do nome do patrocinador e a associação com a qualidade percebida da marca com o time\u201d (texto-base Patrocínio esportivo: perspectivas do envolvimento, identificação e prestígio entre fãs e equipe, p. 144). A afirmativa III é falsa, pois refere-se ao comportamento do consumidor, e não do patrocínio: \u201co comportamento do consumidor é um conjunto de atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem suas ações\u201d (texto-base Patrocínio esportivo: perspectivas do envolvimento, identificação e prestígio entre fãs e equipe, p. 143).
	
	D
	V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V
Questão 4/5 - Marketing esportivo
Leia o seguinte excerto de texto:
\u201cO pensamento e o desenvolvimento teórico em marketing têm em suas raízes as inter-relações e a necessidade de coordenação entre as várias áreas das organizações, visando aumentar a eficiência das tarefas associadas à distribuição de produtos, principalmente commodities agrícolas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREDERICO, E. O que é marketing? Antenna Web, v. 4, n. 1, p. 1-8, jan./jun. 2008. p. 3.
Conforme a passagem