Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Arte e Novas Tecnologias - Avaliação II UNIASSELVI dotx

Pré-visualização | Página 1 de 2

Uma das grandes transformações no modo de produzir imagens e de percebê-las foi a invenção da fotografia. Resultado de várias evoluções tecnológicas, os dispositivos eletrônicos, capazes de transformar a informação luminosa em informação digital, evoluíram da utilização de químicos fotossensíveis aplicados sobre chapas de vidro ou metal. Sobre a utilização desses químicos, várias descobertas foram realizadas por grandes pesquisadores, em épocas distintas. Para a produção efêmera de imagens a partir da luz até sua fixação, as descobertas aconteceram em uma determinada ordem. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeiro acontecimento.
II- Segundo acontecimento.
III- Terceiro acontecimento.
(    ) Ao explorar a fotossensibilidade, Angelo Sala descobriu que um composto de prata escurecia na presença de luz. 
(    ) William Henry Fox Talbot desenvolveu o calótipo, uma versão primitiva do negativo fotográfico.
(    ) Nicéphore Niépce desenvolveu a técnica de heliografia, resultando na primeira fotografia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	2.
	O final do século XX foi um período marcado pela transição da fotografia analógica para a digital. Isso implicou em mudanças técnicas, estéticas, além de alterações na própria relação do público não profissional com as imagens fotográficas. Sobre a fotografia e a sua relação com a tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas câmeras analógicas, a imagem era armazenada em filmes; nas digitais não há filmes e é captada por sensores. 
(    ) Na fotografia digital, o princípio da fotografia continua o mesmo: a luz passa por uma lente, é absorvida por uma superfície para capturar a imagem. 
(    ) A fotografia digital permite poses ilimitadas, impressão com menor custo e ver a imagem antes da revelação. 
(    ) Os autocromos coloridos foram responsáveis pela popularização das fotografias coloridas por ser um processo mais simples.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	  b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	Com a inserção da tecnologia nos diversos meios de comunicação, em que até a arte pode ser apreciada, as imagens das obras de arte são consideradas imagens preexistentes, pois são digitalizadas por meios computacionais. Acerca da produção das imagens, analise as sentenças a seguir:
I- O artista manipula, através de máquinas imagens, digitalizadas.
II- A cópia mecânica da imagem é uma forma democrática de distribuição.
III- Com a chegada da tecnologia, a obra de arte tornou-se coletiva e um objeto de consumo.
IV- As imagens das obras de arte, neste contexto tecnológico, são denominadas imagens de scanner.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	  b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	O cavalo anda nas pontas dos cascos. Nenhum animal se parece tanto com uma estrela do corpo de balé quanto um puro sangue em perfeito equilíbrio, que a mão de quem o monta parece manter suspenso. Degas pintou-o e procurou concentrar todos os aspectos e funções do cavalo de corrida: treinamento, velocidade, apostas e fraudes, beleza, elegância suprema. Ele foi um dos primeiros a estudar as verdadeiras figuras do nobre animal em movimento, por meio dos instantâneos do grande Muybridge. De resto, amava e apreciava a fotografia, em uma época em que os artistas a desdenhavam ou não ousavam confessar que a utilizavam (VALÉRY, 2003, p. 77). Com relação à pintura, ao desenho e à fotografia na modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A fotografia assumiu o estatuto de arte como substituta da pintura e do desenho.
(    ) A fotografia acompanhou as mudanças da nova era tecnológica. 
(    ) Com a chegada da tecnologia, o artista fotográfico sofreu a diminuição dos recursos para criar suas obras de arte fotográfica.
(    ) Degas traz para a pintura e o desenho novos rumos no que se refere ao registro do movimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VALÉRY, P. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
FONTE DA IMAGEM: Adaptado de: Eadweard Muybridge. Galloping Horse, 1878. Disponivel em: <http://www.masters-of-photography.com/M/muybridge/muybridge_galloping_horse_full.html>. Acesso em: 20 out. 2010.
	
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Segundo Rossi (2009), os objetos de arte são imagens significantes e precisam ser interpretadas, e não apenas contempladas. Na criação das obras de arte convencionais são utilizados os antigos materiais artísticos e que, com a inserção das novas tecnologias neste campo, a produção artística modificou-se, pois desta forma os artistas adaptaram-se às novas concepções de fazer arte. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A tecnologia facilita, para o artista, a criação de sua obra de arte, pois é um meio de informação que facilita a apropriação de trabalhos já existentes.
(    ) O artista pode utilizar os mesmos métodos convencionais para a criação de sua obra e adaptar-se aos novos recursos tecnológicos, sem perder a essência da pesquisa realizada anterior à produção.
(    ) O uso da tecnologia auxilia o artista a romper com padrões tradicionais utilizados anteriormente, proporcionando assim uma nova visão estética das linguagens artísticas.
(    ) A tecnologia utilizada para a criação das obras artísticas é resultante de um software específico, pois é possível criar somente um determinado tipo de obra de arte e, por isso, todos os artistas seguem um mesmo modelo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	  c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	No período da Revolução Industrial, a visão sobre a arte modificou os conceitos e os valores. Os artistas rejeitam a arte acadêmica e começam a mudar a maneira de representar um espaço tridimensional, ou seja, uma paisagem em um suporte plano. No contexto tecnológico do século XXI, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação que a arte estabelece com as novas mídias:
	 a)
	Diálogo acadêmico.
	  b)
	Diálogos artificiais.
	 c)
	Diálogos criativos.
	 d)
	Diálogo de oposição.
	7.
	No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema - que ainda existe -, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, Arrivée d'un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira plateia acompanhou a chegada de um trem à estação e viu alguns passageiros desembarcarem. Eles tinham tanta noção do que estava ocorrendo que várias pessoas simplesmente fugiram desesperadas para o fundo da sala com medo de serem atropeladas. E, mais, as pessoas que foram filmadas não perderam tempo acenando para a câmera e nem desviaram o rosto, a fim de manterem a privacidade. Ninguém sabia o que era aquilo e a imortal cena é perfeitamente natural. Em menos de sessenta segundos estava vista e encaminhada a revolução que criaria a sétima arte (RIBEIRO, 2013). Para chegar a técnica do cinema como é conhecido, uma série de experimentações ópticas contribuíram para essas experimentações. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cinematógrafo foi uma invenção que projetava sombras de figuras recortadas na parede, em um teatro de sombras.
(    ) Cinetoscópio
Página12