Políticas Públicas e Legislação Educacional Exercícios de Fixação
34 pág.

Políticas Públicas e Legislação Educacional Exercícios de Fixação


DisciplinaPolíticas Públicas e Legislação Educacional315 materiais546 seguidores
Pré-visualização8 páginas
Políticas Públicas e Legislação Educacional \u2013 Exercícios de Fixação
A Política Educacional está inserida dentro das Políticas Públicas sociais do país. Sendo que sua implementação se faz presente através da Legislação Educacional, uma vez que, a Política Pública é de responsabilidade do Estado, pois está baseada em organismos políticos e entidades da sociedade civil, estabelece-se um processo de tomada de decisões que derivam nas normatizações do país, ou seja, na nossa Legislação, processo esse que envolve todos os grupos de necessidades da sociedade civil, que são as Políticas Sociais, estas determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas em princípio, à redistribuição dos benefícios sociais (INEP, 2006, p. 165), dentre eles o direito à educação. Para que este direito seja garantido com qualidade e de forma universal, é implementada a Política Educacional. Compreende-se, que de fato o exercício de construir uma Política não se trata de um trabalho fácil de ser realizado, pois circunda uma nação, seus anseios, objetivos e valores, e estes elementos não podem ser esquecidos por aqueles que assim fazem nascer o molde da educação de um povo. 
A resposta correta é: O estudo e a compreensão de Estado enquanto instituição política burocrática, dotada de poder para definir e gerir as políticas sociais e os direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos.
De acordo com Florenzano (2007), entre os séculos XIV a XVI foi dominante na Europa o tipo de Estado Corporativo o qual tem como característica: 
A resposta correta é: O Estado é governado por reis com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino.
O surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes: 
A resposta correta é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental.
São considerados autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado: 
A resposta correta é: Weber, Bobbio e Poulantzas.
A educação brasileira experimentou uma democratização tardia. Ela foi criada e cevada para servir à elite, chegou ao fim do século XX empunhando bandeiras que há muito haviam sido superadas em países de tradição democrática. As influências liberais adaptaram-se aos interesses de grupos, dando origem a uma forma especial de liberalismo, calcado mais nesses agregados sociais do que no povo. A cultura política autoritária predominou, intercalada por espasmos de democracia. (MENDONÇA, 2001, p.84). Este autor destaca o caráter patrimonialista do Estado Brasileiro e o toma como eixo explicativo para as resistências a que tipo de processo? 
A resposta correta é: Ao processo de gestão democrática do ensino público.
Os autores Lima e Souza (2004) afirmam que ao analisarmos o processo de reforma do Estado brasileiro, detectamos as suas relações com a descentralização por meio da municipalização da educação. Complete as frases abaixo utilizando as alternativas e assinale aquela que melhor completa os devidos termos: 
A descentralização utilizada como _________________ de redefinição do papel do _______________, acordada multilateralmente, no caso brasileiro, precisa ser analisada na __________________ da federação nacional. 
A resposta correta é: Estratégia - Estado - Especificidade.
A apreensão profunda da política educacional brasileira está ligada à compreensão da composição e operacionalização da organização estatal. Assim, podemos afirmar que o surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes se remontam com base em: 
A resposta correta é: Suas origens que coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental.
A Constituição Federal de 1988 instituiu um modelo federativo cooperativo entre os entes federados com o intuito de existir um entendimento mútuo entre os entes federados e a participação. Com base nesta informação, podemos afirmar que esses entes são: 
A resposta correta é: União, estados e municípios
No viés da história da constituição do Estado, ele teve origem na Europa Ocidental, juntamente com a emersão da economia comercial no século XI. Ao longo dos séculos surgiram diferentes modelos de Estado, que se originaram basicamente por intermédio das relações de classe, entre o sistema e poder, por meio das ideologias, características sociológicas e históricas. Elencando uma ordem cronológica da emersão dos diversos modelos de Estado assinale a sequência correta é:
A resposta correta é: Estado Feudal, Estado Estamental, Estado Absoluto e Estado Representativo.
O Estado dentro da sociedade é quem estipular e coordena as políticas sociais e garante a efetivação dos direitos da população. Cada modelo de Estado age dentro de suas particularidades, ou seja, nenhum modelo de Estado é igual ao outro. Dos modelos de Estados que tivemos no decorrer dos séculos, dentro de suas características, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I- (__) Estado Feudal a sua característica é pelo poder destinado a poucas e mesmas pessoas.
II- (__) Estado Burocrático tem a característica pela elaboração de órgão colegiados a organização política.
III- (__) Estado Estamental sua característica é a sua progressiva especialização das funções do governo.
IV- ( __) Estado Absoluto o poder é centralizado uma única pessoal.
V- ( __) Estado Representativo legitima a representação de indivíduos e de seus direitos.
A resposta correta é: V, F, F, V, V.
São considerados autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado:
A resposta correta é: Weber, Bobbio e Poulantzas.
A valorização dos professores, bem como de sua formação, passou a ter destaque somente em 1932, com o lançamento do documento que ficou conhecido como o:
A resposta correta é: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Quando nos referimos a autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado, são considerados:
A resposta correta é: Weber, Bobbio e Poulantzas.
Afonso (2001) propõe uma análise pela perspectiva do Estado regulador/desregulamentador, que busca romper com os modelos tradicionais de intervenção do Estado no sistema público de educação. A regulamentação é entendida como a intervenção das autoridades governamentais na prestação de um serviço público e também é vista como oposição à privatização, que é entendida, segundo Barroso (2005) como:
A resposta correta é: Transferência para autoridades não governamentais, com ou sem fins lucrativos, do controle e prestações desses mesmos serviços.
Complete as frases abaixo utilizando as alternativas e assinale aquela que melhor completa os devidos termos: 
Em mais de um século de República, podemos identificar a fragilidade com que o Estado Brasileiro foi se constituindo, pautado em oligárquica e patrimonialista de concessão de benefícios à__________________________em ascensão, além da particularidade escravocrata e___________________________ que compôs a ______________________nacional.
A resposta correta é: Burguesia - latifundiária - economia.
O surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes:
A resposta correta é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental.
Na história das Políticas Educacionais, podemos verificar que a educação teve conquistas relevantes ao longo dos anos com aquisição de alguns direitos que antes eram negados. Grande parte desses diretos foram adquiridos após a sanção da LDB 9394/96. Antes da criação da LDB 9394/96, a educação passou a ser direito de todos os cidadãos e de caráter obrigatório e gratuito. Esse direito se encontra na constituição:
A resposta correta é: A constituição de 1934
O artigo 2º da lei 11.738 de 2008 estabeleceu o valor