Buscar

Trabalho de SO - SOSIM Simulador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de SO – 2018/1
Aluno: Igor Henrique Correia Resende
Professor: Renato de Aquino Lopes
Simulador usado para o trabalho: SOSIM
Atividade 01
C) Podemos afirmar que o processo criado é do tipo CPU-bound, pois em nenhum momento ele passa para o estado de espera, sendo assim as características básicas dos processos do tipo I/O-bound, estando sempre no estado de pronto e em estado de execução na CPU.
Atividade 02
C) Se observamos com o tempo máximo de operação de E/S para o processo I/O-bound, o processo CPU-bound terá seu tempo de UCP sempre maior que o outro por não precisar passar pelo estado de espera, somente de pronto. Sendo assim reduzindo o tempo de na operação de E/S pelo processo do tipo I/O-bound ao mínimo ele ficará com uma taxa de crescimento do tempo de UCP igual à do processo do tipo CPU-bound, pois o tempo em que o CPU-bound está em execução é o necessário para o I/O-bound realizar a operação de E/S e voltar ao estado de pronto.
Atividade 03
c) Estáticas as informações de: Prioridade, tempo de criação, PID e frames.
 Dinâmicas as informações de: Estado, tempo de UCP e PC.
 Contexto de software: Prioridade, PID, tempo de UCP, tempo de criação e estado.
 Contexto de hardware: Frames e PC.
Atividade 04
C) Isto ocorre porque nesse momento está ocorrendo a mudança de contexto, então, vai salvar o conteúdo dos registradores do processo em execução e logo após carrega o conteúdo dos registradores do próximo processo a entrar em execução.
Atividade 05
C) No Sistema Operacional com fatia de tempo igual a 4s, em 20 segundos o processo A entrou em execução 3 vezes totalizando 9s UCP e o B 2 vezes e 6s de UCP, totalizando 15s de UCP e apenas 5s de troca de contexto. Observamos assim que quanto menor a fatia de tempo, maiores serão os tempos gastos em trocas de contextos.
Atividade 06
C) O processo não é eliminado, pois apesar de suspenso o mesmo se encontra em estado de execução (apenas foi pausado). Ao colocar um processo no estado de suspenso o mesmo é retirado da memória principal e colocado na memória virtual, desta forma não é possível eliminar um processo que não se encontra na memória principal. Isso ocorre porque a solicitação de finalização do processo só pode ser executada depois que ele sair do estado de suspenso, pois ao solicitar a finalização o SO notifica o processo através de um bit de sinalização localizado no seu PCB, ou seja, o Sistema Operacional ativa o bit correspondente à eliminação e no momento em que o processo é escalonado, o bit é testado e depois disso será finalizado.

Continue navegando