Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Arte e Novas Tecnologias - Avaliação Final Objetiva UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 1 de 3

1.
	Uma das principais lições do desenvolvimento tecnológico é que a inovação tecnológica não é uma ocorrência isolada, reflete um determinado estágio de conhecimento (CASTELLS, 1999). As tecnologias da informação surgiram num contexto em que o homem começou a criar alternativas e possibilidades para facilitar sua rotina diária. Com base na perspectiva histórica, analise as sentenças a seguir:
I- As tecnologias da informação promovem novas formas de comunicação. 
II- As inovações tecnológicas não ocorrem prontamente, há negociações e adaptações dos interesses existentes. 
III- As tecnologias da informação surgiram da necessidade de transcrever a linguagem falada para a escrita.
IV- O desenvolvimento das tecnologias da informação não gera consequências para a vida da sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	O uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável e deve ser reconhecida por todo profissional de ensino que almeja se atualizar com as últimas tendências na área. Contudo, é preciso se dar conta de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara. Sobre a importância das novas tecnologias na educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As novas tecnologias potencializam a aprendizagem, proporcionam interatividade e a apropriação dos alunos do processo de ensino-aprendizagem de forma ativa.
(    ) As novas tecnologias dificultam o acesso à informação e o enfrentamento dos desafios que a sociedade atual apresenta.
(    ) As novas tecnologias produzem formas lineares de pensamento e organização e a dependência nos estudos.
(    ) As novas tecnologias permitem novas formas de acesso à informação e ao conhecimento, novas formas de relacionamento e novas formas de aprender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Para Jack Goody (1986), a base física da escrita é claramente a mesma do desenho, da gravura e da pintura - as chamadas artes gráficas. Ambas dependem da habilidade do homem para manipular ferramentas através do polegar oponível, coordenada pelo olho, o ouvido e o cérebro. Sobre as artes gráficas, analise as sentenças a seguir:
I- As artes gráficas têm origem na necessidade de registrar a linguagem por meio de signos e transmitir uma mensagem.
II- A litografia foi o primeiro processo de impressão, surgido na China, com o qual se imprime o primeiro livro do mundo.
III- A obra de arte não poderia ser reproduzida até o advento das atuais novas tecnologias, como scanner e máquinas fotográficas
IV- Podem ser consideradas esponsáveis pela produção do conhecimento humano através das tecnologias de impressão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOODY Jack. La Logique de l'écriture: aux origines des sociétés hurmaines. Armand Colin: Paris, 1986.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Segundo Mirzoeff (1999, p.3), a Cultura Visual estaria preocupada com "os eventos visuais nos quais informação, significado ou prazer são solicitados pelos consumidores em interface com tecnologias visuais". Ele explica que o termo 'tecnologias visuais' se refere a "qualquer forma de aparato feito seja para ser olhado ou para amplificar a visão natural, das pinturas a óleo à televisão e a internet". Isso explica porque encontramos pesquisadores da Cultura Visual que estudam fotografia analógica, cinema, televisão (desde a cobertura ao vivo de guerras ao redor do mundo, até novelas e reality shows ), internet (fotografias digitais e vídeos digitais que incluem desde o Google Streetview, o Youtube e sites em que se pode ver ao vivo pessoas fazendo sexo diante de webcams), imagens de satélite (Google Earth e rastreamento militar), videogames (como o Second Life ou o World of Warcraft), raio-x e ultrassom com simulações 3D (que possibilitam avanços a medicina), vitrines, câmeras de vigilância e designs de ambientes que marcam as metrópoles contemporâneas. Sobre a cultura visual, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culturee. London: Routledge, 1999.
	 a)
	Praticamente tudo que sabemos e aprendemos é através das tecnologias da informação e comunicação que acabam construindo e divulgando as imagens do mundo.
	 b)
	A cultura visual refere-se às imagens a que estamos expostos, diferenciando-se daquelas utilizadas com fins educativos. Dessa forma, a cultura visual está conectada apenas a discussões de consumo.
	 c)
	A cultura visual tem a potencialidade das imagens atuarem como mediadoras de velhas e novas formas de domínio, ou seja, de poder.
	 d)
	A cultura visual dá prioridade à experiência cotidiana do sujeito, interessa-se pelos acontecimentos nos quais o consumidor busca informações, significados e ou prazer conectados com a tecnologia visual.
	5.
	Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum. 
(    ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto. 
(    ) A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas não são debatidas e discutidas. 
(    ) Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	  a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	O cavalo anda nas pontas dos cascos. Nenhum animal se parece tanto com uma estrela do corpo de balé quanto um puro sangue em perfeito equilíbrio, que a mão de quem o monta parece manter suspenso. Degas pintou-o e procurou concentrar todos os aspectos e funções do cavalo de corrida: treinamento, velocidade, apostas e fraudes, beleza, elegância suprema. Ele foi um dos primeiros a estudar as verdadeiras figuras do nobre animal em movimento, por meio dos instantâneos do grande Muybridge. De resto, amava e apreciava a fotografia, em uma época em que os artistas a desdenhavam ou não ousavam confessar que a utilizavam (VALÉRY, 2003, p. 77). Com relação à pintura, ao desenho e à fotografia na modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A fotografia assumiu o estatuto de arte como substituta da pintura e do desenho.
(    ) A fotografia acompanhou as mudanças da nova era tecnológica. 
(    ) Com a chegada da tecnologia, o artista fotográfico sofreu a diminuição dos recursos para criar suas obras de arte fotográfica.
(    ) Degas traz para a pintura e o desenho novos rumos no que se refere ao registro do movimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Página123